segunda-feira, 30 de março de 2015

Federação Tocantinense de Futebol realiza curso de arbitragem em Tocantinópolis. Confira


 Os profissionais do apito (na modalidade de futsal) da região do Bico do Papagaio tiveram a oportunidade de participar, no último final de semana, da Clínica de Arbitragem ministrada pelo arbitro da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Marcelo Rosseto. O curso aconteceu no sábado, 28, e domingo, 29, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e no Ginásio Municipal de Esportes, em Tocantinópolis.
Para a realização do evento, a Federação Tocantinense de Futebol de Salão (FTFS) e Associação de Futebol de Salão do Tocantins (ASFATO) contou com o apoio da Prefeitura de Tocantinópolis; Secretaria Municipal Esporte, Juventude e Políticas sobre Drogas; Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e Governo do Tocantins. Essa parceria visa valorizar o esporte tocantinense e qualificar os profissionais que atuam nessa modalidade.
A Clínica foi ministrada por Marcelo Rosseto, um dos árbitros mais experientes da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), e também um dos responsáveis pelas atualizações e aplicações na Federação Tocantinense de Futebol de Salão e Associação dos Oficiais de Arbitragem do Estado do Tocantins (ASFATO), onde ocupa cargo de diretor de arbitragem e presidente, respectivamente.
O curso teve como público alvo: árbitros, estudantes, professores e profissionais de Educação Física, onde tiveram a oportunidade de conhecer as novas técnicas de arbitragem e também aumentar o conhecimento técnico e prático a respeito das regras de futsal.
Essa é a terceira região do Estado a receber a clínica. Além de Tocantinópolis outros municípios biquenses e da região Tocantina Sul Maranhense também participaram, os quais foram: Aguiarnópolis, Maurilândia, Araguatins e Estreito-MA. Os encontros já aconteceram em Palmas (região Central) e Araguaína (Norte).
Na ocasião, os alunos da Escolinha de Futebol Show de Bola realizaram treino, onde os participantes da clínica colocaram em prática todo conhecimento adquirido durante as aulas. O cronograma do curso foi divido em aulas práticas e teóricas, totalizando quarenta horas aula. Além da requalificação dos árbitros que já atuam, a clínica serviu também para agregar novos colaboradores ao corpo de arbitragem da cidade.




Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

Pe. Carlos de Assis Viana morreu neste domingo (29), na frente dos fiéis. Arcebispo citou pároco como 'extremamente zeloso no serviço ao rebanho'.

(Foto: Arquivo Pessoal)O arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, emitiu uma nota lamentando o falecimento do padre Carlos de Assis Viana durante a missa de Ramos, neste domingo (29), na comunidade São Sebastião, em Porto de Santana, Cariacica. “Pe. Carlos faleceu no momento mais sagrado da vida de um sacerdote: No altar do Senhor imolou-se com Cristo sumo Sacerdote!”,escreveu o arcebispo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, às 18h30 a necrópsia já havia sido feita e o corpo do padre liberado. Mas a causa da morte só será divulgada à família. Segundo a Arquidiocese de Vitória, a previsão é de que o corpo chegue à paróquia às 21h para o velório.
Um grupo de padres se reuniu para tentar a liberação do corpo do padre Carlos, já que a família dele é de Minas Gerais e ninguém irá até o Espírito Santo para cumprir os procedimentos. Por isso, os padres estão sendo acompanhados por um advogado e aguardam a autorização da necropsia. De acordo com o vigário geral da Arquidiocese, padre Ivo Ferreira de Amorim, é necessária uma autorização judicial para conseguir a liberação do corpo. "Como os familiares do padre são de Minas Gerais, nós reunimos esforços para conseguir realizar esse procedimento"explicou o vigário.
Dessa forma, a Arquidiocese de Vitória precisou acionar a Justiça para liberar o corpo sem a presença dos parentes do padre. O advogado que está acompanhando os religiosos nos procedimentos de liberação do corpo está com o juiz para assinatura do alvará que libera a autorização da necrópsia.
O corpo do padre será levado para Caeté, em Minas Gerais, onde será sepultado. De acordo com a Arquidiocese, nesta terça-feira (31), às 8h, acontece a missa presidida pelo arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela e a previsão da saída do corpo para Belo Horizonte é às 10h.
Entenda o caso
O padre Carlos de Assis Viana, de 37 anos, morreu na frente dos fiéis durante a missa de Ramos no bairro Porto de Santana, em Cariacica, por volta de 20h deste domingo. Assustados, os fiéis tentaram reanimá-lo e chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas quando o resgate chegou, ele já havia morrido.
A Arquidiocese de Vitória informou que a suspeita é que o padre tenha sofrido um ataque cardíaco. Ordenado em 2011, Carlos de Assis era pároco na Paróquia São Francisco de Assis, em Porto de Santana.
O padre Kelder Brandão, que trabalhou por mais de um ano com Carlos de Assis, disse que ele não apresentava nenhum problema de saúde. “Recebi um telefonema de um seminarista dando a notícia, e fiquei atônito. Ele não tinha nenhum indicativo de doença. Foi um susto para todos, um infarto fulminante”, informou.
Natural de Minas Gerais, o padre atuava há cerca de três anos em Porto de Santana. "O povo de lá tem muito carinho por ele. Estão todos em choque”, completou Kelder.
Confira o pronunciamento do arcebispo Dom Luiz na íntegra:
“Nosso querido Pe. Carlos partiu para os braços do Pai Misericordioso. A Arquidiocese de Vitória do (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)Espírito Santo colhida de surpresa com o falecimento repentino de Pe. Carlos de Assis Viana, pároco da paróquia São Francisco de Assis, Bairro Porto de Santana em Cariacica, em tudo louva o Senhor nosso Deus, Senhor da vida e de nossa história.
Sofremos com o passamento de nosso querido irmão no sacerdócio, a quem tive a graça de ordenar presbítero da Igreja, tornando-se nosso muito querido colaborador no Presbitério, extremamente zeloso no serviço ao rebanho que lhe foi confiado, discípulo missionário, homem de fé e intensa caridade pastoral. Servo fiel!
Convido a todos os irmãos e irmãs a dar graças a Deus comigo pelo dom precioso que ele nos presenteou na pessoa deste sacerdote zeloso.
Cremos firmemente que Deus Pai Misericordioso o acolhe dizendo-lhe: “Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu Senhor!” (Mat.25,21).
Pe. Carlos faleceu no momento mais sagrado da vida de um sacerdote: No altar do Senhor imolou-se com Cristo sumo Sacerdote! Deus seja louvado. Choramos sua partida, mas damos graças a Deus pelo seu testemunho de fidelidade! Com Jesus até o fim para Glória de Deus pai! Amém!”

Fonte: G1 ES

Convenção CIADSETA lança sua nova logomarca e valoriza ainda mais a sigla S.E.T.A. Confira

A nova logomarca valoriza ainda mais a sigla S.E.T.A (Serviço de Evangelização das Regiões do Tocantins e Araguaia), num gesto de aproximação às essências da nossa convenção.



Com o objetivo de expressar ainda mais os seus valores, baseando-se nas suas essências, a ciadSETA, presidida pelo Pastor Paulo Martins Neto, adotou uma nova logomarca (com algumas alterações em relação à anterior), valorizando ainda mais a sigla S.E.T.A (Serviço de Evangelização das Regiões do Tocantins e Araguaia), num ato que para o corpo de ministros é bastante simbólico.
Este sentimento de mudança pairava já há algum tempo, e que o carinho e zelo que muitos têm em torno às suas origens ficou um tanto ofuscado quando foi adotado a logomarca que até pouco tempo era utilizada.
“A partir de abril, mês em que se comemora os 67 anos da instituição, a ciadSETA estará adotando em todos os seus impressos e documentos oficiais e internos, a nova logomarca. Simultaneamente, todas as igrejas filiadas a esta convenção irão adotando-a, pouco a pouco, e num breve espaço de tempo estará tudo dentro dos padrões estipulados pela nossa diretoria”comentou um dos funcionários do escritório central.
Vale ressaltar que a nova logomarca se encontra nos principais arquivos de edição, aqui, no nosso site, na seção de downloads, para que os nossos filiados possam utiliza-la, de acordo com as suas demandas”,acrescentou o mesmo.

Fonte: Site da Convenção CiadSETA.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Através de Requerimentos, Bonifácio Solicita Retomada das Obras do Campus da UFT, e da TO-126. Confira

O Deputado Estadual José Bonifácio (PR), solicitou através de dois requerimentos a recuperação da TO-126, no trecho que liga as cidades de Tocantinópolis a Aguiarnópolis, além da retomada das obras no trecho entre o Bairro Vilanópolis e o povoado Ribeirão Grande.

Imagem do site www.tocnoticias.com.br
imagem/tocnoticias.com.br
No primeiro requerimento de nº 53980/2015, o parlamentar solicitou ao Governador Marcelo Miranda que se recupere a Rodovia TO-126 no trecho de 28,4km que liga as cidades de Aguiarnópolis a Tocantinópolis, sob a justificativa de que Tocantinópolis constitui um expoente político, econômico e cultural da região norte do Estado do Tocantins, sendo indubitavelmente rota cotidiana de veículos de passeio, cargas de transporte de alimentos, remédios e matéria-prima, além de transporte coletivo de pessoas entre os Estados do Tocantins, Pará e Maranhão.
No requerimento o deputado descreveu ainda o seguinte: "Em virtude da nímia quantidade de buracos e do iminente risco de acidentes, os condutores de veículos (de todas as modalidades: passeio, carga, transporte de passageiros) e a população de modo geral têm enfrentado diariamente, grandes prejuízos e dificuldades ao trafegar pela TO-126, trexo de aproximadamente 28,4km. Diante do exposto, para atender às reivindicações de toda a população que faz uso desta rodovia e por tratar-se de grande relevância econômica e social, solicitamos que a recuperação seja realizada com máxima brevidade". (Clique Aqui e veja cópia do requerimento).
Imagem do site www.tocnoticias.com.br
imagem/tocnoticias.com.br
Também através de requerimento de nº 53982/2015, Bonifácio solicitou que fosse retomada as obras de pavimentação da TO-126 no trecho que liga o Bairro Vilanópolis ao Povoado Ribeirão Grande Pedro Bento em Tocantinópolis, haja visto que essa obra tinha sido iniciada na gestão anterior mais não foram concluídas e a estrada encontra-se intensamente danificada, com muitos buracos e praticamente sem condições de tráfego.
Gomes justificou-se explicando que o referido percurso é rota obrigatória entre Tocantinópolis e os municípios de Maurilândia do Tocantins  e Itaguatins, citando que a péssima conservação dificulta sobramaneira o fluxo de pessoas e mercadorias na região. (Clique Aqui para ver cópia do requerimento)
O parlamentar solicitou ainda, por meio do Requerimento n.º 54460/2015 e em regime de URGÊNCIA, a retomada das obras de construção do prédio da UFT – Universidade Federal do Tocantins, em Tocantinópolis.

imagem/tocnoticias.com.br

Nessa justificativa o parlamentar descreveu que havia sido noticiado que as obras seriam paralisadas por falta de repasses por parte do Governo Federal para com a empresa construtora, e como nenhuma providência foi tomada, as obras pararam.
Bonifácio continuou explicando que nas obras do novo Campus, onde trabalhavam cerca de 36 funcionários, agora só foram vistos apenas dois que estavam fazendo o trabalho de retirada de alguns entulhos.
O requerimento foi encaminhado em regime de urgência para o Ministro da Educação, e também ao reitor da Universidade Federal do Tocantins Dr. Márcio Antonio da Silveira. (Clique Aqui para ver a cópia do requerimento)

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias

quinta-feira, 26 de março de 2015

Família de Criança Tocantinopolina de Apenas 06 Anos Precisa de Ajuda Para Tratamento Contra Leucemia. Confira

O pequeno Paulo Vítor Caetano de Melo, de apenas 06 aninhos foi diagnosticado com Leucemia "Câncer de Medula Óssea" e está internado em um instituto na cidade de Campina (SP).

Foto: Arquivo da FamiliaO Tocantinopolino Paulo Vitor Caetano de Melo, 06 anos de idade está em tratamento contra o Câncer de Medula Óssea ou Leucemia, em Campinas São Paulo, no Instituto Infantil Boldrini, onde o tratamento é feito gratuitamente, porém, a mãe Ana Paula Caetano de Mello está acompanhando o tratamento com mais uma pessoa daqui de Tocantinópolis, e estão precisando de ajuda para se manter na cidade de Campinas, pois o instituto não dispõe de local para os acompanhantes.
Paulo Vitor já iniciou o tratamento quimioterapia, onde hoje (26), completaram os 30 dias de quimioterapia, mas o garoto já está internado há um mês e 14 dias.
Foto: Arquivo da FamiliaA mãe está precisando de ajuda para as despesas pois a mesma, por causa do acompanhamento à criança não está podendo trabalhar e a família e amigos de Tocantinópolis estão organizando um Bingo e uma rifa para arrecadar dinheiro para as despesas de hospedagem em Campinas (SP).
O bingo será realizado no dia 12 de Abril na quadra de esportes no cais da beira Rio ás 20 horas. Quem comprar a cartela do bingo além de ajudar a essa criança e sua mãe, também poderá ganhar um bezerro. A cartela custa apenas R$ 10,00 (Dez Reais), e poderão ser adquiridas com a Socorro Melo (63) 9263-9411 "Claro", com o Luis Conceição na lanchonete Beira Rio (63) 9983-2756 "Vivo" e (63) 8154-0869 "Tim", e também com o Roberlan Cokim na sede do Tocnoticias em frente a UFT.
Foto: Arquivo da FamiliaAs pessoas que quiserem ajudar através de depósito bancário de qualquer valor, poderão fazê-lo através da conta do Banco do Brasil, Agência 0810-9 Conta Poupança: 30.334-8 em nome de Ana Paula Caetano de Melo.
 Foto: Arquivo da Familia

Em Tocantinópolis, Prefeito Fabion recebe visita do superintendente da Defesa Civil do Tocantins. Confira


O prefeito Fabion Gomes (PR) recebeu em seu gabinete visita do novo superintendente de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Tocantins, coronel Peterson Queiroz Hornelas. Também esteve presente durante a reunião, o secretário Executivo de Meio Ambiente, Eudes Ribeiro.
O encontro tratou de assuntos voltados para o âmbito do meio ambiente, defesa civil estadual e municipal. Na oportunidade, o poder executivo firmou novas parceiras entre as instituições, das quais estarão direcionadas para a pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tocantinópolis e Defesa Civil Estadual.
Na ocasião, fora discutido temas referente às queimadas e incêndios no município, bem como as cheias do Rio Tocantins, na qual afeta os moradores da Vila Santo Antônio. Outro importante ponto discutido durante o encontro foi a consolidação de novas parcerias para capacitações aos brigadistas municipais, quanto a primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios.
“É com grande satisfação que recebemos a visita do coronel e superintendente Hornelas em nosso município, pois a partir desse encontro, pôde ver in loco a nossa realidade e conhecer os trabalhos desenvolvidos pela nossa Secretaria e da nossa Brigada. Quando o gestor deixa seu gabinete em Palmas e vai a campo, ele demonstra que realmente pretende trabalhar na causa”, afirma o secretário executivo de Meio Ambiente Eudes Ribeiro.
Para o prefeito Fabion Gomes, a visita foi de fundamental importância para o município. “A reunião foi proveitosa no sentido de fortalecer e ampliar relações com o Estado, especialmente no que diz respeito à proteção ao meio ambiente, combate a incêndios, oferta de capacitações aos Brigadistas, bem como firmar novas parceiras entre o Município, Estado e Defesa Civil”, disse.


Dirceu Leno / Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

quarta-feira, 25 de março de 2015

Tocantinópolis Sediará Clinica de Arbitragem de Futsal, nos dias 28 e 29 de março. Confira


A Federação Tocantinense de Futsal (FTFS), juntamente com a Prefeitura de Tocantinópolis, através da Secretaria de Esporte, Juventude e Política Sobre Drogas, realizará durante os dias 28 (sábado) e 29 (domingo), no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Clínica de Arbitragem de Futsal.
O evento tem apoio do Governo do Estado e da Secretaria Estadual do Esporte, Lazer e Juventude.
O curso será ministrado por Marcelo Rosseto, árbitro da FTFS e da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). O início das atividades está previsto para o próximo sábado, 28, das 08h às 11h e, das 14h às 18h no Campus da UFT.
E no domingo (29), o encerramento do evento será das 8h às 11h, no Ginásio de Esportes, onde acontecerão aulas práticas.
O evento será aberto a todos os interessados. As inscrições tem um custo de R$ 30,00 (trinta reais) e devem ser feitas na Secretária Municipal de Esportes, Juventude e Política sobre Drogas (antigo Pioneiros Mirins), ou através dos telefones: (63) 8418-3810 e/ou (63) 3471-1447.


Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

Por Melhorias nas Estradas das aldeias Indígenas Apinajé Bloqueiam as Rodovias TO-126 e TO-210 em Tocantinópolis. Confira

Além de bloquear as duas importantes rodovias, os indígenas também apreenderam uma caçamba da Secretaria da Infra Estrutura do Governo do Estado "Dertins", e segundo o Cacique Emilio Apinajé, o veículo e as rodovias só serão liberadas quando as exigências deles forem atendidas.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brImagem do site www.tocnoticias.com.brCansados de esperar por uma solução quanto a situação das estradas vicinais que dão acesso as dezenas de aldeias da etnia apinajé, os indígenas se reuniram e resolveram bloquear duas rodovias que passam por dentro das terras deles, sendo que a primeira a ser bloqueada foi a Rodovia TO-126 nesta ultima segunda feira (23), e nesta terça feira (24), foi a vez da TO-210, mesma rodovia que liga Tocantinópolis as cidades de Nazaré, Santa Terezinha e dá acesso ao norte da região do Bico do Papagaio.
Segundo informações dos indígenas, o mês de Março já está terminando e até agora existem aldeias que ainda não iniciaram o ano letivo, porque os veículos não conseguem chegar até elas para buscar e levar os estudantes.
O Cacique Emílio Apinajé, considerado o Cacique dos Caciques desta etnia falou sobre as interdições. Vejam a entrevista no vídeo abaixo:
Imagem do site www.tocnoticias.com.brAntes de tomar a atitude de protestar com as interdições, os Apinajés relatam que nos últimos cinco anos eles tem encaminhado inúmeros documentos informando e alertando as autoridades sobre a situação de abandono e precariedade das estradas vicinais de acesso às aldeias Apinajé, localizadas nos municípios de Tocantinópolis e Maurilândia.
Ao mesmo tempo foi emitido ofícios e feitos pedidos verbais ao senhor Gilvamar Moreira de Sousa, ex-chefe do DERTINS e ao senhor Adauto Mitsuo, atual Engenheiro chefe desse órgão em Tocantinópolis solicitando a recuperação das estradas internas da área Apinajé, e uma comissão formada pelos caciques das principais aldeias procuraram o prefeito Fabion Gomes ainda no ano passado e este disse que o maquinário da prefeitura não daria conta do serviço, passando a responsabilidade ao Dertins, e assim o problema  foi aumentando até chegar a situação que se encontra hoje.
Imagem do site www.tocnoticias.com.brOs indígenas contam que nas várias reuniões e conversas que tiveram com o senhor Adauto Mitsuo e o prefeito Fabion Gomes de Sousa, perceberam uma certa falta de vontade política dos mesmos de fazer a recuperação dessas estradas vicinais de acesso às aldeias. No entanto notaram também (da parte deles) uma forte disposição de desviar o foco da questão transferindo suas responsabilidades para a Fundação Nacional do Índio-FUNAI.
Imagem do site www.tocnoticias.com.brUma outra reunião também aconteceu em Palmas ainda em fevereiro de 23014, onde os procuradores do Ministério público Federal Dr. Álvaro Lutufo Manzano e a Dra. Ardila Pereira de Albuquerque realizaram reunião em Palmas (TO), para tratar do assunto. Porém demonstrando descaso e falta de compromisso com a questão, os prefeitos de Tocantinópolis e Maurilândia foram convidados, mas não compareceram e nem enviaram representantes.
Em uma das tentativas de conseguir resolver o problema o Dertins encaminhou aos indígenas uma proposta um pouco inescrupulosa, no qual a Funai arcaria com as despesas de alimentação e combustíveis para que o maquinário da secretaria pudesse consertar as estradas das aldeias.
No pedido feito pelo Dertins, encaminhado através de um ofício datado de 13 de fevereiro de 2015, consta o pedido de nada menos do que 42.500 (quarenta e dois mil e quinhentos), litros de combustível em sua maioria óleo Diesel, 528 (quinhentos e vinte e oito), refeições sendo carne, arroz, feijão, macarrão e salada, isso para apenas três dias de trabalhos, o que segundo o próprio órgão, daria para consertar as vicinais de 11 aldeias, mas vale ressaltar que na terra apinajé possui cerca de 40.
Imagem do site www.tocnoticias.com.brEm resposta ao ofício solicitando a nada humilde contribuição, a Funai respondeu que por lei, a manutenção das estradas vicinais que cortam as terras indígenas e demais vicinais são de competência dos Estados e Municípios, e que o órgão está a disposição para auxiliar nos trabalhos de manutenção das mesmas.
Como o problema é corriqueiro, e acontece todos os anos durante o período chuvoso, e como a manutenção não é feito á anos, agora em 2015 pelo menos 4 aldeias estão totalmente isoladas por causa de erosões causadas pelas águas da chuva, o que impede a circulação do Transporte Escolar e está deixando centenas de alunos sem ir a escola, e assim para chamar a atenção e manifestar a indignação com o descaso que está acontecendo com os indígenas desta etnia eles resolveram bloquear de forma pacificamente as Rodovias TO-126  e TO-210.
Antes mesmo da interdição destas rodovias, o Ministério Público Federal já havia entrado na questão por intermédio dos indigenistas da Funai que já haviam relatado o caso ao MPF, e assim uma reunião foi marcada para o próximo dia 16 de Abril em Araguaína para explicar a competência da prefeitura, do Estado e da Funai quanto a este problema. Agora resta saber por quanto tempo os indígenas ficarão com essas duas rodovias interditadas, pois pela organização vista nos dois acampamentos, eles estão preparados para um longo período.

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias

terça-feira, 24 de março de 2015

Sem Tempo Para Treinar, Jogadores do TEC se Reapresentam Nesta Segunda Para Jogo na Terça a Noite no Ribeirão. Confira

Após empatar com o Tocantins em Miracema, a delegação do Tocantinópolis chegou no inicio da madrugada do Domingo e depois de folgarem até a manhã desta segunda, os jogadores se reapresentaram para um treino leve.

Foto: Romário/Agitus TocO inicio do treino foi marcado por uma rodinha de bobo, que mostrou muita alegria dos jogadores com a situação atual do time que se encontra em quarto lugar no campeonato com 04 pontos em três jogos.
Antes de iniciar o treino, o técnico Neto Costa teve uma longa coversa com o elenco no centro do gramado do Estádio Ribeirão, local da partida desta teça feira (24), com horário programado para começar as 18h15min.
No treino leve e rápido desta segunda feira (23), o técnico Neto Costa aproveitou para apresentar a torcida dois novos jogadores que são pratas da casa mais que já tem passagem pelo time. Um deles Foto: Romário/Agitus Tocé o meio campista Hefraim Jhonatan e o outro é o conhecidíssimo Wagner Alencar que passou muito tempo parado por conta de uma lesão, e após operar está de volta aos gramados, e agora juntamente com Hefraim, terá a chance de conquistar nos treinos, uma vaga no time titular do Tocantinópolis. Wagner ainda chegou a marcar um gol de falta durante o treino.
Apesar de ter sido um coletivo leve, o treino serviu apenas para que o treinador pudesse corrigir algumas jogadas que não deram certo no ultimo jogo contra a equipe do Tocantins em Miracema, onde o representante do Bico do Papagaio conseguiu empatar mesmo jogando fora de casa.
Foto: Romário/Agitus TocO único desfalque para esta partida será a falta daquele que vinha atuando como titular, o lateral direito Luciano que foi expulso na ultima partida em Miracema, porém, o detentor original da vaga nesta lateral é Da Silva, ou "Dominguinhos", como muitos o conhecem na cidade, que também é mais um "Prata da Casa" assim como Luciano.
TEC e Paraíso se enfrentam nesta Terça Feira (24), a partir das 20h15min no Estádio Ribeirão, e a partida terá como árbitros o Araguainense Raimundo Nonato Ramos, que será auxiliado por Anízio Gomes e Alan Amorim, ambos de Tocantinópolis. O quarto árbitro será Laelton Martins, representante da cidade de Angico e a arbitragem contará ainda com o assessor de árbitros Wanderson Campelo o popular Cebolinha e os representantes financeiros Aliomar Gomes de Araguaína e Daniel Silva de Augustinópolis.

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias

Polícias Militar e Civil do Maranhão, Com o Apoio de Policiais da 5ª CIPM, Prendem Quadrilha Especializada de Roubo a Cargas, nas proximidades do povoado olho, D´gua em Tocantinópolis. Confira.

A prisão aconteceu nas proximidades do Povoado Olho D'água na zona Rural de Tocantinópolis e contou com a participação de policiais militares e civis maranhenses além de policiais militares da 5ª CIPM e também da CIPRA de Aguiarnópolis.

Foto Divulgação PM-TO
Foto Divulgação PM-TOA quadrilha era composta inicialmente por seis  elementos identificados como sendo Antônio Welton Alves da Conceição, Cloves Pereira Fraga, Guterg Delfino de Sousa, João Paulo Mendonça Sanches, Geraldo Leonardo Viana e Bernardo Alves de Sousa Júnior, o "Junior Potassa", e ambos foram presos quando se preparavam para atacar um carregamento de cigarros da Sousa Cruz. Vale ressaltar que essas cargas são escoltadas o que poderia acarretar em um confronto na hora da possível tentativa de roubo.
A prisão aconteceu na rodovia TO-210, no povoado Olho D’Água em Tocantinópolis, após um belo trabalho investigação a polícia descobriu que o bando praticaria um assalto a uma empresa que distribui cigarros na região.
Foto Divulgação PM-TOO grupo estava dividido em três veículos, sendo que Antônio e Geraldo estavam em um Celta vermelho, Bernardo e Guterg em uma Montana prata, e nelas foi encontrada uma pistola calibre 765 com um carregador e cinco munições, e João Paulo e Clóves foram localizados em uma F-400 prata.
Após a prisão dos elementos, todos foram encaminhados à delegacia regional de Tocantinópolis, porém devido à greve da Polícia Civil, a quadrilha inteira teve que ser recambiada para a cidade vizinha de Porto Franco no Maranhão, onde foram autuados por Associação Criminosa.
Foto Divulgação PM-TO

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias

segunda-feira, 23 de março de 2015

Equipe Multidisciplinar de Saúde do Polo Indígena desenvolve ações nas Aldeias de Tocantinópolis. Confira


A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Polo de Tocantinópolis desenvolveu na última quinta-feira (19), na Escola Estadual Indígena Mãtyk, na aldeia São José, Oficina Construindo Saberes. A ação foi em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e teve a participação da agente comunitária de Saúde, Elenyr Araújo.
A parceria desenvolvida entre Polo Indígena e Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis tem total apoio da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI), Ivaneizília Ferreira Noleto.
Durante a programação foi exposto um breve relato feito pela referida agente comunitária de Saúde em roda de conversa, onde fora exposto aos presentes como é realizado o trabalho do Agente de Saúde dentro das comunidades, do qual visa todo o conjunto de normativas de cunho preventivo com as famílias atendidas.
Na ocasião, os Agentes Indígenas de Saúde também expuseram aos demais como são desenvolvidos os trabalhos dentro das aldeias e, como os indígenas veem tal serviço dentro de suas reservas. Foram acrescentadas ainda, as experiências vivenciadas ao logo das ações e, num momento de troca de experiências e saberes, foi sugerido novos conceitos baseados na vivência diária, promovendo um momento construtivo, uma vez que a realidade dos profissionais é diferente, porém buscam o mesmo objetivo que é prestar um atendimento de qualidade aos indígenas.
A oficina foi conduzia pelos enfermeiros do Polo Indígena, Marly Ferreira e Joaquim Felipe Lima, onde na ocasião retrataram sobre a importância do trabalho em equipe. O médico Drº. Angel Lemes durante sua fala comentou que o principal membro de uma equipe de saúde é o Agente de Saúde, sendo este indígena ou não, pois é ele que atua como elo entre a equipe e a comunidade facilitando a execução do trabalho.
A cirurgiã dentista, Cristina Rodrigues reforçou a importância da realização da escovação supervisionada pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e por fim, a responsável Técnica do Polo, Samara Milhomem expôs as atribuições de toda a equipe de acordo com o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI-SUS) e os níveis de atenção à saúde, relatando a importância do encontro através da troca de experiências e a utilização de novas metodologias no dia a dia de trabalho dos AIS.


Dirceu Leno / Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

Formulário de Contato

Preencha os campos abaixo para entrar em contato com nosso redação.
Não esqueça de preencher o campo com seu e-mail para respondermos, se for necessário.

Celular: (63) 99434713 ou 99557537


foxyform

ACITO de Tocantinópolis Leva Mais de 4 Mil Pessoas ao Estádio Lauro Assunção no Sorteio da Promoção Anual. Confira

Nem mesmo os mais otimistas imaginariam que a Associação Comercial e Industrial de Tocantinópolis conseguiria encher de pessoas, o Estádio Lauro Assunção, localizado no centro da cidade no dia do tão esperado sorteio de prêmios.
O sorteio que aconteceu no dia 15 de Março, mesma data que é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, fez com que cerca de cinco mil pessoas se deslocassem para o local do sorteio, em busca de um dos 28 prêmios sorteados na ocasião, inclusive um veículo Up 0km e duas motocicletas.
Mesmo tendo sido sorteado neste ano de 2015, a promoção é referente a do ano passado, ou seja, de 2014, o que já é uma tradição no município.
Quem foi ao local do sorteio, recebeu um cupom extra na entrada do estádio para concorrer a 25 prêmios doados por alguns comerciantes que fazem parte da associação enquanto se aguardava o horário programado para o sorteio dos três prêmios principais, que eram uma moto CG Titan 125, uma Honda Biz  e um Wolkswagen UP.

Os vinte e cinco ganhadores que foram contemplados com os prêmios extras são os seguintes:

Prêmio Ganhador Cupom Doador
 01 MP3 Player Agostinho Araujo de Almeida 818 Somartec
 01 Vale compras de R$ 150,00 Raimundo V. Lima 1.187 O Retalhão
 01 Vale compras de R$ 150,00 Josias M. da Cruz 1.095 O Retalhão
 01 Vale compras de R$ 200,00 Rogério de Sousa Lima 547 Novo Stylus
 01 Óculos de Sol Demir 1.140 Óticas Elegance
 01 Relógio Champion Renato Nascimento Junior 385 Óticas Elegance
 01 Óculos de Sol Rian Marcos 1.062 Ótica São Francisco
 01 Óculos de Sol Rivelino Fernandes 653 Thiane Importados
 01 Refratário Marinex Cleiton Pereira da Costa 794 Comercial Messias
 01 Caixa de Cerveja Sol Manoel Antonio 541 Dubico
 01 Sanduicheira Agda P. de Oliveira 562 A Credinorte
 01 Vara de Pescar com João Iris 2.068 Agronorte
 01 Sanduicheira Jumivan S. Chaves 454 Gráfica Brasil
 01 Liquidificador Jaqueline Araújo Moura 2.003 Araguapax
 01 Capacete Lidiana da Conceição 891 J.L. Pneus
 01 liquidificador Getúlio Alves dos Santos 2.084 Vereador Buxim
 01 Aparelho de DVD Jimê Gomes de Araujo 502 Eletrosilva
 01 Capacete Gabriel P. Oliveira 2.035 Hally Motos
 01 Aparelho de DVD Cleiton P. da Costa 795 Eletrosilva
 01 Capacete 729 Bel Motos
 01 Vale compras de R$ 300,00 Fabiana Maciel da Silva 1.047 Madeireira São José
 01 Edredom Edinalva 1.125 Imperial Tecidos
 01 Ventilador Maria Cleudiane Lima Leal 895 Panificadora Nova Aliança
 01 Bicicleta 18 Marchas José Roberto P. Paulo 2.208 Supermercado Netão
 01 Vale compras de R$ 1.000,00 Charles Magno Saraiva de Sousa 603 Deputado José Bonifácio.

Quando chegou a hora do sorteio do prêmio principal a emoção falou mais alto, onde todos os presentes aguardavam em silêncio a tão esperada hora do sorteio dos três prêmios principais, sendo que o primeiro sorteio foi o da Motocicleta Honda Biz na cor vermelha, sendo que a grande felizarda foi a Senhora Francisca Edna Pereira dos Santos, que recebeu o prêmio durante evento que aconteceu na ultima terça feira (17), no Shopping Boa Vista do grupo Eletrosilva. A motocicleta Honda Biz foi entregue pelo Gerente das Lojas Eletrosilva Ronaldo Labre, pois a ganhadora havia comprado no próprio Shopping Boa Vista.

Durante a entrega do prêmio a Senhora Francisca concedeu uma entrevista onde toda feliz agradeceu primeiramente a Deus e depois a associação e á Loja Eletrosilva, onde ele comprou e recebeu o cupom que foi sorteado. Assista a entrevista no vídeo abaixo: 

O ganhador da moto Honda Fan KS Willian Ronan Fernandes Freitas não compareceu ao evento de entrega dos prêmios principais e assim o prêmio foi entregue simbolicamente pelo Empresário José Filho do Supermercado Netão ao Gerente da Revemar Moto Center, local onde o ganhador deverá receber definitivamente a motocicleta.
VEÍCULO
Por ultimo foi entregue o tão sonhado premio, que era o veículo UP 0km, e o ganhador Willian Carlos de Sousa, estava vivendo um verdadeiro momento de glória, pois o mesmo não conseguia conter a alegria de estar recebendo tão valioso prêmio. William é acadêmico da UFT, e antes de vir morar em Tocantinópolis, residia em Ananás e durante a cerimônia de entrega do veículo contou em entrevista que tudo era bem emocionante mais era uma coisa que ele já sentia que iria ganhar pois quando o veículo foi exposto no Shopping ele relatou que havia contado as amigas que o veículo era a sua cara e que ele iria ganhar o mesmo. Assista a entrevista no vídeo abaixo:




O presidente da Associação Comercial e Industrial de Tocantinópolis Evandro Guimarães também falou na ocasião sobre o sucesso do sorteio e quando perguntado se o mesmo esperava a quantidade de pessoas que foram acompanhar o sorteio o presidente disse: "Olha realmente eu fiquei surpreso com mais de 5 mil pessoas e mais surpreso ainda que não houve nenhum empurrão, não houve nada, foi uma verdadeira festa de consumidores, aliás que dia 15 de março é dia do consumidor mundialmente reconhecido. Uma festa em que consumidores e associados da Acito, ou seja, as lojas participantes que doaram os prêmios, foi maravilhoso, eu não esperava essa quantidade enorme de pessoas, mas como estava anunciado que dia 15 seria um grande dia pra Acito, eu acho que reuni 5 mil pessoas e para receber premiações no total de quase 50 mil reais ou mais um pouco porque foram 25 prêmios surpresas, vale-compras de mil reais doado pelo Deputado José Bonifácio, uma bicicleta de 18 marchas também no valor de mais de mil reais doado pelo supermercado Netão, quer dizer, pra mim foi uma graça de Deus nós termos tido um congraçamento tão especial e tão em paz, eu só tenho que agradecer à Deus e aos associados que acreditam na nossa gestão, aqueles que compareceram e sempre tem os prestigiados nos movimentos da Acito, foi uma grande dia, sem dúvida nenhuma Tocantinópolis se sentiu marcada no dia 15 de março deste

ano".

Sobre o sorteio do ano que vem, se já tinham decidido quais prêmios iriam ser sorteados Evandro explicou o seguinte: "Exatamente nós fizemos uma enquete e vamos abrir a partir de hoje porque o nosso foco era a entrega dos prêmios, adquirir as notas fiscais, os nossos revendedores até em Araguaína e já hoje já procedemos a entrega desses prêmios, aí vamos passar a ver o quê que o tocantinopolino decidiu que quer no próximo enquete, se é dez votos, se são vários prêmios no valor de 50 ou de 55 mil ou se quer novamente o carro".

Assista a entrevista no vídeo a seguir:







Abaixo, mais algumas fotos do evento:




Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias

sexta-feira, 20 de março de 2015

De olho nas obras: Prefeitura de Tocantinópolis investe em melhorias para o município. Confira


Apesar da crise enfrentada nos últimos tempos pelos municípios de todo o Brasil, a Prefeitura de Tocantinópolis investe em obras, isso graças ao trabalho que o Governo Municipal vem desempenhando com relação aos recursos públicos e priorizando as ações consideradas essenciais à população. Diante dessa situação, a Prefeitura economizou e agora está investindo em melhorias em todos os setores da cidade.

Visando oferecer melhorias aos munícipes, a Prefeitura está conseguindo investir mais a cada dia, trazendo ações em infraestrutura, saúde, educação, lazer, desporto, gerando emprego e renda às famílias de Tocantinópolis. Para o prefeito, Fabion Gomes (PR), somente com o gerenciamento correto e competente dos recursos municipais, é possível fazer uma administração que atenda aos anseios da população. “Precisamos atender as prioridades, estabelecendo metas e procurando cumpri-las na medida em que o orçamento nos permite. E isso só é possível com uma administração responsável do dinheiro público. E é isso que estamos fazendo, trazendo melhorias, atendendo aos munícipes e realizando trabalhos periódicos em todos os bairros da cidade”, comenta.

Investimentos

ESPORTE – A Prefeitura através da Secretaria de Esportes e Juventude e Política Sobre Drogas estão construindo três quadras de esportes, sendo elas, na Vila Antônio Pereira, Rodoviária e no Povoado Olho D’água.

Primeiramente estava previsto a construção somente da quadra de esportes na Vila Antônio Pereira, no entanto, o prefeito Fabion viu a necessidade de ser construída uma praça no local, contemplando a comunidade daquele setor com duas obras ao mesmo tempo. Segundo previsão da empresa responsável, a obra será concluída no próximo mês de abril com previsão de inauguração das três obras no dia 1º de maio (Dia do Trabalho), da qual será comemorada com grande festa.




INFRAESTRUTURA – A Prefeitura por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura mantém várias frentes de serviços. Na Vila Saboia, Furtuoso e Antônio Pereira, o Governo Municipal está investindo em serviços de calçamento, bloqueteamento e recuperação de ruas, estão sendo feito ainda a inserção de meios, serviços de limpeza e nivelamento.

SAÚDE – No Alto da Boa Vista I, mais precisamente na Policlínica, a Prefeitura está construindo uma área para os pacientes se acomodarem enquanto esperam o atendimento. No local os pacientes esperavam pelos atendimentos debaixo de sol. Visto que não estava dentro dos padrões, o prefeito Fabion Gomes decidiu construir naquele ambiente um espaço mais agradável e que ofereça comodidade aos usuários.

Outro importante investimento feito pela Administração Municipal e que vai representar um grande avanço na Saúde Pública é a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a qual se encontra em fase de conclusão. A Unidade é primeira a ser construída na Região do Bico do Papagaio, o que beneficiará milhares de pessoas de toda a região circunvizinha. A obra está sendo construída em parceria com o Governo Federal, a estimativa é que seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano.

No Hospital Municipal José Saboia os serviços continuam sendo realizados, o hospital está recebendo novas instalações das salas de triagem, acolhimento, salas PPP que são: parto pré-parto e pós-parto, banheiros, vestiários e depósito. A ampla reforma atende o projeto da Rede Cegonha, e está sendo desenvolvida com recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e da Prefeitura de Tocantinópolis. Com a ampliação e construção das novas salas a Secretaria Municipal de Saúde espera oferecer um atendimento com mais qualidade às gestantes, o que ocasionará num avanço maior do ponto de vista da questão materno infantil, principalmente no que se refere ao parto humanizado.
Perspectivas

Mesmo com a atual conjuntura vivenciada pelo país, a cidade de Tocantinópolis mostra-se como sendo uma das principais que mais investe em obras e melhorias. Isso graças ao trabalho árduo, coragem e determinação do prefeito Fabion que a todo instante busca trazer para o município obras de grande relevância e, que beneficie a população de modo em geral.

A previsão do poder Executivo é de que em breve outros setores do município sejam atendidos com a oferta de obras e serviços emergenciais, transformando numa cidade cada vez melhor de se viver.


MAIS FOTOS: 










Dirceu Leno / Ascom Prefeitura de Tocantinópolis