sexta-feira, 29 de julho de 2016

Homem é Morto a Facadas Durante Show em Comemoração ao 158º Aniversário de Tocantinópolis



Evanio do Espírito Santo Silva de 32 anos, foi atacado a golpes de faca na madrugada desta Quinta Feira (28), próximo ao palco onde aconteciam os shows na Beira Rio em Tocantinópolis.

foto divulgaçãoA vítima ainda chegou a ser socorrida, porém, foi a óbito devido a gravidade dos ferimentos provocados por uma arma branca (Faca), que lhe atingiu o peito do lado direito, uma no braço direito e uma terceira na região do abdômen no qual a faca ficou fincada.
O acusado de cometer o crime foi preso por policiais militares logo após o crime, quando tentava fugir seu nome é Ronan Coelho Conceição, de 41 anos, um serralheiro morador da Rua Darcy Marinho no setor Alto Bonito em Tocantinópolis. Em seu depoimento perante a autoridade policial na delegacia, o acusado disse não saber explicar o motivo dele ter atacado a vítima, e que ele mesmo se considerava "um jumento, um égua e que deveria estar morto". Ronan confirmou que conhecia a Evanio e que no momento do acontecido a discussão teria sido muito pouca, e que havia levado a faca para a festa porque sabia que voltaria pra casa sozinho de madrugada.
Imagem da Rede Social FacebookRonan Coelho Conceição está preso e já se encontra na Casa de Prisão Provisória de Tocantinópolis, onde permanecerá preso sob a acusação dos crimes previstos no Artigo 121§ 2º II, combinado com artigo 14 Inciso II do Decreto Lei 2.848/40 do Código penal.

Fonte: R.B.S.P/Redação do Tocnoticias

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Tocantinópolis: Cultura, arte e história abandonadas


Tocantinópolis tem uma história rica que contabiliza 158 anos, fora a história anterior proveniente do povo Apinajé, que é pouco conhecida. Nesse percurso, a cidade acumulou não apenas fatos que ficaram marcados no tempo, mas também uma carga cultural extremamente importante constituída através da formação de seu povo, com a mistura de várias culturas. Além de formar esse jeito próprio de viver, com costumes singulares e um sentimento de pertencimento a esse lugar, a cidade no decorrer de sua história fez surgir vários personagens notórios, fatos e acontecimentos de grande relevância regional na política, economia e cultura.

Tocantinópolis é berço de Escritores, Poetas, Músicos, Artesãos, Juristas, Professores, políticos e Religiosos de grande envergadura, como Aldenora Alves Correa, Belinha Neves, Padre João de Sousa Lima, Darcy Coelho, Darcy Marinho, Pedro José Cipriano, Francisco Queiroz, Professor José Carneiro de Brito, entre outros grandes filhos desta terra.

As atividades culturais no decorrer do tempo, algumas resistindo outras não, foram se tornando parte do cotidiano das pessoas deste lugar. O divino, a dança e musica do Salambisco, as quadrilhas e festas juninas, as serestas, o artesanato, a pesca artesanal e a cultura ribeirinha, a poesia popular, a cultura e arte indígena, tudo isso e muitos outros elementos formam de fato a cultura desse chão, que tem sido em grande parte desprezada.

Infelizmente tanto a história quanto a cultura da cidade são imensamente desprestigiadas. A gestão municipal não tem um projeto genuíno e consistente que realmente fomente e promova a cultura e resgate a história de Tocantinópolis. Todos os anos o que vemos é mais do mesmo. É importante que se faça uma ressalva para reconhecer o bom trabalho que tem sido feito com as festas juninas no mês de junho, mas a cultura Tocantinopolina não se resume unicamente a isso, como mencionei acima.

Durante o mês de julho pouco se vê artistas locais se apresentando e a eles nenhuma notoriedade é dada. A cidade que num passado não tão distante ja foi palco de festivais de musica regional, há anos não promove um evento como este. Concursos literários, concursos gastronômicos de comidas típicas, danças locais, feira de artesanato e arte popular não são realizados. O recurso gasto para pagar um único cantor conhecido nacionalmente poderia ser empregado na realização de um grande projeto de fomento à cultura local com qualidade, prestigiando os artistas de nossa terra e região, com certeza agradando ao publico também. Mas para isso, é importante que se possa usar a criatividade, conhecimento, informação, inovação e diálogo com quem faz cultura no município, e até mesmo com o campus da UFT que poderia ajudar neste sentido, já que dispõe de um curso com habilitação em artes e música que conta com vários professores ligados diretamente à essas áreas.

No inicio da gestão municipal de 2008 quando assumiu o atual gestor, o prédio reformado pela gestão anterior com a finalidade de abrigar um Centro Cultural que fica onde antigamente funcionava o Mercado municipal foi inaugurado, a princípio naquele local pensado para essa finalidade, deveria ser um espaço para acolher artesãos onde eles pudessem vender e expor sua arte, (pinturas, artesanato do babaçu e outras matérias primas regionais, esculturas, literatura, arte indígena e etc...), lugar para expor um pouco da história da cidade, além de servir como centro de promoção da cultura com espaço para pequenas apresentações e eventos de natureza cultural. Seria um local de referência para cultura da cidade, onde até mesmo as escolas poderiam tirar proveito desse espaço. Local que também seria de grande importância para o turismo.

Atualmente, esse lugar que deveria funcionar com esse propósito, abriga um Centro de Inclusão Digital, que também é de grande importância, mas que na minha opinião está no lugar errado. A gestão deveria ter se esforçado para alocar esse importante centro de formação em um lugar devidamente apropriado, tendo em vista, que o antigo mercado não foi reformado para essa finalidade. E é evidente que nesses oito anos de gestão, recursos suficientes já entraram no município para resolver essa questão. Mas a cultura não é encarada da forma como deveria.

Outro grande erro foi se desfazer de um prédio muito bem localizado no centro da cidade que foi reformado e devidamente adaptado, com espaço suficiente para dar lugar a Biblioteca municipal. Hoje a biblioteca funciona no antigo mercado em local inapropriado com espaço insuficiente e mal distribuído. Tudo isso, mostra sem dúvida alguma, que educação e cultura não são priorizadas. Falta visão, espirito inovador, apreço pela história, compromisso com a cultura e educação, falta cultura à quem administra esta cidade. Essa é uma constatação bem evidente.

Ruas, praças, quadras, obras de infraestrutura são indiscutivelmente importantes, mas uma sociedade sem arte, cultura e educação de qualidade, provavelmente estará fadada à estagnação e a problemas de toda natureza. Uma sociedade que não valoriza, nem conhece sua própria história, seus personagens e sua formação, perde em todos os sentidos. Perde a oportunidade inclusive de construir uma nova história eliminando os tantos erros cometidos pelas gerações anteriores.

Ao próximo gestor, pois esse mandato já está chegando ao fim, fica o pedido deste cidadão e de muitos outros que compartilham comigo do mesmo pensamento: Que transforme o antigo mercado no Centro Cultural que deve ser, pois a cidade merece. E que também construa ou adapte um prédio apropriado para o estabelecimento da Biblioteca Municipal de nossa cidade. A cultura, o povo de Tocantinópolis e os turistas certamente serão prestigiados e o município ganhará muito com isso.

Fonte: Giano Guimarães

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Tocantinópolis comemora aniversário de 158 anos com inaugurações de obras





Tocantinópolis comemora 158 anos no próximo dia 28. Para marcar a data, a Prefeitura preparou vários presentes para a primeira cidade da região norte do Tocantins. A partir desta semana, muitos eventos serão realizados, e obras serão entregues para marcar a data e melhorar a qualidade de vida da população.
As inaugurações acontecem quarta-feira, dia 27. Entre as principais obras a serem inauguradas estão a pavimentação da Rua da Alcides Miranda, na Vila Valdenor, logradouro que em sua extensão foram construídos 122 metros de rua, obra que facilitará o acesso ao Setor Lajinha e as demais vias da cidade.
Seguindo a agenda do dia, o prefeito Fabion vai inaugurar mais uma Unidade de Saúde no município. O espaço hospitalar localizado no Povoado Pedro Isaías, zona rural de Tocantinópolis, possui salas de consultório médico, de imunização, consultório odontológico, de procedimentos de enfermagem, sala para triagem (aferição de pressão, peso, altura), recepção para o serviço de atendimento médico e estatístico, copa, banheiros (um adaptado para portadores de necessidades especiais) e demais ambientes de apoio administrativo.
Após a cerimônia de entrega do Posto de Saúde, o prefeito Fabion segue para o Bairro Alto da Boa Vista II, onde entregará a reforma e ampliação da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves. No local foi construído um auditório com vestiários e banheiros, e aplicação de pintura e revestimentos em todo o prédio escolar.
Seguindo o cronograma de inaugurações, o prefeito Fabion seguirá juntamente com sua comitiva, para o Centro da cidade. Na ocasião, estará entregando a primeira Unidade de Pronto Atendimento da região do Bico do Papagaio. A unidade vai prestar serviços de urgência e emergência, que integrados às Unidades Básicas de Saúde do município e à urgência hospitalar, vão reforçar o atendimento da saúde pública em Tocantinópolis.
O espaço é composto por consultórios, sala de odontologia, observação pediátrica, eletrocardiograma, raios-X, laboratório, farmácia, sala de gesso, sutura, posto de enfermagem, atendimento de emergência, salas de isolamento, parte administrativa, entre outras.
“Serão obras impactantes e transformadoras. Estamos entregando para a população um conjunto de intervenções fruto do esforço da Prefeitura para melhorar a cidade. Serão obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, na prestação de serviços ao cidadão, intervenções que, de fato, vão ajudar a mudar significativamente a cidade de Tocantinópolis. São 158 anos de história, e esse é o melhor momento para comemoramos juntos esses benefícios. A cidade faz aniversário e quem ganha presente é o cidadão”, afirmou o prefeito Fabion Gomes.
PROGRAMAÇÃO / Dia 27/07 – QUARTA-FEIRA
7h – Inauguração da pavimentação da Rua Alcides Miranda (Setor Lajinha);
8h – Inauguração da Unidade Básica de Saúde do Povoado Pedro Isaías;
8h30 – Inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, no Bairro Alto da Boa Vista II;
9h – Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24hrs), na Rua Floriano Santos, Centro.
Fonte/Fotos: Dirceu Leno - Ascom Prefeitura

Cartório Eleitoral de Tocantinópolis Oferta Vagas Para Auxiliar de Apoio às Eleições (Técnico de Urna)



O Cartório Eleitoral da 9ª Zona Eleitoral do Tocantins, sediado na Rua Horácio Negreiros, nº 1.500, Setor Aeroporto, em Tocantinópolis, comunica que está recebendo, até o próximo dia 29 de julho, currículos para preenchimento de vagas da função terceirizada de Auxiliar de Apoio às Eleições (Técnico de Urna).

O contrato será realizado pela empresa Fênix Assessoria & Gestão Empresarial LTDA, (integrante do Grupo Jorima), para o período de 8 de agosto a 6 de outubro do corrente ano, com carga horária de 44 horas semanais, que deverão ser cumpridas inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O salário será de R$ 1.014,20 (mil e quatorze reais e vinte centavos), além do Auxílio Alimentação R$ 390,00 (trezentos e noventa reais).
São requisitos necessários para a contratação:
1. Idade mínima de 18 anos;
imagem da internet2. Ensino médio completo;
3. Bons conhecimentos da língua portuguesa, com fluência verbal e boa comunicação interpessoal;
4. Facilidade de relacionamento para trabalho em equipe;
5. Demonstrar autodomínio e cordialidade no tratamento com o público;
6. Conhecimentos básicos em informática (sistema Windows e pacote Office); e,
7. Possuir aptidão física e mental para as atribuições.
Não poderão ser contratados estagiários, servidores ou empregados com vínculo com a administração pública federal, estadual ou municipal, ou ainda quem pertença a diretório de partido político ou que exerça qualquer atividade partidária.
As atividades a ser desempenhadas consistem, basicamente, em:
1. Auxiliar nas atividades relacionadas a treinamento e apoio aos mesários, equipe convocada para atuação nos locais de votação e colaboradores substitutos;
2. Auxiliar na preparação e distribuição dos materiais a serem utilizados nas seções e locais de votação;
3. Auxiliar a preparação das urnas eletrônicas para as eleições, tais como limpeza, verificação, carga de bateria, troca de impressora, bateria e bobina de Urna Eletrônica, teste e autoteste de urna, registro as ocorrências apresentadas pela urna, geração de mídias, realização de carga de software nas urnas para uso em simulados e nas eleições;
imagem da internet4. Colaborar no recolhimento dos materiais utilizados nas eleições, tais como as urnas eletrônicas, memórias de resultado, cadernos de folhas de votação, boletins de urna e armazenamento das urnas, emitindo relatório específico sobre as condições de armazenamento e avaria, organizando-os no Cartório Eleitoral ou no local de armazenamento de urnas, consoante instruções de servidores da Justiça Eleitoral;
5. Operar sistemas e aplicativos desenvolvidos para as Eleições 2016, como o sistemas de transmissão de arquivos de urnas eletrônicas, incluindo conexão a sistemas de VPN, conexão a sistemas de comunicação via satélite, além de configuração de DHCP, conforme orientação do TRE/Cartório Eleitoral;
6. Instalar urnas eletrônicas nos locais de votação, orientar e atender chamados das seções eleitorais, e prestar suporte à geração do BU, via sistemas de apuração; e,
7. Informar ao Chefe de Cartório sobre todo e qualquer problema ou irregularidade constatada, quando da execução dos serviços.
Para maiores informações, procure o Cartório Eleitoral ou ligue para o telefone (63) 3471-1347, das 11 às 18 horas, ou diretamente com a empresa: Qd 912 Sul, Al 03, Lt 05/08, Setor Industrial, Centro, CEP: 77023-442, Telefone (63)3219-0300, site www.grupojorima.com.br, e-mail rh@grupojorima.com.br e dp@grupojorima.com.br.


Fonte: Fonte: Dirceu Leno

Servidora do Estado do Tocantins Recebe Ajuda Financeira da Prefeitura de Tocantinópolis Como Pessoa Carente


As regalias a amigos e correligionários políticos na gestão do Prefeito Fabion Gomes não tem limites. Uma funcionária do Estado cujo salário mensal é de R$ 1.800,00 (Mil e Oitocentos Reais), recebeu ajuda financeira à pessoa carente da Secretaria de Assistência Social do Município.

Imagem da Rede Social FacebookEth da Silva Rios Sousa, funcionária contratada do Estado do Tocantins cuja lotação consta no Diário Oficial na (Coordenação de Resid Rodoviária - Tocantinópolis), com o cargo de "Técnico em Suporte de Rotinas Administrativas", recebeu uma ajuda financeira à pessoa carente para custear despesas com tratamento médico conforme parecer social emitido pela própria Secretaria de Assistência Social.
As informações constam no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, e o dinheiro foi concebido à pobrezinha na data de 08 de Abril deste ano de 2016, oriundo do Fundo Municipal de Assistência Social.
(Veja na Imagem Abaixo)
Divulgação Portal da Transparência da Prefeitura de Tocantinópolis
Através de uma breve consulta no Diário Oficial do Estado, constatamos que Eth faz parte dos funcionários contratados temporariamente (12 Meses), pela Agência Tocantinense de Transportes e Obras, o antigo "Dertins", local onde é de conhecimento de muitas pessoas no município que a mesma trabalha a vários anos sendo apadrinhada por Fabion desde a época que o mesmo era deputado estadual. (Clique Aqui e Veja Nomeação no Diário Oficial)
Divulgação Portal da Transparência do Estado do TocantinsNo Portal da Transparência do Governo do Estado do Tocantins consta o valor da remuneração mensal recebido pela contratada que sem as deduções chega a R$ 1.800,00 (Mil e oitocentos reais), ou seja, um salário muito bom para quem é considerada uma pessoa carente.
Eth é possuidora, juntamente com seu esposo de uma casa padrão médio na Rua da Tobasa no Setor Dergo, além do casal possuir uma gleba de terras, o que descaracteriza completamente o fato da mesma ter sido considerada e beneficiada como sendo "uma pessoa carente".
Apesar do valor de R$ 300,00 (Trezentos Reais), ser considerado pequeno, a ação realizada pela secretaria de Assistência Social do município, que com certeza recebeu ordens do gestor que apadrinha a beneficiada a décadas, mostra o desprezo e a falta de consideração com as verdadeiras pessoas carentes que procuram aquela secretaria e tem seu pedido negado por não se enquadrarem no agora elitizado novo grupo das "pessoas carentes de Tocantinópolis", que se quer é feito o tal "Parecer Social", quando solicitam.


Fonte: R.B.S.P/Redação do Tocnoticias

Em Tocantinópolis: Professor do Ensino Público do Município Denuncia Prefeitura ao Ministério Público.



O professor da Rede Municipal de Ensino, Raeulan Barbosa da Silva Pereira, acionou A Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, através da ouvidoria do Ministério Público do Estado do Tocantins na tarde desta Quinta Feira, 21 de julho de 2016.

Foto Arquivo PessoalSegundo Raeulan, o prefeito Fabion Gomes não cumpriu um acordo que fez em uma reunião realizada no mês de março de 2016 diante de alguns vereadores, secretários e vários professores no Fórum de Tocantinópolis.
Na reunião que contou com a presença dos vereadores Zullias, Buxim e Zé Raimundo do Dertins, foi acordado que o prefeito pagaria as progressões atrasadas desde junho de 2014 em duas parcelas; uma no mês de abril e outra agora no mês de agosto, no entanto, o prefeito não cumpriu o acordo e não pagou a primeira parcela e ainda afirmou em seu gabinete para alguns professores que foram cobrar que não pagará a progressões atrasadas, pois segundo ele, a prefeitura não dispõe de verbas suficiente para esses pagamentos.
Um fato bastante curioso e que contradiz o gestor expert em ludibriar o povo em tempos de eleições é o número excessivo de contratados nesse ano de 2016. Só para se ter uma ideia, tem escola que os números de contratados são quase iguais aos números de funcionários concursados, ou seja, a tática é retirar do bolso dos concursados e investir no bolso dos contratados, que em sua maioria servem de cabos eleitorais.
Foto DivulgaçãoGozando de pouco prestígio diante da maioria dos professores concursados, Fabion Gomes tenta comprar a qualquer custo a eleição do Sobrinho (Paulo Gomes) vulgo “Coronelzinho”, pois há alguns meses ele afirmou em tom ameaçador na Câmara Municipal de Tocantinópolis que fará de tudo a qualquer preço para eleger seu sobrinho.
Raeulan entrou com um pedido de esclarecimentos no Ministério Público Estadual do Tocantins (protocolo de número 07010135552201633) sobre o número excessivo de contratados na Educação Municipal de Tocantinópolis no ano de 2016 e com um pedido de ação de cobrança referente as progressões atrasadas dos profissionais da educação municipal de acordo com a Lei Nº 845/2010 que trata do Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Tocantinópolis.
“Tenho várias outras denúncias com provas contundentes em relação a gestão do município de Tocantinópolis, no entanto, irei dar prioridade às necessidades salariais dos profissionais de Educação, pois a maioria desses profissionais têm medo de cobrar seus direitos e isso não pode ocorrer, o professor não pode ser um amordaçado acovardado.” Ressalva o professor.
Em relação aos funcionários contratados Raeulan explica: “Não tenho nada contra qualquer funcionário contratado, porém, se tem dinheiro para lotar as unidades de ensino de funcionários contratados, muitas vezes sem necessidade, certamente tem dinheiro para pagar o que nos é de direito, não estou pedindo esmola, e outra coisa que eu friso é que o dinheiro da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis não é do Fabion, entretanto, ele age como sendo”.
O descaramento está tão grande com o uso da prefeitura como fator decisivo nesta eleição, que pesquisando no Portal da Transparência, descobrimos uma funcionária recém contratada que em apenas 15 dias de trabalhos prestados como professora no município recebeu a quantia de R$ 2.082,24 (Dois mil, oitenta e dois reais e vinte e quatro centavos), conforme mostra a imagem abaixo, enquanto os demais professores concursados recebem por trinta dias de trabalho a bagatela de R$ 2.430,00 (Dois mil quatrocentos e trinta reais).
Divulgação Portal da Transparência da Prefeitura de TocantinópolisRaeulan destaca também que as progressões de junho de 2016 não foram pagas e que ele deixou de receber em torno de R$ 125,00 referente apenas a progressão de junho de 2016 que deveriam ser pagas no mês de julho. “O dinheiro é pouco, mas é meu e deveria estar no meu bolso e não supostamente sendo investido em cabos eleitorais e compra de votos de famílias inteiras”. Finaliza o professor.

Fonte: R.B.S.P/Redação do Tocnoticias

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Em Tocantinópolis, Polícia Militar fecha uma rinha de galo localizada em uma fazenda, na zona rural do município de Tocantinópolis.



Polícia MilitarNo local os policiais prenderam um aposentado de 79 anos e um estudante de 36 anos, e apreenderam 19 galos, quatro esporas de fibra, dois bicos de metal, e uma balança eletrônica.
Os policiais militares da guarnição Ambiental de Aguiarnópolis, pertencente ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental - BPMA, receberam uma denúncia anônima informando que nos finais de semana, na Fazenda Canário, pessoas se reuniam para realizar a pratica conhecida como “briga de galo”.
Uma equipe de policiais militares se dirigiu à fazenda para averiguar a denúncia. Ao perceberem a presença policial algumas pessoas que estavam no local fugiram e abandonaram os Polícia Militaranimais. Apenas dois indivíduos permaneceram no local e foram detidos.

Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na Delegacia de  Tocantinópolis, onde foi lavrado um auto de infração aos envolvidos no valor de R$ 12.500,00. Os animais foram posteriormente entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS de Araguaína –TO.
O BPMA adverte que é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, conforme Lei Ambiental nº 9065/98.



Fonte: Polícia Militar

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Lançamento: Região do Bico do Papagaio recebe homenagem em forma de poesia

Dia 05/07/2016 acontecerá o Lançamento do Poema Ilustrado "No Bico do Papagaio” de Giano Guimarães. A apresentação do livro será no auditório da UFT no campus de Tocantinópolis-TO às 19:00 horas. O poema é uma homenagem à região do Bico do Papagaio que fica no extremo norte do Estado do Tocantins. Os versos retratam a natureza, o povo, a cultura e os costumes da gente dessa região.

O autor é natural da cidade de Tocantinópolis, uma das 25 cidades que compõe a região. O poema é composto de 28 estrofes e foi escrito no ano de 2013, mas só agora virou um pequeno livro com ilustrações que representam um pouco da diversidade e riqueza que temos no Bico.

Sobre o poema o autor fala da importância que deve ser dada à região e a identidade regional que ele busca evidenciar nos versos. E diz que é também uma descrição poética da geografia e cultura do lugar. Ainda fala que tem a intenção de sair pelo bico levando o poema às escolas públicas como forma de afirmar nossa cultura, identidade e além de tudo levar a poesia, incentivando o habito da leitura desse rico gênero literário.

"Minhas raízes estão aqui. Fui embora de Tocantinópolis aos 11 anos de idade e retornei em 2007. Minhas lembranças de menino sempre estiveram vivas na memória. A incrível natureza desse lugar, os lugares por onde andei, as cidades por onde passei, os ribeirões e rios onde brinquei, o mato, os bichos, o jeito simples de viver, tudo isso fez e ainda faz parte da minha vida. Todas essas coisas e o sentimento de pertencimento a esse lugar me levaram a construir essa pequena homenagem à essa linda terra da qual tenho muita admiração e alegria em viver." Giano Guimarães

Abaixo trechos do poema:

No bico do Papagaio
Vive um povo guerreiro
Trabalha e enche o balaio
É lugar de povo ordeiro

Sua natureza é extrema
Tem babaçu a perder de vista
prato cheio para um poema
Paisagens belas para o turista

(...)
E banhando esta terra 
estão dois rios perenes
entre curvas e quedas
São majestosos e solenes

Correm suas águas fazendo curva
É pedra ilha e muita praia
Assim vai correndo o Tocantins
Até se encontrar com o Araguaia
(...)

Fonte/Autor: Giano Guimarães