sábado, 30 de abril de 2016

Escritora Tocantinopolina Consola Brito Lança seu Primeiro Livro de Versos


A professora aposentada Maria da Consolação dos Santos Brito de 59 anos, conhecida por "Consola Brito", lançou no ultimo Sábado (23), o livro intitulado "Vida em Versos: Vivencias e Reflexões".

Foto Arquivo PessoalO lançamento aconteceu na noite do Sábado (23), no plenário da Câmara Municipal Valdenor Gomes de Oliveira, num dia muito especial para Consola e toda sua família e amigos que marcaram presença no evento.
Ao lado de toda sua família, a escritora também fez questão de autografar todos os livros de quem adquiriu um exemplar. A professora relatou na ocasião que este é apenas o início, já que a escritora mantém planos de lançar outros livros.
Consola não esqueceu de homenagear no evento às pessoas que ela mesma fez questão de fazer uma dedicatória também no livro que são elas: Seus avós, maternos, paternos, sua mãe (in memoriam), a sua irmã Nilda (in memoriam) e o seu irmão José de Ribamar (In memoriam). Continuando a dedicatória a escritora citou os seus sogros (In memoriam) pelo respeito e apoio familiar, sem esquecer de seu pai que segundo Consola sempre lhe motivou a estudar e trilhar por caminhos certos. "Não poderia de dedicar essa conquista aos meus irmãos, cunhados, cunhadas, sobrinhos de primos, pela amizade e respeito para comigo. Ao meu esposo, por sempre dizer sim a minha formação e decisões profissionais. Aos filhos, genros, nora e netos por me proporcionarem momentos de alegria e força". Declarou a escritora.
Foto Arquivo PessoalNa hora dos agradecimentos, Consola não poupou nomes agradecendo primeiramente a Deus por sua existência. "Agradeço a Deus, pela minha existência e pelo ar que eu respiro. A minha família por estar sempre ao meu lado e destaco meu esposo, meu pai e meus filhos. Aos meus irmãos, cunhados, cunhadas e sobrinhos. Aos meus genros Anderson e Denis por serem esses filhos que me apoiam e acreditam na minha capacidade intelectual e humana. Às minhas comadres Marluce Coelho e Valda Lopes, pelo carinho e apoio que tem nos dados. A Diretoria de Ensino pelo respeito e consideração e apoio em todos os momentos que necessitei. As professoras do Ensino Especial (AEE, Professor Auxiliar e Apaes de Nazaré e Tocantinópolis). A Coordenadoria do Ensino Especial (Palmas) por valorizarem minhas produções. A Vilma Silva Lima, por ter apoiado e se preocupado com o meu lado profissional e humano. À Marcia Costa (In Memoriam) pela amizade, consideração e apoio profissional. À Antonieta Sabatel por acreditar no meu potencial poético. À Inez Gutierrez e Professora Lindoracy pelo apoio em momentos singulares de minha vida. Ao Sr. Djalma Coelho pelo respeito e consideração com nossa família. À Rose Mary e ZulliasAmoury por estar ao meu lado em todos os momentos em que os  procurei. À Leolinda Aires Mendonça por acreditar na minha família. Ao Doutor Murilo Vilela (In Memoriam) por ter compartilhado comigo seus belos escritos e que fortaleceram tanto a minha ideia poética. Aos meus filhos: Roberto: pela participação especial nesse trabalho sonhado com muito amor, a Jane Cleyde pela ideia e organização da capa, a Sulane por acatar minhas ideias e apoiar na realização das mesmas. Aos netos pelos lindos poemas de amor e verdade". Agradeceu Consola.
Saiba um pouco mais sobre a escritora:
Foto Arquivo PessoalMaria da Consolação dos Santos Brito, nasceu em 22 de setembro de 1956, natural de Tocantinópolis-To, primogênita do casal Antonio Alves dos Santos (aposentado) e Luiza Maria Conceição dos Santos (in memorian), ambos maranhenses. A autora iniciou sua vida escolar em 1965, na época em que existiam a Escola Isolada, onde teve como sua primeira professora A senhora EudoxiaMartins Vilanova (in memorian). Em 1966, iniciou a primeira fase do Ensino Fundamental no antigo Grupo Escolar Pio XII, hoje, Escola Estadual Pio XII, a segunda fase no Ginásio Santa Joana D’arc., seguindo para o Ginásio do Norte Goiano, atual Colégio Dom Orione onde concluiu a Educação Básica, cursando Técnico em Contabilidade, optando por cursar o Magistério logo em seguida.
Paralelo ao curso de Contabilidade trabalhou um período de quatro meses, como estagiária num escritório contábil, ma sequencia foi para o Despachante Transmarinho, empresa que trabalhou por seis anos, adquirindo vasta experiência em relação à documentação de veículos. Mais tarde ingressou na Universidade do Tocantins, onde se graduou em Pedagogia, realizando mais um dos seus sonhos.
Foto Arquivo PessoalConsola como gosta de ser chamada, é casada com João Pereira de Brito, com quem tem três filhos, Roberto e sua esposa Jaciara Chaves, Jane-Cleyde e seu esposo Anderson Pinho, Sulane e seu esposo Denis Alves e cinco netos, KellytonLuccas, Lara Jane, Gabriel, Sofia e Roberto Junior, que nos alegram com seu jeito singular de ser.
A experiência na educação se deu a princípio no Jardim Pássaro Azul em Tocantinópolis. Mais tarde mudou para a cidade de Marabá no Pará, onde trabalhou numa escola municipal denominada Escola Municipal Martinho Mota da Silveira.
De volta para a cidade natal, prestou serviços por um ano e meio no escritório Siga Despachante, saindo para assumir a direção da Escola Municipal Rodagem onde permaneceu por mais cinco anos.
Foto Arquivo PessoalEm 1987, a autora realizou mais um sonho, a aprovação no concurso público estadual, na época, ainda Goiás, e assumiu duas turmas de primeira fase na Escola Estadual Pio XII, de onde partiu para o Colégio Estadual Deputado Darcy Marinho, atual CEM Deputado Darcy Marinho, onde trabalhou três anos como professora de Educação Especial, na área de Deficiência Mental, passando logo em seguida a função de Agente Integradora de Educação Especial, indo mais tarde para Delegacia Regional de ensino de Tocantinópolis, atual Diretoria Regional de Ensino, onde coordena até hoje os trabalhos de educação especial na regional, com a função de Formadora de Educação Especial, função na qual aposentou.
Em todo esse percurso, considerado histórico pela autora, outras funções lhe foram atribuídas, como Coordenadora geral dos PCN’s em Ação,  e Coordenadora de grupo  (atuando no município de Angico-TO), foi membro da Comissão de Seletiva dos Diretores das Escolas Estaduais, é Coordenadora do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade e do Projeto Educar para a Diversidade, ambos do MEC, e membro da Equipe de Gerenciamento Integrado, da Estratégia Escolas Promotoras de Saúde (Tocantinópolis e Itaguatins) e coordena atualmente, também o Grupo de Formação Continuada em Educação Inclusiva, até 2006 assumiu a função de Técnica Pedagógica de Educação Especial, com as inovações no cenário educacional e considerando a diversidade existente no ambiente escolar, esta função foi inovada, passando para Técnica da Diversidade, com atuação nas escolas que oferecem atendimento em Salas de Recursos, Classes Especiais, Itinerancia e nas Escolas Especiais (Apaes).
Foto Arquivo PessoalEscrever para a autora é mais que expressão escrita, é lazer, é vida, é companhia fiel e acima de tudo é realização de um sonho. Foi com esse pensamento que a autora criou a letra e a melodia dos hinos das seguintes escolas: Escola Estadual PE Giuliano Moretti, Escola Estadual Pio XII, Colégio Estadual Mauro Borges e Escolinha Mundo Encantado.
Consola escreveu uma página do Livro Transversalidade Acadêmica de autoria dos formandos de Pedagogia de 1999, pela Universidade do Tocantins-UNITINS., coordenou também o projeto que teve como produto final uma coletânea de textos, construídos pelos professores da Formação Continuada em Educação Especial/2005 e da montagem de um DVD e uma coletânea de experiências vivenciadas pelos professores que atuam em Educação Especial, projeto A prática Pedagógica em evidencia/2006, escreveu artigo para o Jornal de Tocantins , Revista Gestão em Rede  e a mais nova publicação está na coletânea de Experiências Educacionais Inclusivas II do MEC, lançado em 2008.
Consola Brito como é conhecida especializou - se em Educação Especial e Inclusiva, Gestão Educacional, Interprete de Língua de Sinais e Atendimento Educacional Especializado.
Foto Arquivo PessoalAtualmente a autora, já aposentada, optou por fortalecer a sua espiritualidade por meio de um trabalho de evangelização e estudo da palavra de Deus. Esse fortalecimento ocorre por meio da participação no Terço das Devotas de Nossa Senhora Aparecida, pertencimento na equipe de liturgia na igreja católica, Pastoral do Batismo e Colaboradora  na Pastoral Familiar, Coordenadora Paroquial da Catequese em Tocantinópolis, Secretária do Grupo de Consagrados de Nossa Senhora da Consolação, membro do Conselho Paroquial e Secretária do Conselho Comunitário da Comunidade Santos Reis. A autora é também do Grupo de Adoração ao Santíssimo Sacramento e Consagrada a Nossa Senhora.
Para a autora ter fé é a principal virtude;
A força está na oração;
O que dá orgulho é a maternidade;
Família é a base de tudo;
Maior perda foi a presença física de sua mãe e irmãos.
Maior experiência é a convivência com o marido especial, após anos de trabalho na formação de professores de Educação Especial e inclusiva.

Fonte: Redação do Tocnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!