sexta-feira, 3 de julho de 2015

Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis inaugura Centro Obstétrico. Confira


Com o objetivo de oferecer mais conforto e privacidade às novas mamães e aos recém-nascidos, a Prefeitura de Tocantinópolis através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta sexta-feira (3), o Centro Obstétrico do Hospital Municipal José Saboia, que a partir de agora conta com um novo ambiente de acolhimento e classificação de risco. No local, foram investidos mais de R$ 425 mil.

Um ambiente único para acolher parturientes no Pré-parto, no Parto e no Pós-parto, garantindo mais cuidado e comodidade para mães e bebês que passam pelo parto normal. A chamada “Sala de PPP” é recomenda para parturientes com indicação de parto normal e de gestação de baixo risco. A partir do conceito de humanização, oferece uma estrutura que permite assistência ao parto normal, como um centro de inovações no amparo à gestante. 

A sala possui equipamentos necessários para o nascimento do bebê, métodos para o alívio da dor, banheiro privativo, amplo espaço para exercícios fisioterapêuticos, e posteriormente será instalada a cama de PPP, que permite uma variação no posicionamento da gestante, deixando que a paciente conduza esse momento da melhor maneira possível.

Segundo a secretária de Saúde, Maria da Conceição Farias, graças ao empenho da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde com apoio do Fundo Nacional de Saúde, o município de Tocantinópolis a partir de agora irá oferecer mais comodidade e um atendimento humanizado à população. “A estrutura oferecida pela Sala de PPP é um diferencial importante no acolhimento, na ambientação e na garantia do bem-estar materno”, disse.  

Parto Adequado

A inauguração da Sala de PPP do Hospital Municipal José Saboia integra as ações do projeto Parto Adequado da Rede Cegonha, sendo uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 
Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

Presenças

Esteve presentes na inauguração, a secretária de Administração, Cristiane Oliveira que na oportunidade representou o prefeito Fabion Gomes; a secretária de Saúde, Maria da Conceição Farias; o diretor do Hospital Municipal José Saboia, Dr. Carlos Augusto Rêgo; o diretor Administrativo, Jeferson Farias; a coordenadora de Atenção Básica, Gizelle Silveira; a coordenadora de Enfermagem, Elizangela Gomes; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Vandecy Soares; a médica Fabiane Queiroz; a fisioterapeuta, Niellen Rabelo; médicos; enfermeiras; técnicas de enfermagem e demais servidores da saúde pública municipal. 

 

Fonte/Fotos: Dirceu Leno – Ascom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!