quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde realizam ação pela Saúde do Trabalhador




A Saúde do Trabalhador é um campo da saúde coletiva que compreende práticas interdisciplinares e interinstitucionais. Com o objetivo de fortalecer esse atendimento de forma humana e igualitária, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação da Atenção Básica, e Coordenação de Limpeza Pública promoveram na manhã desta terça-feira (7), ação em favor da Saúde do Trabalhador.
A ação contou com participação dos servidores do Ambulatório e Laboratório Municipal, e das Academias da Melhor Idade. Durante as atividades, foram realizados exames de sangue; teste rápido de HIV; de glicemia; de IMC (Índice de Massa Corporal), e aferição de peso, altura e pressão arterial. Após, todos os profissionais passarão por atendimento odontológico. Para finalizar a ação do dia, fora ofertado café da manhã especial para todos os trabalhadores da limpeza pública.
Pensar na saúde publica não é apenas dispor de profissionais. É preciso, sobretudo, oferecer condições que favoreçam melhorias consoantes a esta política pública, como por exemplo, articulando ações individuais de assistência e de recuperação dos agravos, com ações coletivas, de promoção, de prevenção, de vigilância dos ambientes, processos e atividades de trabalho, e de intervenção sobre os fatores determinantes da saúde dos trabalhadores, e esse é o objetivo principal da Prefeitura.
Segundo o prefeito Paulo Gomes (PSD), a ação é mais um ato que demonstra o respeito da atual administração pelos servidores, por serem tão importantes numa cadeia administrativa. “Isso demonstra o reconhecimento da Administração ao servidor público, em especial, os garis. Essa ação visa à saúde e o bem-estar social de cada servidor. É um inicio de uma ação, da qual iremos planejar para que seja ofertada mais vezes. Precisamos da colaboração de todos, para que possamos pensar juntos em novas ideias que promovam a saúde e qualidade de vida dos profissionais da limpeza pública”, destacou.
Paulo disse que o projeto nasceu antes da eleição. “Tínhamos em mente, colocar em execução essa importante ação, e hoje temos a oportunidade de darmos condições de diagnostico e tratamento aos servidores. Chegará à oportunidade de irmos visitá-los na casa de cada um, pois será um processo contínuo e que precisa de acompanhamento especial. Esse foi apenas o começo das inúmeras ações que ainda estão por vir, as quais objetivam a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas”, pontou o prefeito.
A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Eleny Araújo reforçou dizendo que ação é a primeira das muitas que virão, em respeito pelo trabalhador. “Essa atuação já foi prevista antes mesmo da eleição, e hoje damos graças a Deus por estar colocando em prática esse ato em favor dos profissionais da limpeza pública. Creio que dias melhores virão durante esta gestão, e estamos aqui para contribuir com a melhoria de vida de cada trabalhador municipal, pois este é nosso objetivo”, frisou.
Jair Aguiar, secretário municipal de Saúde, destacou que nesse primeiro mês de gestão os munícipes já tem observado melhorias promovidas pela pasta. Visando aprimorar essas benesses, o prefeito está providenciando a licitação dos uniformes e dos EPI’s para os garis.
“Como disse num momento anterior, a limpeza é saúde. As pessoas têm elogiado e tem reconhecido o trabalho importante dos garis, que é a limpeza pública. Uma cidade limpa é uma cidade que tem saúde. Fiquei muito surpreso pelo fato da maioria das pessoas não serem assistidas, não serem olhadas com deveriam. Os garis são parte da saúde do município, e o poder público precisa cuidar da saúde desses servidores para que possam trabalhar bem no cotidiano. Após apresentar a proposta ao prefeito, de imediato abraçou a causa, autorizando fazermos esta ação, a qual está sendo apenas o início de muitas outras. Esperamos cuidar e ter o cuidado com as pessoas que trabalham direta ou indiretamente na saúde”, destacou o secretário.
O servidor Jonas Augusto, de 52 anos, disse que a administração do prefeito Paulo Gomes e da Secretaria de Saúde, está de parabéns. “Para nós, sobre a saúde é muito importante. Estamos sendo valorizados e procurados para fazer a coleta de exames. Para a melhoria de nossa saúde, queremos que esta ação seja realizada outras vezes, pois termos esse retorno a nosso favor, é sempre bom", comentou.
A servidora, Maria Cícera, de 42 anos, espera que o município oferte mais vezes ações que valorizem o servidor público. “Essa ação foi muito importante. Fizemos os exames, e além do mais tivemos um delicioso lanche com cardápio sortido de frutas, suco e bolos. A fala do prefeito também foi importante, pois nos motivou bastante. Que o município continue ofertando essas ações a nosso favor”, destacou.
Ramara Ribeiro, de 29 anos, diz ter pouca experiência na área da limpeza pública por ter entrado na profissão há pouco tempo, mas destaca que o melhor período está sendo agora. “Meu melhor momento está sendo agora, porque muitas das minhas companheiras são muito doentes e agora elas podem saber o que tem através dos exames realizados. A palestra e o café da manhã foram ótimos, achei tudo muito bom. Quero que a Prefeitura realize outras vezes essas ações. Nesse primeiro mês de governo, já sentimos uma mudança pra melhor, ou seja, já começou ofertando exames aos servidores. Sem falar que em breve já teremos novos uniformes, que nos ajudará para que não nos contaminemos com alguma coisa. Está tudo excelente”, destacou.
Segundo o coordenador de Limpeza Pública, Emivaldo Aguiar, a ação realizada em favor da saúde do trabalhador é uma atividade de grande relevância para toda a sociedade, em especial, por ser direcionada aos profissionais da limpeza urbana (os garis, motoristas, coveiros), e os demais que fazem parte dessa atividade de relevância expressão para a sociedade.
“Sinto-me orgulhoso em fazer parte dessa equipe, equipe onde percebemos o comprometimento, a dedicação com o serviço que fazem, pois realiza com muito profissionalismo, apesar das dificuldades que eles têm. Essa Administração tem se mostrado muito preocupada e bastante atenciosa em melhorar a qualidade de vida dos profissionais de maneira geral do município, mas principalmente e em especial, desse pessoal que trabalha na limpeza urbana. É motivo de muito orgulho e satisfação. Isso é só o começo. Esse é um compromisso do prefeito Paulinho, em dá uma atenção diferenciada para o setor da limpeza urbana, em especial para esses profissionais, e isso está se cumprindo e se efetivando”, disse.
Fonte/Fotos: Dirceu Leno / Ascom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!