segunda-feira, 4 de julho de 2016

Lançamento: Região do Bico do Papagaio recebe homenagem em forma de poesia

Dia 05/07/2016 acontecerá o Lançamento do Poema Ilustrado "No Bico do Papagaio” de Giano Guimarães. A apresentação do livro será no auditório da UFT no campus de Tocantinópolis-TO às 19:00 horas. O poema é uma homenagem à região do Bico do Papagaio que fica no extremo norte do Estado do Tocantins. Os versos retratam a natureza, o povo, a cultura e os costumes da gente dessa região.

O autor é natural da cidade de Tocantinópolis, uma das 25 cidades que compõe a região. O poema é composto de 28 estrofes e foi escrito no ano de 2013, mas só agora virou um pequeno livro com ilustrações que representam um pouco da diversidade e riqueza que temos no Bico.

Sobre o poema o autor fala da importância que deve ser dada à região e a identidade regional que ele busca evidenciar nos versos. E diz que é também uma descrição poética da geografia e cultura do lugar. Ainda fala que tem a intenção de sair pelo bico levando o poema às escolas públicas como forma de afirmar nossa cultura, identidade e além de tudo levar a poesia, incentivando o habito da leitura desse rico gênero literário.

"Minhas raízes estão aqui. Fui embora de Tocantinópolis aos 11 anos de idade e retornei em 2007. Minhas lembranças de menino sempre estiveram vivas na memória. A incrível natureza desse lugar, os lugares por onde andei, as cidades por onde passei, os ribeirões e rios onde brinquei, o mato, os bichos, o jeito simples de viver, tudo isso fez e ainda faz parte da minha vida. Todas essas coisas e o sentimento de pertencimento a esse lugar me levaram a construir essa pequena homenagem à essa linda terra da qual tenho muita admiração e alegria em viver." Giano Guimarães

Abaixo trechos do poema:

No bico do Papagaio
Vive um povo guerreiro
Trabalha e enche o balaio
É lugar de povo ordeiro

Sua natureza é extrema
Tem babaçu a perder de vista
prato cheio para um poema
Paisagens belas para o turista

(...)
E banhando esta terra 
estão dois rios perenes
entre curvas e quedas
São majestosos e solenes

Correm suas águas fazendo curva
É pedra ilha e muita praia
Assim vai correndo o Tocantins
Até se encontrar com o Araguaia
(...)

Fonte/Autor: Giano Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!