A Prefeitura de Tocantinópolis por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com absoluto apoio da Secretaria de Assistência Social tomou providências para o tratamento, acolhimento e recuperação do Sr. Adelmam, mais conhecido por “Sujinho”. Segundo informações da Comunidade Terapêutica Nova Vida, “Sujinho” está se adaptando bem e reagindo satisfatoriamente ao processo de desintoxicação e reinserção social.
Inicialmente, “Sujinho” fora internado no Hospital Municipal José Saboia, onde passou seis dias, onde foi submetido a vários exames médicos de praxe, para dar inicio ao processo de desintoxicação, pois o mesmo necessitava passar por tal procedimento para então ser internado na clínica de recuperação; sendo de livre e espontânea vontade do “Sujinho” o aceite ao tratamento, tendo em vista que a internação voluntária é um dos requisitos para que se possa fazer parte da Comunidade Terapêutica Vida Nova, onde o mesmo já se encontra internado.
Haja vista que, o processo de desintoxicação ainda não foi concluído, mas segundo relatos da coordenadora do CREAS, Rosângela de Jesus, “Sujinho” já mostrava uma melhora significativa, em relação a sua internação quando esteve no hospital. Ou seja, estava mais contido e não esboçava crise de histeria e/ou DNV- Distúrbio Neurovegetativo, que trata-se de desequilíbrio do sistema nervoso autônomo, neurovegetativo, ou involuntário, responsável pelas funções que não controlamos por vontade própria. Lembrou-se do nome de sua mãe, no qual afirma se chamar Maria da Paz Pereira Lima, residente no Bairro Vila Ildemar, na cidade de Açailândia-MA.
Durante esses dias que esteve internado no hospital, “Sujinho” recebeu todo um tratamento especial, onde a Prefeitura de Tocantinópolis disponibilizou todos os dias um acompanhamento pessoal individual ao paciente, para que o mesmo tivesse conforto e segurança no local.

Convidado pelo CREAS, o Sr. Roberlan Barbosa (Cokim) aceitou o convite para ser o curador do Sr. Adelmam, o qual ficou na condição de legítimo responsável após a entrada do paciente na Comunidade Terapêutica.
A Prefeitura de Tocantinópolis através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social, já está providenciando toda a documentação do Sr. Adelmam (Sujinho), para posteriormente dar entrada no Benefício de Prestação Continuada do mesmo. Durante o período em que estiver internado na Comunidade Terapêutica Vida Nova, a Prefeitura vai custear com a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais para ajudar no tratamento e nas despesas do “Sujinho”. Haja vista que inicialmente o paciente já está passando por exames periódicos para tratamento dentário.
A coordenadora do CREAS, Rosângela de Jesus acredita na recuperação do “Sujinho” e que este possa ser inserido no meio social e no mercado de trabalho. “Espero que ele saia limpo de lá, ou seja, sem nenhuma dependência química e preparado para ser inserido no mercado de trabalho, bem como ser reinserido na sociedade. Que ele encontre sua família e saia reestruturado e com a autoestima bastante elevada”, disse.
Rosângela também frisou que este seja o primeiro de muitos outros atendimentos que o órgão possa vir a realizar. “Que ele seja o primeiro de muitos casos que possamos resolver, pois aqui na cidade existem vários casos de dependência química e isso acaba provocando não só a destruição da pessoa, mas sim de toda a família. Eu acredito na recuperação dele, pois quando estava internado já tinha notado todo um processo de recuperação durante a desintoxicação”, afirmou.

Comunidade Terapêutica Vida Nova
Localizada em Araguaína-TO, na Avenida Filadélfia, 404 A, Chácara Vida Nova, antigo viveiro, aproximadamente a uma distância de 4km da cidade, próximo ao balneário Parque das Águas. Os serviços oferecidos aos internos contam com uma estrutura formada por galpão, alojamento coletivo, banheiros, refeitório, escritório, cozinha, biblioteca, salão para atividades e despensa de alimentos.
No local é ofertado tratamento e acompanhamento, na perspectiva de que seus pacientes saíam reestruturados para que possam ser reinseridos na sociedade. A referida comunidade, foi idealizada ainda em 2013, sendo inaugurada no dia 03 de fevereiro de 2014, onde atualmente comporta 20 homens internos, vítimas das drogas e de outras situações de vulnerabilidade social.

MAIS FOTOS:
Dirceu Leno / Ascom Prefeitura de Tocantinópolis