No papel tudo funciona, e na prática tudo é improvisado, e assim, a Saúde de Tocantinópolis ganhou um prêmio durante um Congresso Nacional de Saúde em Brasília (DF).
Na postagem sobre a premiação constava o seguinte: "Durante o Congresso a Secretária de Saúde, Maria da Conceição Marinho juntamente com a coordenadora e a dentista do Polo Base Indígena de Tocantinópolis, Samara Milhomem e Cristina Rodrigues, respectivamente, apresentaram as experiências exitosas sobre mortalidade materno infantil e Saúde Bucal Indígena, realizadas nas aldeias do município".
Após muito perguntar encontrei algumas respostas em fotos, e percebi que no caso do prêmio, tudo foi mascarado, já que as fotos que conseguimos mostra um atendimento precário, feito sem as mínimas condições de higiene tanto para os profissionais que são obrigados a exercer suas funções e muito menos para as cobaias indígenas.
Nesta outra foto ao lado, uma jovem recebe atendimento sentada em uma caixa térmica, aonde uma outra caixa servia de mesa para amparar os medicamentos usados no atendimento, e no canto esquerdo da foto dá pra ver novamente o veículo com a tampa aberta servindo de mesa como na foto acima. Estivemos visitando algumas aldeias e vimos muitas crianças e adultos com os dentes estragados, que infelizmente são maiorias em várias localidades indígenas, o que desmente o prêmio dado á secretaria do município.
Procuramos alguns funcionários mas, quase nenhum teve coragem de falar, mesmo tendo a garantia do sigilo. Uma, que pediu até"Pelo Amor de Deus", que não fosse citado o seu nome, contou que eles são obrigados a apresentar bons resultados nem que seja no papel, pois trabalham sem a mínima condição tanto de higiene como de materiais. Soubemos relatos não confirmados de que uma técnica de enfermagem teve que ser tirada as pressas da Aldeia Bonito, pois uma indígena descontente com o atendimento no Posto de Saúde, queria agredi-la.
Os indígenas clamam por uma intervenção do Ministério Público, para que obrigue o município a fornecer um atendimento adequado, e ficaram surpresos quando mostramos cópias da matéria divulgada na mídia de que a secretaria do município havia ganho um prêmio através do atendimento dado a eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!