quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prefeito Fabion vistoria obras das quadras e praças no município. Confira


O prefeito Fabion Gomes, o vereador e líder do Governo na Câmara Municipal, Zullias Amoury e o secretário de Esportes, Juventude e Políticas sobre Drogas, Edilson Vieira estiveram visitando na manhã desta quarta-feira (29), as obras em andamento e conferindo se estão em ritmo normal e dentro do cronograma.
Mais um grande sonho da comunidade tocantinopolina está prestes a se tornar realidade. Localidades que antes não dispunha de um espaço adequado para a realização de prática esportiva e de lazer, agora terão um local para estes fins. Em obras, as quadra e praças já despertam a atenção dos moradores da cidade, cujas obras estão em andamento e em fase de conclusão, o que proporcionará mais qualidade de vida para a comunidade.

A segunda fase do projeto se encaminha para a conclusão. A pintura, a colocação de alambrado, grama, plantas e piso, darão mais cor e embelezará o espaço. Com recursos da Prefeitura Municipal as obras seguem em ritmo acelerado e com previsão de inauguração para o mês de maio. Ou seja, quadra e praça da Vila Antônio Pereira e da Rodoviária tem previsão de inauguração para o dia 22 e a quadra do Olho D’água no dia 30 de maio do corrente ano. Outra obra visitada nesta manhã foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que também está fase de conclusão.
O prefeito Fabion Gomes acredita que esta obra finalizada, vai proporcionar a prática esportiva com melhor segurança para todos das localidades atendidas. Fabion, disse também que a obra da quadra do Povoado Olho D’água passou por uma readequação no piso, para que este esteja dentro dos padrões de segurança.
“É muito importante estarmos realizando obras deste poste, porque vários municípios da federação estão passando por dificuldades financeiras, mas com determinação e um planejamento voltado para a população estamos finalizando e em breve estaremos entregando mais esta obra para a população”, destaca Fabion.
Povoado Folha Grossa
Outra obra que está sendo aguardada com grande expectativa pela comunidade local é a quadra esportiva do Povoado Folha Grossa. O vereador Zullias Amoury é o autor do requerimento que autoriza a construção do empreendimento na local. As obras seguem em ritmo acelerado, pois a empresa contratada aperta o passo para entregar a obra dentro do prazo estipulado pela Prefeitura. A quadra de esportes e praça do Povoado Folha Grossa tem previsão de inauguração para o dia 27 de julho deste ano.
“Essa quadra daqui do Folha Grossa é um sonho que a muito tempo a comunidade local esperava. Através de um requerimento feito por mim e com a aprovação do prefeito Fabion, esta obra está saindo do papel e se tornando realidade. Em vários setores da cidade a Prefeitura está realizado uma obra, isso mostra o empenho e esforço do gestor municipal, mesmo como a crise financeira enfrentada pelos municípios. Essa será mais uma obra que em breve estará sendo entregue para a comunidade”, afirmou o vereador Zullias Amoury.

Quer conferir mais fotos de outras obras Clique Aqui

Fonte/Fotos: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Presidiário Condenado Por Homicídio Pula Muro e Foge da Cadeia de Tocantinópolis. Confira

Na manhã de hoje (28), um detento identificado como Willian Reis Silva do Nascimento, de 21 anos, conseguiu pular o muro da Cadeia Pública de Tocantinópolis e fugir.

Patrulha na NetSegundo relatos, ele estava na área do banho de sol e teria se apoiado no ombro de um colega para pular o muro de cerca de quatro metros, que ainda contém cerca elétrica, mas que estava desativada, e ganhar as ruas. Um vizinho presenciou quando o fugitivo passou correndo sem camisa e avisou os agentes carcerários, que, de imediato, realizaram buscas nas imediações com o intuito de localizar William, mas não conseguiram.
Patrulha na NetWillian, foi condenado, no último dia 13 deste mês, a quatorze anos de reclusão por ter assassinado dentro do presídio Barra da Grota em Araguaína, outro detento, identificado como Arthur Rodrigues dos Santos, em 03 de outubro de 2013. As Polícias Civil e Militar, trabalham juntas na tentativa de localizar e recapturar o fugitivo, o qual é considerado de alta periculosidade. Imagens do circuito interno de segurança do prédio foram analisadas e nenhuma das câmeras flagrou o momento da fuga, o que levou os agentes a concluírem que Willian tinha conhecimento de um ponto cego na monitoração.

Fonte: Patrulha na Net

Município de Tocantinópolis participa do II Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF. Confira


Para que o Brasil alcance a universalização dos direitos da criança e do adolescente o UNICEF, realiza nos dias 28 e 29 de abril no Auditório do Quartel do Comando Geral em Palmas, o “II Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF Município Aprovado”, com o objetivo de melhorar a capacitação técnica das equipes intersetoriais, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto no município.

Representam o município de Tocantinópolis no evento, o articulador do Selo UNICEF, Emilvado da Silva Aguiar e a servidora da Secretaria Municipal da Mulher, Verônica Macêdo. O evento objetiva a troca de experiências e informações, bem como avaliar o plano de ação e o uso do “sistema de orientação e monitoração” (SOMA). Além de estimular a continuidade das ações de participação e mobilização social, e melhorar os indicadores nos municípios.

Para cumprir todas as etapas do Selo até a certificação em 2016, o município deverá fazer o Plano de Ação com base nas prioridades identificadas e deverá acompanhar e monitorar regularmente essas ações. É imprescindível, para a elaboração deste plano o envolvimento dos diversos setores: saúde, educação, esporte, assistência social, mulher, meio ambiente e outras parcerias.

A adesão do Selo UNICEF fez com que o município de Tocantinópolis, identificasse os problemas relacionados à criança e o adolescente, comprometendo-se a buscar estratégias e melhorias.

O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.


Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura

terça-feira, 28 de abril de 2015

Prefeito Fabion Gomes emite Nota de Pesar pelo falecimento do ex-deputado Raimundo Moreira. Confira


O prefeito Fabion Gomes (PR) emitiu Nota de Pesar na manhã desta última segunda-feira (27), pela morte do ex-prefeito e ex-deputado Raimundo Moreira.

Moreira (PSDB) faleceu às 20h25 deste domingo, 26, aos 65 anos, no Hospital Oswaldo Cruz, em Palmas. O ex-deputado vinha lutando contra o câncer de próstata há mais de cinco anos. Ele se elegeu deputado pela quinta vez em 2010, mas se afastou em várias ocasiões para tratamento de saúde.

Na nota, o prefeito Fabion Gomes destaca que recebeu com imensa tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado e amigo, do qual teve a oportunidade de conviver durante quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Tocantins.

Fabion destaca ainda que Raimundo Moreira sempre esteve pautado em prol do seu povo, articulando e se dedicando às questões sociais e políticas do Tocantins e principalmente da cidade de Nazaré.

O prefeito Fabion Gomes finaliza a nota, dizendo que a morte do ex-prefeito e ex-deputado Raimundo Moreira é irreparável para o cenário político tocantinense e especialmente para os nazarenos e para os munícipes de Tocantinópolis, pois a cidade também fora representada por este grande baluarte da

política biquense.

Moreira era casado com Rosely Borges da Conceição Araújo, com quem teve dois filhos, Eveline e Danilo César. Após ser velado na Assembleia Legislativa desde 1 hora da madrugada desta segunda-feira, 27, o corpo de Raimundo Moreira deixou a Casa de Leis no fim da manhã e seguiu para Nazaré, onde receberá velório na casa da família no distrito de Piaçava, às 14 horas. O sepultamento será realizado às 9 horas desta terça-feira, 28, no município.

Confira a nota:

NOTA DE PESAR
“É com imenso e profundo pesar que recebemos a notícia da morte do ex-deputado Raimundo Moreira na noite deste domingo (26).

Quero manifestar minhas condolências à família e aos amigos. Tive a oportunidade de conviver com Moreira por quatro mandatos na Assembleia Legislativa e sou testemunha de sua dedicação ao trabalho político e social em prol do Tocantins e principalmente para a cidade de Nazaré, onde exerceu mandato de prefeito.

É uma perda irreparável para o cenário político tocantinense e, especialmente, para os nazarenos. Que Deus possa confortar sua esposa e seus filhos”.


Dirceu Leno/Ascom Prefeitura

Tocantinópolis: Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de vacinação contra a gripe. Confira


Começou nesta segunda-feira, 27, e se estenderá até dia 22 de maio, a Campanha Municipal de Vacinação contra Gripe. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis a expectativa é que idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças até 4 anos, mulheres gestantes e no pós-parto, profissionais de saúde, doentes crônicos sobre recomendação médica sejam vacinados.

As vacinas já estão disponíveis nos postos de toda a cidade de segunda a sexta, de 7h30 às 17h30. Para alcançar a meta estimada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia “D” especial no dia 9 de maio, quando se comemora o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe.

Na ocasião, serão disponibilizados em diversas localidades do município oito pontos de vacinação. Para vacinar é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação. As mulheres que estiverem no pós-parto deverão levar também um documento que comprove o nascimento do bebê no período previsto. Portadores de doenças crônicas terão de apresentar uma receita médica com prescrição da vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde frisa que crianças de até quatro anos deverão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda 30 dias depois da primeira. O medicamento protege contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e influenza B. A campanha será realizada até o dia 22 de maio.

Confira os locais de vacinação que estarão abertos no Dia “D”, no período das 8h às 17, dia 9 de maio (sábado).

Postos de vacinação:

Unidade Básica de Saúde Ana Vina;
Unidade Básica de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica);
Unidade Básica de Saúde de Tocantinópolis (ao lado do SESP);
Unidade Básica de Saúde Alto Bonito;
Rodoviária;
Praça do Dóris;
Em frente ao Centro de Inclusão Digital;
Escola Paroquial Cristo Rei;
Escola Municipal Tancredo de A. Neves.



Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Audiência Pública discute metas e estratégias do Plano Municipal de Educação de Tocantinópolis. Confira

Professores, gestores, coordenadores, representantes de escolas públicas e privadas, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, autoridades civis e eclesiásticas de Tocantinópolis participaram na última sexta-feira (24), no Auditório vigilante Adão Ribeiro da Silva, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), de uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Educação (PME) e adequá-lo ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Durante o encontro, a secretária de Educação Marly Fonseca apresentou o histórico da construção do Plano e em seguida os participantes foram divididos em quatro grupos para análise e complementação do documento-base, onde fora discutido as metas e estratégias educacionais do PME para os próximos 10 anos. O documento-base foi elaborado por uma comissão técnica educacional de vários setores da rede pública educacional do município.

O PME foi submetido ao amplo debate sendo incorporada dentro das metas e estratégias várias opiniões de diferentes visões, para que este seja elaborado de forma conjunta, de qualidade técnica e participação social exigindo compromisso e envolvimento de todos com base em decisões coerentes e de acordo com as necessidades e capacidades educacionais do município dentro dos seguintes eixos: Educação Básica I e II; Diversidade; Educação Profissional, Superior e Tecnológica; Formação, Valorização e Carreira; Gestão Democrática e Qualidade da Educação; Financiamento da Educação. 



A formulação do PME é de suma importância para o município. O Plano deve conter qualidade técnica e participação social, do qual exige compromisso e envolvimento de todos. Dessa forma, a comunidade escolar precisa está inteirada dos debates, os quais estão abertos visando projetar o futuro com base em decisões coerentes e pactuadas das necessidades e capacidades educacionais do município. “Precisamos e queremos um Plano com muita transparência e participação popular, para que ele se torne legítimo e que atenda as reais necessidades do município, explicou a secretária Marly Fonseca.


A Secretaria Municipal de Educação convida a todos a participarem dos próximos encontros que discutirão a aprovação do PME na Câmara Municipal. As próximas datas dos debates, sempre estarão publicadas no site da Prefeitura. São metas e estratégias que precisam ser contempladas, pois precisam estar em consonância com os Planos Estadual e Nacional, pois só assim, o município conseguirá firmar parcerias e convênios com os entes federativos, a fim de conseguir ainda mais melhorias e investimentos para Tocantinópolis. 


“As próximas etapas serão a discussão e validação do documento-base, entrega do documento à secretária de Educação, elaboração de um projeto de lei para ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Fabion Gomes”, disse Marly Fonseca.

A Secretária de Educação, Marly Fonseca, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos pela dedicação na execução e discussão do PME em Tocantinópolis e aproveitou para informar que gostaria da participação de todos na adequação e elaboração do novo PME. “Quero agradecer a toda equipe da Secretaria de Educação e à equipe técnica pelo empenho, sabemos que a tarefa é árdua, mas o resultado é gratificante. Vamos aproveitar o máximo possível essas discussões, para que possamos melhorar ainda mais a educação do nosso município”, disse.

O PME, segundo a secretária, é um importante instrumento para o planejamento da educação do município. “É esse documento que vai nortear todo o trabalho no setor educacional no município pelos próximos dez anos, por isso é fundamental que seja construído com bastante cuidado e participação de toda a comunidade”, esclareceu.

Participaram do encontro, a secretária de Educação, Marly Fonseca; o vereador, Zullias Amoury que na ocasião esteve representando o prefeito Fabion Gomes; o diretor regional de Ensino, Dorismar Carvalho; o professor e representante da UFT, Joedson Brito; a assessora da ASMET, Eliane Marinho; o pedagogo da Defensoria Pública, Valdoci Feitosa; o instrutor do Proerd, Cabo Sebastião Melo; as servidoras da Diretoria Regional de Ensino, Lucilene Reis e Consola Brito; o gerente do SENAI, Edvaldo Júnior; os secretários de Habitação e Meio Ambiente, Antônio Queiroz e Eudes Ribeiro e o presidente do SINTET, Cleber Borges, dentre outros. 

Quer confira mais fotos, Clique no Link a seguir https://www.facebook.com/prefeituratocantinopolis



Fonte/Fotos: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura

Prefeito Clayton Paulo de Nazaré, Emite Nota de Pesar Pela Morte do Ex-deputado Raimundo Moreira. Confira

Na nota o prefeito falou em nome do município de Nazaré, onde manifestou o mais profundo pesar pelo falecimento de Raimundo Moreira.

Imagem do site www.tocnoticias.com.brAntes, o prefeito já havia decretado luto de três dias e feriado municipal na terça feira (28), data que o corpo do ex-prefeito e ex-deputado será enterrado no Povoado de Piaçava no município de Nazaré.
Em nota, Clayton citou que Moreira foi um grande articulador político e defensor do desenvolvimento de toda a Região do Bico do Papagaio e do Estado do Tocantins, no qual o mesmo exerceu importantes e sucessivos mandatos.
No final o prefeito pediu que a família enlutada recebesse as mais sinceras condolências do Povo de Nazaré, e votos de que Deus possa confortar seus corações.
Leia a nota na íntegra abaixo:
Nota de Pesar
Em nome do Município de Nazaré venho manifestar meu mais profundo pesar pelo falecimento do Ex-Prefeito de Nazaré e Ex-Deputado Raimundo Moreira. Moreira, como era conhecido foi um grande articulador político e defensor do desenvolvimento de toda região do Bico do Papagaio e do Estado do Tocantins, exercendo importantes e sucessivos mandatos.
Receba a família enlutada as mais sinceras condolências do povo de Nazaré e votos de que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar seus corações e encontre um lugar de conforto e luz para o acolhimento da alma do Deputado Moreira.
Nazaré, 26 de abril de 2015.
Clayton Paulo
Prefeito de Nazaré

Fonte: Ascom/Prefeitura de Nazaré

Time do Tocantinopolino Carlinhos Oliveira Vence o Bahia por 3x0 no 1º Jogo da Final. Confira

Apesar de não ter feito gol, Carlinhos foi bastante elogiado pelos comentaristas que cobriram o jogo. Conquista pode perde por uma diferença de dois gols que leva o título no jogo de volta.


Foto: Estadão Conteúdo O Vitória da Conquista derrotou o Bahia por 3 a 0 na primeira  partida da final do Baianão, na tarde deste ultimo domingo  (26), no estádio Lomanto Junior, em Conquista. Pressionando  o tempo todo, perseguindo o triunfo e superior em campo, o  invicto Conquista abriu vantagem e pode até perder por 2 a 0  a partida de volta que fica com o inédito título baiano. A  partida decisiva acontece na Arena Fonte Nova, no domingo  (3), e o Bahia precisa no mínimo devolver o placar para se  sagrar campeão.
 O Bahia tomou sufoco no primeiro tempo. O Conquista  pressionava a saída de bola e jogava com velocidade em busca do gol. Aos 12 minutos, Titi se atrapalhou na saída de bola, Tatu roubou e o zagueiro tricolor acabou fazendo falta na entrada da grande área. Na cobrança, a bola bateu na barreira. Aos 19, grande chance: Tatu ganhou na corrida de Titi e Thales e, na cara de Jean, tentou encobrir o goleiro, mandando para fora.
Foto: Estadão ConteúdoOutra grande chance do Conquista veio aos 27. Apodí cruzou para a área, Jean saiu mal para cortar a bola, que sobrou para Carlinhos mandar de primeira. Em cima da linha, Titi conseguiu salvar o Bahia, evitando o primeiro gol do time da casa.  A torcida provocou o arqueiro tricolor com gritos de "frangueiro", lembrando o gol tomado por ele contra o Ceará, pelo Nordestão.
As chegadas do Bahia eram menos perigosas. Maxi teve chance aos 17, depois de escanteio de Bruno Paulista, mas pegou mal em voleio e mandou para fora. Depois, de cabeçada, o camisa 7 acabou pegando fraco e Viáfara defendeu com tranquilidade.
 Tatu continuava infernizando a zaga do Bahia. Aos 40 minutos, em mais um lance do jogador, ele saiu na cara do gol, mas chutou direto para Jean, que fez defesa com tranquilidade.
Segundo tempo e gol
Foto: Estadão ConteúdoLogo na volta para o segundo tempo, o Conquista transformou a superioridade em gol. Depois de cobrança de falta pela direita, Fausto subiu mais que a defesa tricolor e cabeceou para o gol de Jean, abrindo o placar no Lomanto Junior.
O Bahia tentou responder rápido. Aos 4 minutos, Kieza foi até a linha de fundo e cruzou para cabeçada de Leo Gamalho, que mandou no meio do gol. Viáfara defendeu com facilidade. Aos 10 minutos, em ataque rápido, Gamalho tocou para Maxi pela direita, o argentino avançou, encheu o pé e carimbou o travessão do Conquista. No rebote, Souza, de longe, mandou para fora.
Mas o Bahia não conseguia marcar e acabou levando o segundo. Em bobeada de Thales, a bola ficou com Diego Aragão na área e ele concluiu com categoria e força, deixando 2 a 0 no Lomanto Junior.
Com o placar bastante adverso, o técnico Sérgio Soares tirou o volante Wilson Pittoni e colocou o atacante Zé Roberto em campo, para colocar o time para cima do Conquista. Mas foi o Conquista quem marcou de novo. Aos 28 minutos, André Beleza chutou da entrada da área e mandou no cantinho do goleiro Jean, que não conseguiu chegar na bola.
O Bahia ainda tentava marcar um gol. Aos 30 minutos, Souza levantou na área e Zé Roberto acertou bela cabeçada, mas Viáfara conseguiu fazer excelente defesa. O time tricolor não se encontrava em campo e corria riscos no contra ataque. O Conquista tocava a bola e a torcida em festa gritava "olé", até que o juiz apitou o fim de jogo.


Fonte: Roberlan Cokim/Com Informações do correio24horas

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ex-prefeito Antenor Queiroz é o Novo Presidente do Diretório do PMDB em Tocantinópolis. Confira


Resolução assinada pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Presidente da Comissão Interventora Estadual do PMDB no Tocantins, dá ao ex-prefeito a presidência do partido no município.

foto: Tocnoticias
Não foi surpresa haja visto os rumores que já rondavam pela cidade de que o ex-prefeito Antenor Queiroz conseguiria a Presidência do Partido do Movimento Democrático Brasileiro em Tocantinópolis, haja visto a grande aproximação entre Antenor e o Deputado Estadual José Bonifácio, um dos mais fortes aliados da Ministra Kátia Abreu na região norte do Estado do Tocantins.

Com a aproximação dos prazos finais para que os pretensos candidatos que pretendem pleitear um cargo eletivo nas próximas eleições do ano que vem estejam devidamente filiados, começou a movimentação e troca de presidências nas comissões provisórias e diretórios municipais e uma das primeiras já foi vista com essa mudança no PMDB local.

foto: Divulgação
Segundo fontes "não seguras", nas eleições vindouras poderemos ver uma união entre os compadres e antes desafetos políticos "Antenor e Bonifácio", lógico que possivelmente o Queiroz deverá apoiar os Gomes, pois dificilmente um Gomes confiaria em um Queiroz ou vice e versa, só que a situação complicada em que vive hoje o ex-prefeito Antenor Queiroz, beira uma aliança que está sendo conseguida através de apadrinhamentos de cargos no Estado, o que até o momento ainda não foi confirmado no Diário Oficial, mais que muitos esperam que aconteçam futuramente.

Uma das mais fortes indicações dessa união, foi o fato da Presidente da Comissão Interventora Estadual do PMDB no Tocantins ter emitido a resolução de nº 54, datada de 10 de Abril de 2015, instalando a comissão provisória do PMDB em Tocantinópolis, na qual nomeia Antenor Pinheiro Queiroz como presidente e seus fieis escudeiros Antonio Cunha Pereira da Silva, Isalete Moraes de Sousa, João Gomes de Sousa e Enison Nunes de Sousa membros do mesmo diretório.

 Como todos sabem, e já foi descrito acima neste texto, a atual Ministra da Agricultura tem no deputado Estadual José Bonifácio um de seus maiores aliados nesta região norte do Estado, e com certeza essa nomeação deve ter passado pela avaliação de Bonifácio que não vacila em se tratando de manter sua maior base política nesta região.

Vamos aguardar o desenrolar dessas negociatas políticas e ver se o povo vai apreciar ou não essa união se ela realmente estiver acontecendo, sem esquecer que outros diretórios estão sendo formados e candidatos não faltarão nesta próxima eleição para dar ao povo o direito de escolher uma terceira ou quarta opção.

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias

Secretaria Municipal da Mulher promoverá palestra sobre “Avanços da profissão Doméstica”, nesta segunda (27). Confira

DomésticaNesta segunda-feira (27), a Prefeitura através da Secretaria Municipal da Mulher de Tocantinópolis e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) irão promover uma palestra em alusão ao Dia Nacional da Empregada Doméstica com a temática “Avanços da profissão: Doméstica” a ser ministrada pelo procurador chefe do INSS de Tocantinópolis, Sr. Felipe Farias Irineu de Castro e pela Srª Márcia Consuelo C. Neves.

O evento será aberto a toda comunidade e terá inicio às 15h30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Alto da Boa Vista I.

O encontro tem como principal meta tecer esclarecimentos e sanar eventuais dúvidas das empregadas, bem como dos empregadores, a fim de contribuir para uma relação de emprego justa para ambas as partes, evitando assim, o tratamento desumano e orientação a respeito dos direitos e deveres garantidos pela CRFB/88 e CLT.

A princípio será exibido o filme “Domésticas”, na sequência terá um curto debate sobre o filme e logo em seguida iniciara-se a palestra, a qual será destinada para toda a população, principalmente para as pessoas que trabalham como domésticas e/ou que já foram domésticas, como também para os empregadores dessa categoria. Finalizando o encontro será servido um coquetel aos presentes.

Para maiores informações, entre em contatos com a Secretaria Municipal da Mulher pelo telefone (63) 3471-1954 ou e-mail: secmulher.toc@outlook.com.


Fonte: Dirceu Leno com informações da Secretaria Municipal da Mulher


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Facebook Lança Hello, Aplicativo Para Substituir o Discador do Android. Confira


O Facebook liberou para os usuários um novo aplicativo gratuito chamado Hello, nesta quarta-feira (22). O recurso para Android fornece um discador numérico, permite fazer ligações via Wi-Fi e promete otimizar o uso da agenda do smart. Dessa forma, os usuários podem sincronizar os contatos do Facebook com o celular de forma mais simples e ainda ter acesso a funções extras.

TechTudoPara começar a usar, o usuário precisa instalar o app e selecionar uma conta do Facebook para vincular. O Hello vai acessar suas informações da rede social para mostrar os dados sobre quem está ligando, mesmo que você não tenha o número salvo na agenda do Android. Além disso, o app permite bloquear ligações indesejadas recebidas no smart, com algumas configurações extras.
Quem preferir também pode fazer suas ligações via Wi-Fi para os amigos que usam o Facebook Messenger, de forma mais simples e direta. Está incluso um discador para substituir o padrão do Android: dessa forma, o usuário pode acessar essa versão do teclado numérico, organizar a agenda dTechTudoe telefones, adicionar contatos favoritos e mais. Estão dispostas informações de cada usuário, com e-mail, telefone de contato e acesso rápido ao perfil no Facebook.
Para completar, os usuários podem ver informações de locais dos usuários, foto de perfil, e ter esses dados sempre atualizados automaticamente via Facebook. O aplicativo Hello já pode ser baixado gratuitamente pelos usuários, inclusive brasileiros, e oferece interface totalmente em português. Por enquanto, o recurso está liberado apenas para Android, sem previsão para a chegada no iOS.

Fonte: TechTudo

TEC Vence Mais Uma e Já Desponta no G4. Confira

Com gols do Zagueiro Gian (04) e do atacante Jean (17), que havia entrado no segundo tempo, o Tocantinópolis conseguiu uma importante vitória contra o time da cidade de Miracema do Tocantins.

Foto: Dirceu LenoA noite desta terça-feira (21) em Tocantinópolis foi de muita comemoração no estádio Ribeirão. Diante de sua torcida, o TEC teve uma bela apresentação e se mostrou bastante confiante em busca do tão esperado título. Com a vitória de 2 a 1, o Tocantinópolis passou da sexta para a quarta colocação do campeonato. Já o Tocantins de Miracema permanece como o lanterninha, na última posição da tabela.
Foram dois tempos bem diferentes. Na etapa inicial, os donos da casa tiveram várias oportunidades de gols,e numa delas, ainda no primeiro tempo, Gama (10), cobrou a falta levantando a bola na área que Wagner Sergipano (11), cabeceou no cantinho pra uma bela defesa do goleiro do Tocantins que espalmou, e no rebote Filho tentou de calcanhar, a bola parou nos pés de Wagner Sergipano que cruzou e o zagueiro Gian escorou de pé esquerdo balançando a rede no Estádio Ribeirão.
Foto: Dirceu LenoSabendo da necessidade de um bom resultado mesmo estando fora de casa, o time representante da cidade de Miracema do Tocantins, partiu pra cima do Verdão, mostrando-se superior em boa parte da partida, e aos 44min, onde numa falta no meio de campo, os jogadores do Tocantinópolis deram bobeira já que ninguém ficou na frente da bola para atrapalhar a cobrança, e na reposição da bola em jogo, Kaká (06), foi lançado na esquerda que cruzou voltando e o atacante Bill aproveitou o passe dando de bico e a bola raspou no meio campista Izaquiel (05), desviando do goleiro Anderson e entrando no cantinho direito empatando a partida em 1x1.
Já no segundo tempo, o jogo ficou lá e cá, com o time de Miracema se arriscando muito ao ataque, o que já estava deixando a torcida tocantinopolina com receio de um vira-vira, mas, como o dia era do Verdão do Norte, a bola foi interceptada durante um dos rápidos ataques do Tocantins, quando  o baixinho que havia entrado no segundo tempo Washington errou um passe, e Da Silva viu o atacante Jean bem posicionado lançando a bola para o atacante que ganhou na velocidade do zagueiro do Miracema chutando no cantinho fazendo o gol da vitória do verdão. (Assista aos gols da partida no vídeo abaixo)


Com o resultado, o Tocantinópolis assume a quarta colocação no Tocantinense, com 16 pontos ganhos, aparecendo no G4 e se aproximando da primeira colocação, já que o líder Interporto contabiliza 18 pontos, contra 16 pontos do Palmas, Gurupi e Tocantinópolis. O Tocantins, continua com 10 pontos, sendo o oitavo colocado na tabela. Na próxima rodada, a equipe do Tocantinópolis enfrenta o Paraíso no Pereirão, a partida será no sábado (25), às 19h.

Fonte: Roberlan Cokim com Informações de Dirceu Leno


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tocantinópolis abre inscrições para eleição do Conselho Tutelar. Confira


Estão abertas as inscrições para a eleição do Conselho Tutelar de Tocantinópolis. Ao todo, são cinco vagas para conselheiros e cinco para suplentes. Os candidatos deverão preencher os requisitos necessários previstos no Edital Nº 001/2015. O processo eleitoral está sendo promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
 
Os interessados em participar das eleições deverão comparecer até o dia 12 de maio do corrente ano, à Rua Pedro Ludovico (Secretaria Municipal de Assistência Social), sala do Conselho, das 8h às 14h. No ato da inscrição é preciso apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), histórico de escolaridade de conclusão do Ensino Médio, além de outros documentos previstos no edital.

O candidato também precisa residir em Tocantinópolis, apresentar comprovante de experiência em atividades que envolva programas de atendimento à criança e ao adolescente e não ter antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos. 

O valor do vencimento é de R$ 804,00 (oitocentos e quatro reais), corrigido pelo índice do salário mínimo, assim como terão direito ao recebimento de 13º salário, férias acrescida de 1/3 constitucional, licença a maternidade e paternidade, assegurando-lhe a contribuição previdenciária (INSS). 

O processo eleitoral será realizado em três etapas. Após a inscrição, os participantes deverão realizar prova de caráter eliminatório que acontecerá no dia 20 de junho, em hora e local ainda a ser divulgado. Os classificados participarão de curso de 60 horas promovido pelo CMDCA e os selecionados desta etapa concorrem à eleição que acontece no dia 04 de outubro.

Conforme prevê o edital, a campanha eleitoral tem início no dia 8 de julho. Os candidatos poderão participar de debates, propaganda eleitoral e distribuição de material de campanha conforme o edital. A posse dos eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2016. Para mais informações, o edital do processo seletivo está disponível no site da Prefeitura (tocantinopolis.gov.to.br).


Dirceu Leno/Ascom Prefeitura

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Eleitores da 9ª Zona Eleitoral Podem Escolher Local de Votação Mais Próximo de Sua Residência

O Juiz da 9ª Zona Eleitoral de Tocantinópolis, Arióstenis Guimarães Vieira, através do Comunicado Nº 2/2015, informa que, para o exercício do direito de voto, todos os eleitores podem escolher e transferir livremente o local de votação que lhe seja mais conveniente, dentro do município de seu domicílio eleitoral.

Foto: DivulgaçãoPara facilitar o exercício do direito ao voto, a Justiça Eleitoral instalou os locais de votação com o objetivo de abarcar a totalidade dos bairros, povoados e regiões de todos os municípios que integram a 9ª ZE. Com essa oferta, o Cartório Eleitoral estará promovendo maior facilidade para os eleitores escolherem a seção eleitoral mais próxima da sua residência.
De acordo com o comunicado, a listagem com todos os locais de votação encontram-se a disposição de todos e o eleitor poderá escolher aquele mais próximo da sua residência, bastando, para tanto, comparecer, das 12h às 19 horas, ao Cartório Eleitoral de Tocantinópolis, situado na Rua Horácio Negreiros, nº 1.500, Setor Aeroporto, ao lado do INSS, portando o seu Título Eleitoral e CPF (se tiver), um comprovante de endereço e, necessariamente, um documento oficial de identidade com foto (tais como RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho etc.).
Os municípios que integram a 9ª Zona Eleitoral são: Aguiarnópolis,
Angico, Cachoeirinha, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis.

Fonte: Dirceu Leno / Tocnoticias

Juiz aplica multa a si próprio após seu celular tocar durante audiência. Confira

O juiz americano Raymond Voet, de um tribunal do condado de Ionia, no estado de Michigan (EUA), aplicou uma multa a si próprio depois que seu celular tocou durante uma audiência na última sexta-feira.

Voet terá que pagar uma multa de US$ 25 (R$ 50). O magistrado é conhecido por sua tolerância zero quando algum celular tocava durante audiências em seu tribunal.

No passado, ele já tinha mandado confiscar celulares de policiais, testemunhas e espectadores por não respeitarem as regras.

Voet disse ter ficado envergonhado com o incidente. “Os juízes são seres humanos, mas não estão acima das regras”, afirmou ele.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Facebook: 5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Parceria Dilma e Zuckerberg. Entenda

O governo brasileiro fechou uma parceria com Facebook que deve impactar a rotina de milhares de pessoas. O objetivo da colaboração é aumentar a inclusão digital no país, garantindo que mais gente tenha acesso a serviços nas áreas da saúde, educação, cultura, trabalho e tecnologia.

TechTudoO acordo foi fechado entre a presidente Dilma Rousseff e Mark Zuckerberg, em encontro ocorrido na última sexta-feira (10), na Cidade do Panamá, capital da República do Panamá.
O primeiro fruto desta colaboração será desenvolvido na favela de Heliópolis, em São Paulo.Este é um local de baixa renda com cerca de 200 mil pessoas na maior cidade do Brasil. Nós vamos entregar Wi-Fi rápido e gratuito para todos nesta comunidade, para que eles possam acessar serviços básicos de internet em seus celulares”, anunciou Zuckerberg.

Dilma explicou que o planejamento será feito em conjunto. “A partir de agora, nós vamos fazer estudos em comum até que, quando chegar em junho, possamos desenhar um projeto comum cujo objetivo fundamental é a inclusão digital”, disse.

“Consideramos que o Facebook é um dos grandes produtos que geraram essa revolução, que é similar ao que aconteceu com a energia elétrica quando o mundo foi iluminado. Agora o mundo também é iluminado, só que pelo acesso ao conhecimento”, completou a presidente. Entenda no que consiste a parceria.

Qual foi a ocasião do encontro?

O fundador do Facebook e a presidente do Brasil se encontraram em função da VII Cúpula das Américas, que aconteceu nos dias 10 e 11 de abril, no Panamá. Ambos participaram do Fórum Empresarial das Américas, que aconteceu previamente ao evento principal. Criada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a cúpula reúne os chefes de Estado do continente americano.

No que consiste o projeto realizado pelo Facebook e governo brasileiro?

TechTudoA ideia é que o Facebook disponibilize o aparato tecnológico para instalação de uma rede de Wi-Fi gratuita em locais carentes. Assim, as pessoas podem ter acesso a serviços como informações sobre postos de saúde, atendimento legal e bibliotecas online, a partir de seus smartphones.

No que isso vai beneficiar a inclusão digital?

Pessoas que atualmente não têm acesso à Internet poderão navegar com conexão de boa qualidade. Nas palavras de Zuckerberg: “A presidente e eu acreditamos que todos devem compartilhar dos benefícios sociais e econômicos da conectividade.”

Assim, quanto mais pessoas conectadas, uma camada maior da população terá acesso a serviços básicos.

Onde o programa será implementado?

Neste primeiro momento, o único lugar definido para receber o programa foi a favela de Heliópolis, na cidade de São Paulo. No entanto, a parceria firmada entre o governo brasileiro e o Facebook pode gerar outros projetos no futuro.

É parte do Internet.org?

Durante o Fórum Empresarial das Américas, o CEO do Facebook apresentou o projeto “Internet.org”, que tem por finalidade promover acesso à Internet em áreas emergentes ao redor do mundo. O programa estima atingir cerca de 3 milhões de pessoas.

Vários países já estão incluídos, entre eles Panamá, Colômbia, Guatemala, Tanzânia, Zâmbia e Quênia. Mas o Brasil não faz parte do projeto. A ação desenvolvida na favela de Heliópolis foi classificada pela rede social como uma “extensão do Facebook na Comunidade”.


Fonte: TechTudo

Tocantinopolino conquista o 1º Lugar na II Corrida da Saúde Herbalife de Imperatriz (MA). Confira

Organizada pela LASULMA "Liga Esportiva Sul do Maranhão", a  corrida aconteceu no ultimo Domingo (12), e contou com a participação de pelo menos 100 corredores nas categorias, Elite masculino e feminino, além de seis faixas etárias.

Arquivo Pessoal Roberto Resplandes
Arquivo Pessoal Roberto ResplandesRoberto Resplandes foi o único participante de Tocantinópolis, e fez bonito ao ficar em 8º lugar no geral e primeiro colocado na categoria entre 40 a 49 anos num percurso de 5,5km pelas principais ruas de Imperatriz. O Tocantinopolino marcou o tempo cravado de 21 minutos.
Mais uma vez o atleta de Tocantinópolis mostrou todo o seu potencial, mas teve que viajar custeando sua própria despesa mesmo estando levando o nome de Tocantinópolis.
A corrida contou com as categorias Masculinas e Femininas que foram divididas em faixas etárias entre 16 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50 a 59 anos e também a veteraníssimos de 60 anos pra cima.
Arquivo Pessoal Roberto ResplandesA largada e a chegada aconteceu na famosa Academia da Saúde na Avenida Beira Rio e o percurso passou pelas ruas XV de Novembro, Luís Domingues, Avenida ceará, Avenida DPS, Rua Coriolano Milhomem, Rui Barbosa e Setor das Peixarias.
Vale ressaltar que Roberto Resplandes que apesar de levar o nome de Tocantinópolis consigo teve que bancar as despesas do próprio bolso, já que não conseguiu patrocínio do comércio local e nem tão pouco da secretaria de esportes do município.

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias

Em Tocantinópolis Justiça Declara Ilegal Tarifa de 80% Pelo Serviço de Esgoto . Confira

A 2ª Turma Recursal do Poder Judiciário do Tocantins manteve decisão do juiz Arióstenis Guimarães Vieira, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Tocantinópolis, que declarou ilegal a tarifa de 80% cobrada pela empresa Saneatins/Odebrecht Ambiental referente ao serviço de esgoto.

Foto: Dirceu Leno
A sentença foi dada em ação individual de uma moradora que alegou ilegalidade na cobrança do percentual aplicado sobre o valor da conta de água potável.  A moradora, 66 anos, viúva e aposentada, apontou desrespeito à Lei Orgânica Municipal modificada em 2013 e ao decreto municipal Nº 205, de 6 de novembro do mesmo ano. Conforme o processo, as normas municipais fixam que a tarifa de esgoto sanitário não pode ultrapassar o percentual de 50% do valor cobrado pelo fornecimento de água.
A sentença confirmada nesta terça-feira (14/4) pela Turma Recursal - composta pelos magistrados Jorge Amâncio de Oliveira, Pedro Nelson Coutinho e Ricardo Ferreira Leite Membro - impõe à Saneatins/Odebrecht Ambiental a obrigação de restituir à usuária o valor cobrado em excesso desde a edição da lei municipal que reduziu a tarifa de esgoto de 80% para 50%, acrescido de juros e correção monetária. Também impõe a obrigação de não mais cobrar a tarifa excessiva, sob pena de multa de R$ 1 mil em cada tarifa cobrada.
Em sua defesa, a Saneatins afirmou que pactou com o município a concessão de esgoto com cláusula fixando que as tarifas e preços são unificados conforme artigo 32 da Lei Nº 1.117/98. Também alegou que o município não poderia rever o decreto obrigação pactuado no contrato de concessão a não ser por ação anulatória ou decisão judicial autorizando a revisão do contrato.
Na sentença confirmada, o juiz reconheceu que a titularidade do serviço de esgoto é do município e que as normas que retiraram a titularidade municipal do serviço e a competência legislativa para fixar o valor da tarifa são inconstitucionais. Inclusive a que conferiu à Agência Tocantinense de Regulação (ATR) o poder de estabelecer unilateralmente tarifas e preços públicos, bem como a Lei Estadual n.º 982/2007 que estabeleceu a tarifa única no Estado do Tocantins”, afirma o juiz.
De acordo com o magistrado, os municípios têm o poder de reduzir as tarifas de esgoto e, portanto, a decisão da Câmara Municipal de Tocantinópolis ao aprovar a redução da tarifa, ratificada pela Prefeitura “são atos jurídicos com perfeita validade e eficácia”.

Fonte: Lailton Costa - Cecom/TJTO

Foto: Dirceu Leno - Ascom Prefeitura

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Vencedor de Loteria Hackeou Sistema Para Faturar Prêmio de R$ 44 Milhões. Confira

Vencer na loteria pode não ser questão apenas de sorte, mas de malandragem. Um vencedor foi preso e está em julgamento acusado de adulterar as máquinas responsáveis por fazer o sorteio de números, fazendo com que ele mesmo seja o vencedor.

TECMUNDOEm 2010, Eddie Raymond Tipton trabalhava como diretor de segurança de informação em uma vendedora de loterias de Iowa, nos Estados Unidos. Ele recebeu um prêmio de US$ 14,3 milhões (o equivalente a R$ 44 milhões), mas não chegou a comemorar: em janeiro de 2015 e sem ver a cor do dinheiro, ele foi preso e pode pegar até cinco anos de cadeia, fora uma multa que pode chegar a R$ 23 mil.
Imagens do sistema de segurança de uma loja mostram o acusado comprando o bilhete de loteria premiado um mês depois da adulteração — algo proibido desde o início, pois ele era funcionário da empresa. Tipton negou que fosse ele, mas a placa do carro do consumidor bate com a de um veículo alugado pelo rapaz e registros telefônicos também indicam a presença do réu na cidade, apesar de ele afirmar que estava em outra localidade.
Um golpe de mestre (do crime)
TECMUNDOColegas de trabalho alegam que Tipton estava obcecado com root kits na época do golpe. Esse tipo de programa faz ações pré-programadas rapidamente e some sem deixar qualquer rastro, segundo os promotores.
O problema é que os números do programa Random Number Generator são sorteados em uma máquina bastante segura, que fica em uma sala fechada com paredes de vidro, acessível por duas pessoas ao mesmo tempo, com gravação constante de vídeo e sem qualquer conexão com a internet. Esse é o argumento do advogados de defesa: como ele conseguir fazer a malandragem?
Tipton sairia livre da acusação por conta dessa informação, mas ele mesmo foi visto na sala de segurança horas antes de efetuar a compra. O motivo? Alterar a data e a hora dos computadores e mexer no sistema de câmeras, que naquele dia gravaram somente um segundo por minuto, em vez de operarem normalmente.
Quatro funcionários que tinham acesso ao sistema vão testemunhar e alegam que não mexeram no sistema — o quinto é Tipton, que será julgado.
A história fica mais obscura
TECMUNDONinguém tentou retirar o prêmio da loteria até poucas horas antes do bilhete expirar, em 2011. Quem alegou ser o vencedor? Uma empresa sediada em Belize, no Caribe, ligada a um advogado chamado Crawford Shaw.
Shaw, por sua vez, foi contratado por Robert Clark Rhodes II e um segundo elemento, interessados em retirar um bilhete de loteria de forma totalmente anônima — sem revelar a identidade ou como efetuaram a compra até mesmo para os organizadores. Para desespero dos criminosos, o prêmio nunca foi retirado porque o pedido de privacidade foi negado, mas a investigação começou a partir da desconfiança das autoridades. Conversas posteriores concluíram que Tipton e Rhodes estudaram juntos na faculdade e trocavam chamadas telefônicas frequentes.

Fonte: TECMUNDO