terça-feira, 1 de novembro de 2016

Acadêmicos Ocupam Campus da UFT de Tocantinópolis Sem Previsão Para Desocupação. Entenda

Foto Reprodução FacebookOs acadêmicos realizaram uma assembleia e decidiram por ocupar o campus de Tocantinópolis em protesto contra o Governo Temer, Marcelo Miranda, PEC 55 e MP 746, sem previsão de retornos as atividades.

A ocupação iniciou nesta ultima segunda feira (31), e os ocupantes afirmam que não tem data para encerrar. Informações dos organizadores do movimento dão conta de que a ocupação tem o apoio da maioria dos estudantes, porém, na ocupação interna estão participando apenas um grupo de representantes com acadêmicos dos 04 cursos existentes no campus.
Vejam as principais reivindicações na nota emitida pelos ocupantes:
Nota Oficial Ocupa UFT-Campus Tocantinópolis
Foto Reprodução FacebookO movimento Ocupa UFT-Campus Tocantinópolis não reconhece o governo golpista em exercício, tendo em vista que não foi eleito pelo voto direto, caracterizando uma violência à democracia brasileira. Somos absolutamente CONTRA a PEC 55 que congela os gastos públicos de serviços como: Saúde e educação por vinte anos. Nos posicionamos também, CONTRA a MP 746 (Reforma do ensino médio) que retira a obrigatoriedade de disciplinas essenciais para a formação do indivíduo, como: Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia; a PLP 867 (Escola sem partido) que limita a autonomia dos professores em sala de aula e a PLP 257 (Reforma da previdência) que estagna as carreiras do funcionalismo público. Tais medidas precariam instituições públicas, desvalorizam os cidadãos brasileiro e inviabilizam uma educação de qualidade.
Foto Reprodução FacebookEntendemos que essas imposições usurpam direitos constitucionais adquiridos através de lutas de movimentos legítimos, e por acreditar na necessidade desses direitos, ocupamos em forma de protesto.
Apoiamos o impeachment do governador Marcelo Miranda, pela falha na aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), e descumprimento a Lei Orçamentária Anual (LOA), e as reivindicações dos servidores públicos do Tocantins, entre elas, o pagamento da Data Basa\Correção do salário de acordo com a inflação que está atrasado há três anos.
Nos solidarizamos com os companheiro(as) de luta da cidade de Miracema do Tocantins que sofreram repressão policial sendo vítimas de abuso de poder por estarem lutando por seus direitos.
Foto Reprodução Facebook
Reivindicamos a retomada da construção do campus Babaçu, esclarecimentos sobre o processo de implementação dos laboratórios, a aquisição das bibliografias básicas dos cursos existentes no Campus, posicionamento das outras categorias sobre a conjuntura política atual, melhoramentos na moradia estudantil, como por exemplo a instalação de ares-condicionados, que haja uma comunicação mais horizontal entre a reitoria e o campus Tocantinópolis e transporte de qualidade viabilizando melhor acesso a eventos que contribuem para a construção do conhecimento.

Fonte: Redação do Tocnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!