Dos 11 camaristas, apenas o Vereador Gideon Lourenço e Elson Ribeiro compareceram na câmara para a quinta sessão do ano de 2016.
Ainda não se sabe os motivos para tantas faltas, mas durante esta semana que se iniciou na ultima segunda feira (15), em nenhuma das sessões se viu todos os 11 camaristas marcando presença no plenário que leva o nome do ex-vereador e ex-vice prefeito Valdenor Gomes de Oliveira.
O interesse dos munícipes para acompanhar os trabalhos dos vereadores é pouco, mas nesta ultima sexta feira (19), alguns resolveram comparecer e tiveram de ficar na porta conversando com os dois que compareceram.
Sessões da Semana
Um dos assuntos tratados nesta primeira sessão foi justamente o valor da taxa de esgoto que hoje é de 50% graças a justiça, e sobre este assunto o primeiro a discursar foi o vereador Mardônio Vilanova que se mostrou contra tal valor, pois segundo Vilanova deveria ser menor ainda. O vereador Elson Ribeiro reforçou a fala de Mardônio salientando que fosse colocado uma emenda baixando para 10% em cima do valor da água consumida.
Ao tratar sobre o polêmico áudio que está sendo divulgado nas redes sociais que mostra o presidente Buxim, xingando veementemente o pré-candidato a prefeito Roberlan Cokim, o vereador Mardônio foi o primeiro a discursar sobre o assunto, e se direcionando para o presidente da casa, disse que ele deveria zelar melhor por sua conduta para com a população da cidade, citando o vídeo do site tocnoticias, do qual Vilanova ressaltou que o presidente apareceu de forma vexatória."Não quero aqui lhe dá conselhos, mais depois do prefeito vem você, que tem que saber a envergadura do mandato eletivo que vossa excelência representa". Ressaltou Mardônio.
Na sequencia o vereador Elson Ribeiro voltou a usar da palavra franqueada, no qual relatou alguns cargos criados nesta gestão, dentre elas o de "Monitora de creche", pedindo a secretária da administração lembrando ainda da secretária de Educação, para que estas tentem colocar na cabeça do prefeito para que ele entenda que não existe o cargo de monitora de creche criado neste município.
Tentando amenizar as criticas contra o presidente Buxim que também está sendo acusado de estar captando recursos da câmara através de diárias, Gideon Lourenço que é um dos mais experientes devidos aos vários mandatos, relatou em sua fala que este seria o seu ultimo ano na casa de leis, já que o mesmo tem 20 anos de câmara, e sobre as acusações contra Buxim disse: "Eu não quero acreditar que isso seja verdade, porque isso diminui muito o poder legislativo, mancha o nosso poder por isso eu acredito que sejam só rumores. Mais vejo nas ruas, nas rodadas, e me entristeço muito". Explicou Lourenço que finalizou seu discurso dizendo que aguardará a fumaça da verdade pairando sobre a casa de leis.
Sobre a fala do vereador Gideon, Elson disse que a fumaça da verdade não vai subir na câmara de Tocantinópolis, porque as denuncias foram feitas por pessoas públicas. "Irei trazer os detalhes documentais que irão provar quem é o malandro fino, desta cidade". Retrucou Ribeiro.
Aproveitando que o assunto envolvia o comunicador Roberlan Cokim, Ribeiro explanou: "Falando sobre o Cokim, quero parabenizá-lo, porque há um grupo na cidade que hoje já não dão mais respaldo as suas matérias porque agora ele não escreve mais o que lhes convém". Citou Elson.
Sobre as falas anteriores dos colegas, o ex-presidente Zullias Amoury que também havia sido citado por Buxim quando este agredia verbalmente o comunicador "Roberlan", Zullias se manifestou relatando o seguinte. "Na vida publica, quando a gente se torna publico, ele já é do povo, e muitas vezes a pessoa se magoa com alguns assuntos, mas Deus mostra que a pessoa tem que aprender a perdoar". Se referindo á fala do companheiro Francisco de Assis sobre a condução do veículo da câmara, Zullias disse que tem certeza que a portaria que proibi que os demais vereadores de dirigirem o veiculo da casa deva ser consertada pelo presidente.
Vereador Elson ribeiro falou sobre uma matéria que está postada no site folha do bico no qual o prefeito Fabion e seu irmão Bonifácio, estiveram com o Governador e segundo a matéria Marcelo disse que em Augustinópolis ele estaria no palanque de Carmem, e sobre Tocantinópolis ele pediu que os irmãos se decidissem internamente, fazendo com que na fala posterior do prefeito, este divulgasse publicamente que apoiará o candidato Paulim do Bonifácio para lhe suceder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!