terça-feira, 11 de outubro de 2016

Tocantinópolis: A esperança de renovação da câmara, de ideias e das práticas políticas com o mandato do Professor Lamarck


Nas eleições do último dia 02, apurou-se que a câmara dos vereadores de Tocantinópolis terá uma renovação de 60% do seu quadro para o próximo mandato. E é neste contexto que surge um novo nome para fazer parte do grupo que tem a missão de fiscalizar a gestão do município, criar projetos de lei, levar as demandas do povo para as discussões e legislar sempre buscando atender os interesses da população. Tocantinópolis terá nesta nova composição um representante na câmara dos vereadores a altura da responsabilidade e da competência que exige o cargo. 

Com 743 votos, sendo o segundo mais votado desta eleição, o Professor Lamarck foi eleito para o mandado de 2017 a 2020. Lamarck que é filho da cidade, nasceu em 1979, estudou no Colégio Dom Orione, graduou-se em biologia pela Universidade do Tocantins – UNITINS, fez Pós Graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Tocantins – UFT e atualmente cursa Administração Pública na UFT. É Inspetor Ambiental do Naturatins e professor de cursos técnicos profissionalizantes. Lamarck faz parte de uma família que há 60 anos plantou os pés nesta terra, quando aqui chegaram seus avós. Tem suas raízes fincadas na Boa Vista, participando ativamente da vida cultural, social e religiosa. Lamarck é católico, e hoje faz parte do conselho paroquial da diocese e do terço dos homens da catedral.


Conheço Lamarck de longa data, estudamos na mesma época no colégio Dom Orione, no início da década de noventa, lembro que desde aqueles tempos, Lamarck já tinha a facilidade de interagir com os colegas, sempre cativo e brincalhão. Lamarck tem o meu apreço e respeito, mas de maneira nenhuma foram as qualidades humanas deste professor e cidadão que me fizeram apostar em sua candidatura. 

Tenho plena convicção e conhecimento da sua capacidade. Quem já acompanhou seus discursos pôde ver seu conteúdo e propriedade com que fala daquilo que buscou conhecer. Lamarck tem se preparado ao longo dos anos, de modo que tem estudado as leis que regem o município, a legislação orçamentária, o funcionamento dos órgãos municipais e a cidade como um todo, mas principalmente tem verificado in loco seus problemas. Como um cidadão apaixonado por Tocantinópolis, conhece e caminha por todo o município, sabendo portanto, dos grandes desafios que existem e devem ser superados.


Mas para além de conhecer os problemas da cidade, o vereador eleito apresentou várias propostas para seu mandato, propostas que podem fazer a diferença na câmara, que há muito tempo sofre com a negligência, omissão e apatia. Lamarck sugere coisas importantes, como colocar em prática a transparência na casa de leis, coisa desprezada pelos atuais vereadores. Além de colocar o site da câmara em seu pleno funcionamento. Lamarck vai propor uma Ouvidoria Legislativa para que os cidadãos possam sugerir ideias, fazer críticas e pedir informações. Pretende elaborar projetos que cuidem da conservação do patrimônio ambiental, principalmente os rios e ribeirões do município, e ainda ampliará o debate urgente sobre o aterro sanitário que já extrapolou o prazo de implantação. Além dessas iniciativas, várias outras ligadas à questões como agricultura familiar, fomento da economia local e geração de renda, educação, cultura, saúde, esporte, lazer e inclusão digital fazem parte do seu plano de ação durante o mandato.


Lamarck é um dos poucos políticos que transitam entre todas as camadas da população, e isso é importante para quem almeja ouvir e levar as demandas do povo para as discussões na câmara. É importante salientar que este vereador eleito é de uma nova geração, distinta da qual originam figuras conhecidas de nosso cenário político local. Espero que suas novas ideias, conceitos de como deve ser feita a boa política e ideais bem diferentes do clientelismo e do toma lá da cá, que tanto é, ainda hoje praticado em nossa cidade, superem a velha política que predomina em nosso meio.


Este novo vereador terá um trabalho difícil pela frente, sendo que a oposição representa a minoria na câmara. Mas seu trabalho não se resumirá à mera oposição, ele terá o papel de revolucionar o modo de se trabalhar na casa de leis de Tocantinópolis, que há anos se mostra inerte como já foi dito. Ele também terá uma função didática na câmara, no sentido de dar exemplos e até mostrar qual é a função de fato de um vereador, visto que muitos vereadores parecem desconhecer suas atribuições.


Tenho muitas expectativas como todos puderam ver. Também pareço estar muito otimista e entusiasmado com a possibilidade de vermos algo de novo na câmara. Claro que em política nada é tão previsível e exato, de modo que eu, como tantos outros cidadãos poderemos nos frustrar. Lamarck também terá uma grande responsabilidade, que é a de honrar seus votos tentando fazer o melhor e o máximo daquilo que se propôs a fazer. 


Desejo sorte, sabedoria, discernimento e muito bom trabalho ao Vereador Professor Lamarck Pimentel e aos novos vereadores que iniciarão seus mandados.


Fonte: Giano Guimarães - www.tocantino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!