A secretária municipal de Educação e Cultura, Cristiane de Oliveira Rosa, esteve reunida, na noite da última quinta-feira (29), no gabinete da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, para tratar de possíveis parcerias de integração entre Município e Estado visando o desenvolvimento da educação do município.
Para Cristiane Oliveira, a estadia de Wanessa Sechim no município biquense foi oportuna. “Não podíamos deixar de aproveitar esse momento que a Secretária está em nossa cidade, para conversarmos e propor alguns acordos para a melhoria da educação do município”, pontuou.
Durante o encontro, foram colocados em pauta dois pontos importantes: o primeiro foi sobre a municipalização do 4º e 5º ano. O segundo, constituiu no pedido de autorização para que a Prefeitura possa fazer leilão dos ônibus doados pelo Estado, utilizados na rota escolar, tendo em vista, que os veículos estão sucateados.
Transferência dos 4º e 5º anos para o Município
“De acordo com o PME, temos uma meta que já era para termos assumido em 2016, todos os alunos até o 5º ano, mas não foi possível. Já protocolamos ofícios, no entanto, não recebemos nada formalizado, se vai acontecer ou não. Esse é um interesse tanto do prefeito Paulo Gomes, como da Secretaria Municipal de Educação”, destacou Cristiane.
Wanessa informou que precisa ouvir primeiramente os gestores para ver como estar a organização da matrícula. “Não sabemos qual a situação em cada município da Regional. Precisamos fazer um estudo, porque em cada município será de uma forma. A orientação enquanto a municipalização do 4º e 5º anos, é de estudar nesse semestre, junto com diretores, secretários municipais e prefeitos como está a matricula no município. Porque a maioria dos municípios não tem estrutura física para acolher essa demanda, por isso a situação de cada município deverá ser estudada”, informou a secretária da Seduc.
Leilão dos ônibus escolares
De acordo com a secretária Cristiane, a frota doada pelo Estado, está sucateada e o gasto com a manutenção é muito alta. Com o dinheiro arrecado no leilão e com contrapartida do transporte escolar, a Prefeitura irá comprar novos ônibus escolares. “Precisamos da autorização para que o Município possa fazer leilão de alguns ônibus do transporte escolar, pois temos algumas frotas que foram doadas pelo Estado já há algum tempo e isso tem feito com que o Município gastasse muito com manutenção”, destacou.
A Seduc disse que irá fazer análise para uma melhor orientação, tendo em vista se tratar de leilão. Ou seja, olhar a instrução normativa que trata disso na Secretaria da Administração.
Formação e capacitação
O fortalecimento da educação, formações continuadas e capacitações para os professores também foram pontos discutidos na reunião. O diretor regional de Educação, Dorismar Carvalho pontou que por se tratar do município sede, a educação precisa despontar e ser referência. “Somos o município sede, precisamos fazer com que esses alunos despontem e melhorem no rendimento escolar. O município é organizado em educação, mas precisa avançar muito quanto ao ensino aprendizado dos alunos”, frisou.
Cristiane Oliveira, secretária da Educação e Cultura, ressaltou que o Município precisa dessa parceria, pois irá fortalecer a formação dos professores e com isso incentivar os alunos a aprender mais.
Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!