segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Rio Tocantins Pede Socorro: Nível do Rio Tocantins, já visto como um dos mais críticos desde os últimos tempos


Do início de abril até agora, o Rio Tocantins vem sofrendo e muito em relação ao nível de sua vazão. Nessa segunda-feira (26), o coeficiente de água chegou a um dos pontos mais críticos já visto na história de Tocantinópolis.

Em alguns trechos do leito, é possível ver grandes bancos de areia e pedrais ao longo de sua extensão. Segundo informações do Consócio Estreito Energia (CESTE), a vazão do Rio Tocantins é em decorrência da geração de energia, ou seja, foi alterada para gerar mais energia, conforme pedido. Dessa forma, o nível normal deverá voltar assim que as chuvas intensificarem no Estado.

Um dos fatores que contribuem para esta triste realidade, além da seca e a falta de chuva, é a Hidrelétrica de Esteito-MA, que desde que fora construída e entrado em funcionamento, o nível do Rio Tocantins vem oscilando periodicamente. Esse é um dos fatores que acrescenta em muito para o quadro deplorável e preocupante do qual se encontra o Rio Tocantins.

Por esta razão inúmeros barcos e canoas amanheceram totalmente no seco, na manhã desta segunda-feira. Segundo relatos dos pescadores, desde que a Hidrelétrica de Estreito passou a funcionar, suas rotinas mudaram significativamente, pois até a falta de peixes já vem sendo observadas na região.

Outros que tiveram os dia a dia alterados são os barqueiros que fazem a travessia de veículos e passageiros. "O trajeto teve que ser mudado devido o nível do Rio estar abaixo das expectivas para esse período", relatou um dos barqueiros destacando que os cuidados vem sendo redobrados, pois as embarcações tem que passar numa área bastante estreita para não bater nas pedras.






Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura

Prefeito Fabion reinaugura nova Praça das Mangueiras e Quadra Poliesportiva no Alto Bonito



 Totalmente remodelada e com novo design, a Praça das Mangueiras e Quadra de Esportes Manoel Machado, foram oficialmente reinauguradas e entregue à população do Bairro Alto Bonito e adjacências, na noite deste domingo (25), pelo prefeito Fabion (PR). A solenidade contou com a presença especial do senador Vicentinho Alves (PR), do deputado federal, Vicentinho Jr. (PR) e do deputado estadual Eli Borges (PROS), além de secretários municipais e comunidade em geral.

Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Políticas sobre Drogas, através de emenda parlamentar do deputado estadual José Bonifácio (PR) e com contrapartida do Município, a obra de revitalização, adequação e ampliação da Praça das Mangueiras reflete um sonho realizado, e que consolida a efetivação de mais um pedido da comunidade tocantinopolina.
Ao fazer uso da palavra, o deputado estadual Eli Borges (PROS), destacou a trajetória política e social do prefeito Fabion como gestor público. “A administração Fabion é diferenciada. Esse estilo administrativo já está desaparecendo em muitos lugares do Brasil, mas aqui em Tocantinópolis este estilo ousado, determinado, honesto e preocupado pelo social, está evidente, forte e sendo uma realidade. Portanto, Fabion, eu estou feliz por isso, por saber que é um grande gestor. Você irá terminar seus oito anos de mandato em alto nível, dando resposta aos seus munícipes àquilo que prometeu no primeiro dia de governo”, frisou.
O deputado federal Vicentinho Jr. destacou o empenho do prefeito Fabion durante esses dois mandatos ao povo de Tocantinópolis. “Poder parar a agenda de campanha eleitoral para estar aqui com o prefeito Fabion, no qual é organizado, carinhoso e comprometido com todos os compromissos firmados em campanha há quatros anos atrás, para mim é muito honroso. Um prefeito que ao final de mandato, respeitando e entendendo a crise, mas permitindo as alegrias necessárias ao seu povo, está de parabéns. O Fabion é um exemplo de um bom gestor, organizado, de uma equipe ao seu lado com o mesmo sentimento de fazer pelo seu povo. Estar aqui hoje na condição de deputado federal participando dessas duas belas inaugurações que contempla na essência nossas crianças e os nossos jovens, para mim nos honra muito mais, pois é essa juventude valorizada que faz eu cada dia mais andar pelo Tocantins. Fabion, seu quadro político é das melhores qualidades possíveis a se reunir num homem público. Fico honrado em ter você no nosso Partido da República, de ter você no rol de amigos seletos, queridos que dá o bom exemplo de como é cuidar da nossa comunidade e do nosso povo. Parabéns a todos por essas duas inaugurações”, ressaltou.
O senador Vicentinho Alves, muito convicto em suas palavras, parabenizou o prefeito Fabion pela excelente administração da qual vem prestando no município. “Parabéns Tocantinópolis pelo prefeito que vocês têm. Parabenizo você Fabion, pela forma como você se comportou durante esses dois mandatos como prefeito dessa cidade. Foi bom como legislador e é excelente como administrador. Portanto, feliz é um povo que tem um prefeito como você, que nunca manchou em nada sua gente e seu povo. Todas as obras do Fabion tem um toque de beleza, essa Praça é um exemplo disso, com equipamentos de ginástica, parque infantil, quadra de vôlei, dente outros. Ele tem um jeito próprio de administrar, que além de fazer a obra, ele embeleza e agrada o povo. Parabéns”, destacou o senador.
Durante sua fala, o prefeito Fabion frisou que em meio às dificuldades financeiras que assola os municípios, Tocantinópolis tem se superado em relação às outras cidades. “Estamos vencendo a crise pela organização, determinação e inteligência. Estamos vencendo a crise inaugurando obras, e ainda iremos inaugurar grandes obras até o final do nosso mandato, porque queremos trabalhar até o último dia, ou seja, até a última hora. Estaremos servindo o povo como foi o nosso compromisso quando fomos eleitos. Estaremos servindo o povo com amor, pois é com amor que se constrói as grandes obras; com esperança de dar início e começar, e é assim que temos feito. O planejamento tem sido nossa meta, a nossa organização funciona, e por isso as obras saem. Servimos o povo de maneira confortável. A nova Praça das Mangueiras é tida agora, como umas das mais bonitas da cidade, mais para isso é preciso se fazer com amor, determinação, com gosto, o prefeito que não tem gosto e nem determinação ele não faz as coisas e quando faz, faz mal feito. Estamos com o pagamento do funcionalismo e fornecedores em dia. Vamos entregar uma Prefeitura sarada, consolidada, arrumada sem dever funcionário, sem dever a ninguém, por isso Deus tem nos abençoado e nos guiando para fazer uma boa gestão”, relatou Fabion.
João Batista, morador do Bairro Alto Bonito destacou as diversas obras que o prefeito Fabion concretizou durante nesses dois mandatos. “Já somam 16 obras que o prefeito Fabion tem realizado no Alto Bonito e localidades pertencentes a este setor, dentre elas destacam-se: o portal turístico; ampliação do Cemitério; Academia da Melhor Idade; reforma e ampliação da Quadra Poliesportiva Manoel Machado, reforma e ampliação do Pré-Escolar Santa Terezinha; asfalto e meios-fios da Rua Israel Pinheiro; Feira do Produtor Rural Osvaldo Mariano; Creche Municipal Maria de Lourdes; Escola Municipal Walfredo Campos Maia; calçamento, meios-fios e 50 casas populares na Vila Palmeiras; rede elétrica e água encanada na Vila Santo Antônio; reforma e ampliação do Posto de Saúde e construção da nova Praça das Mangueiras. Diante de tudo isso só temos a agradecer ao prefeito Fabion por tudo que nos tem proporcionado”, agradeceu.
Praça das Mangueiras e Quadra Poliesportiva Manoel Machado
Após praticar durante vários anos suas atividades de lazer, sócio-esportivas e culturais num espaço em péssimas condições de uso, a comunidade do Bairro Alto Bonito e adjacências já podem comemorar a realização de um mais sonho.
Dentre as diversas melhorias, o velho local (agora novo) onde reúne dezenas de pessoas para o convívio harmônico, cultural e esportivo, deu lugar a uma quadra poliesportiva moderna, com refletores, telas de proteção, traves e pintura nova ao seu entorno.
A nova Praça das Mangueiras está totalmente de cara nova e com aspecto moderno, possui mesas para jogo de damas e xadrez, aparelhos de ginástica, parquinho infantil, iluminação, pergolado e bancos padronizados espalhados por todo o espaço. Ao todo, cerca de quatro mil moradores serão beneficiados com a obra.
Para marcar em grande estilo as festividades em comemoração ao empreendimento, houve um jogo amistoso entre as equipes Audácia e Projovem; aulão de zumba, jogos de tênis de mesa, dama e xadrez, além de apresentação especial com o Grupo Yoncé.
O secretário de Esportes, Edilson Vieira participou ativamente na elaboração do projeto e andamento da obra e destaca as opções de esporte e lazer para crianças, jovens e adultos. “Temos um compromisso com os moradores do Alto Bonito e demais setores adjacentes. A nova praça e a quadra poliesportiva vão ser mais uma opção de lazer na região. Nosso maior objetivo é aumentar a qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, esse espaço será um local onde famílias inteiras poderão se reunir para se divertir. Trabalhamos muito para proporcionar mais conforto e dignidade para as pessoas e o resultado disso tudo está aí para todos verem e usufruir”, comentou.
Para uma cidade crescer, não adianta apenas obras para todos os lados. O crescimento urbanístico deve caminhar lado a lado com a infraestrutura e com o planejamento ordeiro e eficaz. A Praça das Mangueiras é um exemplo que a Prefeitura Municipal traz na sua essência melhorias significativas para a população.
Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Prefeito Fabion reinaugura neste domingo (25), reforma e ampliação da Praça das Mangueiras e Quadra de Esportes do Alto Bonito.


Após ampla reforma e estrutura padronizada, o prefeito Fabion (PR) reinaugura neste domingo (25), a partir das 19h30, a reforma e ampliação da Praça das Mangueiras e Quadra de Esportes Manoel Machado, no Bairro Alto Bonito. A realização é fruto de um convênio celebrado através de emenda parlamentar destinada pelo deputado Estadual José Bonifácio e com contra partida da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis.



Atendendo um pedido da comunidade e durante dois meses de intensos trabalhos, a Prefeitura entregará oficialmente mais uma importante obra para a população do Bairro Alto Bonito e adjacências, graças ao trabalho árduo e ininterrupto do qual o Governo Municipal vem realizando no município.

Mesmo com as dificuldades financeiras e no final do mandato, o prefeito Fabion vem garantindo melhorias nos quatros cantos da cidade. “É com muita satisfação, honra e orgulho que entregarei mais uma obra durante meu governo para o povo de Tocantinópolis. Mesmo o município enfrentando fortes dificuldades, iremos entregar uma belíssima Praça para este setor que tanto merece e do qual tenho bastante apreço”, destacou Fabion.

A nova Praça das Mangueiras contará a partir de agora com acessibilidade, jardinagem, mesas de ping-pong, quadra de vôlei, mesas e bancos novos, academia ao ar livre que se destina a pessoas de todas as idades realizarem práticas esportivas, aeróbicas, além de um parque infantil para a criançada brincar e se divertir com segurança e praticidade.

“A Praça não é do prefeito e sim do Povo, por isso pedimos que todos zelem, cuidem e pratiquem a cidadania, preservando o patrimônio e o bem público. Que a população possa usufruir a partir de agora de local harmônico, limpo, novo e dotado de estrutura de qualidade, com alegria e bem estar social na companhia de familiares e amigos”, destacou o prefeito Fabion.

E ainda falando em esporte, o prefeito Fabion entregará no mesmo dia a reforma e ampliação da Quadra de Esportes Manoel Machado. O espaço recreativo passou por ampla reforma para atender os desportistas e atletas da localidade. Com a finalização de amis esta obra, a Prefeitura fecha um ciclo onde todas as quadras do município receberam melhorias em suas estruturas, passando oferecer melhores condições de uso e prática esportiva.

O prefeito Fabion convida ainda toda a população de Tocantinópolis a estarem prestigiando e participando no dia 30 de setembro, (sexta-feira), da inauguração da Praça e Quadra Poliesportiva do Povoado Pedro Bento. Contamos com sua presença!


Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Tocantinópolis e a continuidade da velha política. Entenda


Dia 27/07/16 foram inauguradas várias obras pela cidade. Obras de extrema importância, é verdade. Pavimentação de um trecho de rua, reforma de escola, posto de saúde e uma UPA. Mas o espetáculo todo em torno dessas inaugurações, parece mais coisa pra turista ver, pois quem vive na cidade sabe, que já há muito tempo, existe muita coisa a se fazer. Muitas promessas que ficaram no palanque da atual gestão já estão fazendo parte dos palanques das eleições 2016. É importante mencionar também, que a UPA, obra mais relevante então inaugurada, foi feita praticamente toda com recurso do governo federal, e a gestão municipal, faz de tudo para desinformar a população, querendo levar os créditos por obras que não são inteiramente de sua competência e muito menos feitas com recursos do município.



8 anos de governo, basta verificar o montante dos recursos que entraram no município durante todo esse período. As casas populares do setor olaria e do conjunto Santa Rita, ainda hoje estão inacabadas. Quantas casas de palhas ainda existem no município? A praça do Alto bonito teve que esperar bem mais de 8 anos para ser reformada, os professores não tem seu plano de cargos e carreira, e o acordo de reajuste não foi cumprido no tempo estabelecido, sem esquecer dos inúmeros contratos que servem de barganha eleitoreira, principalmente às vésperas da eleição. As escolas do município tem pintura, mas em algumas falta de tudo. A péssima drenagem urbana do município, ano após ano nunca é resolvida, e em época de chuva algumas ruas ficam cobertas de lama. Onde está o Plano Diretor do Município? O aterro sanitário ainda não saiu do papel. Os quebra molas da cidade são um exemplo de “obras de engenharia” que não deram certo. O portal da transparência não é tão transparente assim e demorou anos para ser colocado a disposição da população. Existe uma lista infindável de coisas que devem ser feitas.


Já no âmbito da câmara municipal, percebe-se que os vereadores não cumprem o seu papel devidamente e vivem da mediocridade em aceitar tudo que a gestão propõe ou impõe. Não fiscalizam, não cobram, não fazem projetos relevantes, não disponibilizam informações em um site de forma atualizada, não atualizam a lei orgânica do município, não agem como uma câmara de vereadores deve agir, com autonomia, transparência e competência. Os vereadores não sabem do seu papel, acham que ajudar pessoas, dar dinheiro e fazer outros favores, faz parte da função de um vereador. Essa, na verdade, é a função deles como cidadãos, não a de um legislador. Infelizmente boa parte da população vê esse tipo de comportamento com naturalidade e talvez a até confunda, por ignorância, essas práticas com as funções reais de um vereador. E pouquíssimos são os candidatos para esta eleição, que talvez fujam do perfil dos atuais vereadores. 


O prefeito e a câmara fingem que fazem muita coisa, e muita gente finge que está tudo bem.
Tratam a coisa pública como se fosse propriedade privada. Agem como se fossem donos da cidade. Não sabem reconhecer o limiar entre suas atribuições e seu papel como simples cidadãos. Agem como se o município fosse o quintal da casa deles, tamanho é o tempo que estão acomodados na incumbência de gerir os recursos e as atividades da prefeitura. Esquecem que são funcionários do povo, e de todo o povo. O município é de toda a população. Os prédios públicos, veículos, recursos não são propriedade privada como assim pensam ser. 


Infelizmente, Tocantinópolis a exemplo do resto do país é marcada pela política da troca de favores, da velha política com características do fisiologismo, e nesses mais de 28 anos de democracia, amarga o domínio de uma oligarquia no poder. O povo não amadureceu politicamente, e uma grande parcela desse povo reproduz as mesmas práticas dos “políticos”. Muitos assistem calados às gestões que pecam na transparência e há anos fazem governos inertes que não promovem nenhuma inovação ou transformação, tornando o município praticamente o mesmo por décadas. A mesma papagaiada nas cores dos prédios públicos, as mesmas ruas esburacadas, os mesmos problemas na saúde e na educação, a falta de valorização dos professores e demais servidores, a carência de projetos culturais, o descaso com o meio ambiente, uma câmara de vereadores obsoleta, pobre de projetos e de iniciativas. Mentes velhas, práticas velhas, representantes que não dialogam com o povo. Seria a hora de mudanças, de renovação, de apostar em pessoas que pudessem inovar, que pudessem mostrar mais transparência na gestão, que de fato fossem competentes. Mas infelizmente, parece que essa hora mais uma vez não vai chegar, visto que a oposição que hora ameaçou se levantar, se esfacelou, se fragmentou, e por consequência irá fortalecer velhas figuras já conhecidas, que com certeza não diferem em nada do atual grupo que hoje domina o cenário político da cidade.


Só o Padre João esteve tanto tempo no poder nesta cidade. Mas parece que a história no futuro mostrará, que ao invés de Padre João, quem realmente ficou mais tempo no poder, foram oligarcas da atualidade.

Fonte: Giano Guimarães - Blog tocantino.com.br


Um poema que reflete um pouco da prática "política" em nossa cidade:

Fariseus

Tentam nos enganar
Com discursos populares
Estudam o que falar
Visitam até os lares

Invocam o nome de Deus
Como se fossem santos
A exemplo dos Fariseus
Maquinam pelos cantos

Está aberto o período de caça
O alvo são os eleitores
Ave Maria cheia de graça
Livra-nos dos mal feitores

Não respeitam o sagrado
Zombam da fé alheia
Acham que sou palhaço
Não tem medo da cadeia

Pra ganhar uma eleição
São capazes de tudo
Compram voto, doam pão
Dizem: “eu te ajudo’

São doutores na arte
De manipular o cidadão
É assim em toda parte
No palanque, no rádio e na televisão.
Fonte: Giano Guimarães - Blog tocantino.com.br

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Dia do Profissional de Educação Fisica Será Comemorado em Tocantinópolis Nesta Quinta-feira



...

Nesta quinta feira, 1º de setembro, celebra-se o Dia do Profissional de Educação Física.
É comemorado neste dia por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

O profissional de Educação Física tem um amplo campo de trabalho que envolve, por exemplo, a atuação em escolas, faculdades, academias e clubes. Na cidade de Tocantinópolis, o curso de Licenciatura em Educação Física é ofertado pela UFT. E os docentes e discentes deste curso junto a profissionais da área da cidade estão promovendo um evento comemorativo que ocorrerá no dia 01 de setembro de 2016, na Praça da Bíblia das 16:00 as 20:00 horas.

O evento terá: atividades de aquecimento (dentre essas atividades a dança), abertura oficial do evento comemorativo e ressalva da importância da procura ao profissional capacitado e regularizado para atuar nas áreas que cabe ao profissional de Educação Física e espalhados em postos por toda a praça terão atividades de esporte, lazer e jogos, para todas as idades. O evento comemorativo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis por meio de diversas secretarias, dentre elas a de saúde, a da mulher e de esportes, juventude e políticas sobre drogas. E conta também apoio também da polícia militar. 

 Acompanhe o Nosso Site também no facebook clicando  AQUI  e dexie seu comentário

Fonte: Wellynton Mota Professor de Ed.fisica da academia melhor idade

Temer faz estreia internacional em encontro do G20 na China



...

Em meio a certa cautela internacional quanto ao processo de impeachment que derrubou o governo de Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer, agora confirmado definitivamente no cargo, embarcou para a China, onde participará nos dias 4 e 5 de setembro do encontro do G20 – grupo das maiores economias do mundo.

É fácil entender sua pressa nos últimos dias para encerrar o julgamento. De um lado, a ocasião dá a Temer um palco de destaque para sua estreia internacional, já que estarão presentes no encontro os líderes mais importantes do mundo, como o presidente americano, Barack Obama, e a nova primeira-ministra britânica, Theresa May.

De outro, lhe garantirá uma recepção amigável do país anfitrião, já que a China, pragmática nas suas relações externas, está mais interessada em construir um bom relacionamento com o novo governo brasileiro do que em se preocupar com a legitimidade ou não do processo que lhe alçou ao poder.

Sob o comando do Partido Comunista desde 1949, o governo chinês não costuma interferir em questões de política interna de outros países. Mesmo antes de concluído o julgamento de Dilma, já estava cofirmado um encontro entre Temer e o presidente Xi Jinping, para 17h desta sexta-feira, em Hangzhou, cidade próxima a Xangai onde ocorrerá o G20.

Apreensão chinesa

Não que o processo de impeachment tenha sido visto com tranquilidade pelo governo chinês, acredita Evandro Menezes de Carvalho, professor de direito internacional da Fundação Getúlio Vargas, que visita com frequência o país.

Pelo contrário, a mudança causou apreensão, já que Pequim tinha construído uma boa relação com Brasília durante os governos petistas, inclusive com a criação dos Brics – grupo de grandes nações emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e o fortalecimento do G20, ainda no governo Lula.

No entanto, consumada a troca de governo no Brasil, o foco agora é reconstruir a boa relação, observa Carvalho. Ele, que já atuou como professor visitante na Fudan University, em Xangai, conta que tem sido constantemente questionado pelos chineses sobre o novo governo.

“Estive lá em agosto e era muito evidente por parte da academia e algumas pessoas de governo a curiosidade em saber qual vai ser o direcionamento da política externa de um eventual governo Temer”, disse à BBC Brasil, pouco antes de o Senado concluir o julgamento de Dilma.

“Eles estão preocupados em entender como se relacionar [com a nova administração]. Então essa é uma pergunta que me faziam muito: o Temer vem ou não vem? Vem com quem? Como são as pessoas? Do que eles gostam? Como a gente trata? Há uma preocupação de estabelecer um canal de diálogo, uma boa relação imediata, sem deixar que questões políticas-ideológicas interfiram na estratégia de relacionamento”, acrescentou.

Comitiva

Acompanham Temer na viagem o presidente do Senado, Renan Calheiros, e os ministros José Serra (Relações Exteriores), Henrique Meirelles (Fazenda), Blairo Maggi (Agricultura) e Maurício Quintella (Transportes).

Carvalho observa que a troca de governo através do impeachment acabou afetando as conversas nos últimos meses. Inclusive o Brasil teria sido pouco atuante nas reuniões preparatórias para o G20, já que ficou algumas semanas sem embaixador, devido à substituição de Roberto Jaguaribe por Marcos Caramuru.

“A mudança de governo, tal como está se dando, preocupou o governo chinês e de certo forma impactou nas relações. Eles já estavam acostumados, já tinham estabelecido a base de uma relação que perdurou quase 14 anos com governos do PT, onde teve de fato uma série de iniciativas, sobretudo nos anos Lula”, nota o professor.

Foi, por exemplo, já no segundo ano da administração petista, 2004, que houve a criação da Cosban (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação), o que elevou a relação entre os dois países ao status de “parceria estratégica global”.

Carvalho nota que a China considera importante a relação com outros países emergentes e que não trata essas nações da mesma forma que as potências europeias e os Estados Unidos.

O governo chinês, inclusive, valoriza muito o G20 (em contraponto ao mais restrito G7) e fez pesados investimentos de infraestrutura para a realização da cúpula em Hangzhou. Com objetivo de reduzir a poluição e o trânsito, mandou fechar fábricas próximas da cidade e decretou feriado durante o evento.

“Existe uma questão geopolítica, uma apreensão chinesa, para entender bem como vai ser esse novo governo brasileiro na relação com os Estados Unidos. E se isso vai ou não afetar os interesses chineses”, observa o professor.

“É uma questão que parece estar subentendida nas perguntas que me fizeram bastante: se os negócios chineses vão ser prejudicados em função do que supostamente eles atribuem a uma proximidade maior do perfil do governo Temer com os Estados Unidos”, ressaltou.

Durante o G20, também estão previstos encontros bilaterais de Temer com os governantes de Itália e Espanha no dia 5. Reuniões com Árabia Saudita e Japão ainda estão sendo negociadas.

O presidente também se reunirá no dia 3 com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro Roberto Azevêdo, que foi eleito para o cargo com apoio do governo Dilma.

‘Maior parceiro’

A China desde 2009 é o maior parceiro comercial do Brasil, comprando principalmente matérias-primas, como soja e minério de ferro, e nos vendendo produtos industrializados.

Dessa forma, o foco da conversa de quarenta minutos entre Temer e o Xi Jinping será a economia. O presidente brasileiro deve priorizar três temas:

Temer deve falar ao presidente chinês sobre as reformas que pretende implementar no país para promover o ajuste fiscal, assim como apresentar oportunidades de investimento dentro do plano de concessões que está sendo elaborado para a área de infraestrutura.

Há expectativa de que Xi Jinping convide Temer para retornar ainda este ano à China para uma visita de Estado. Nesse tipo de encontro, diferentemente da reunião durante o G20, o presidente iria com uma grande comitiva de ministros e empresários para uma série de encontro entre as autoridades dos dois países.

Da parte da China, há grande interesse em construir uma ferrovia transoceânica ligando o Atlântico e o Pacífico, através do Brasil e do Peru, para baratear seu comércio com a América Latina.

Gigantesco, o projeto ainda está longe de sair do papel. Devido à diferença de bitolas dos trilhos de Brasil e Peru, exigiria a construção de um enorme centro de conexão no meio da floresta amazônica, com relevante impacto ambiental.

Orçamento prevê salário mínimo de R$ 945,80 no próximo ano

O salário mínimo para o ano que vem ficará em R$ 945,80, anunciou há pouco o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. O valor consta do projeto do Orçamento Geral da União de 2017, enviado nesta quarta-feira (31) pelo governo ao Congresso Nacional.
 
A proposta foi entregue por Oliveira e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL). O texto foi enviado ao Congresso logo após a cerimônia de posse do presidente Michel Temer, no Senado.

Os demais parâmetros para a economia no próximo ano, que haviam sido divulgados pela equipe econômica no último dia 17, foram mantidos. A estimativa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 4,8% para 2017.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos em um país) ficou em 1,6%. O projeto prevê taxa de câmbio média de R$ 3,40 no dólar para o próximo ano, contra R$ 3,50 em 2015, e de taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada de 12,1% ao ano em 2017, contra 14% neste ano.