sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Tocantinópolis: Gestão que fecha biblioteca, despreza importância do conhecimento

A Biblioteca Municipal de Tocantinópolis funcionava há muitos anos no espaço do antigo Mercado Municipal, mas no início deste ano, a atual gestão resolveu dar o golpe de misericórdia na já maltratada biblioteca. Estão prejudicando um patrimônio cultural que deveria ser tratado com a devida importância e não com o descaso que vem acontecendo desde o início do mandato do ex-prefeito Fabion, em 2008. Com certeza existem alternativas ao fechamento deste espaço.

A ASCOM da prefeitura municipal informou: “Que a biblioteca se encontra, neste momento, fechada, devido à mudança da Secretaria Municipal de Assistência Social, para o prédio onde funcionava o ambiente de pesquisa e estudo”. A prefeitura também informou: "que na primeira semana de nossa gestão procuramos a Universidade Federal do Tocantins (UFT), em busca de uma negociação/parceira informal com a diretora do Campus, Srª. Francisca Rodrigues Lopes. Na oportunidade, indagamos sobre a possibilidade de receber o acervo da Biblioteca Municipal, com a condição de cedermos servidores municipais para ajudar na manutenção da mesma”.
Como se já não fosse uma péssima ideia fechar a biblioteca, queriam ainda, colocar o acervo municipal onde já funciona uma biblioteca. A biblioteca do município tem outras características, demandas, atuação e papel distinto na seara da cultura da cidade. A biblioteca do município merece um espaço próprio e adequado que preserve sua identidade, que além de fornecer acervo variado, esteja principalmente especializada na literatura que envolve a cidade e a região, além de se possível agregar outros materiais historiográficos que também possam contar a história deste lugar.

Mesmo que seja um fechamento provisório, é importante perceber que não é adequado o tratamento dado ao espaço da biblioteca que está vinculado a cultura e a educação,  áreas que quase sempre são preteridas. Também é necessário ressaltar que objetivo do fechamento não foi a melhoria da biblioteca, mas atender demandas de outras secretarias. Claro que a secretaria que ocupou o espaço é de extrema importância, e precisa ser atendida. Mas descartar, mesmo que provisoriamente a biblioteca, sem perspectivas de quando e onde acomodará o acervo, e sem ao menos dar esclarecimentos a população é muito negativo.

É importante lembrar que em 2008, havia um prédio pronto para abrigar o acervo da biblioteca, feito exatamente com esse propósito e de forma apropriada para servir como espaço de leitura, estudo, pesquisa e conservação do acervo. O prédio, que à época seria a biblioteca, fica ao lado do banco do Brasil, onde já funcionou a agência do banco Itaú. No entanto, um dos primeiros atos da gestão anterior foi levar o prédio a leilão, acabando com a ideia de se ter uma biblioteca de qualidade no município.

Nesta época, o acervo foi então colocado numa sala pequena no mercado municipal, sem nenhuma condição de oferecer ao público um ambiente parecido com uma biblioteca de verdade, além de ser inadequado para a conservação dos livros.

Como se não fosse ruim ter uma biblioteca em condições ruins, as coisas ainda podem piorar, como agora está acontecendo. A Prefeitura do município resolve fechar a biblioteca e manter o acervo guardado, sabe-se lá como. 

Não esqueçamos também, do antigo mercado municipal, que poderia estar servindo ao seu verdadeiro propósito inicial, de quando foi concluída sua reforma, que era o de se transformar num centro cultural. Hoje serve de quebra-galho para acomodar secretarias e outras demandas. É incrível a falta de planejamento e organização dos governos que entram e saem. Em oito anos, a antiga gestão, com o montante de recursos que entrou no município não foi capaz de resolver o problema de um espaço específico para o funcionamento de determinadas secretarias e outros órgãos do município, que passaram todos esses anos desperdiçando dinheiro público com alugueis.

Esta semana, entramos em contato com o vereador Lamarck para que ele fizesse um requerimento para que fossem tomadas providências sobre a situação da biblioteca. O vereador apresentou o pedido na câmara. Segundo Lamarck, o vereador Wilson Lima, Líder da situação na câmara, informou “que deve ser reformado o prédio da antiga colônia de pescadores para servir como biblioteca, e que tudo seria feito num prazo máximo de 60 dias”. 

Talvez o prédio da antiga colonia de pescadores seja muito pequeno, a não ser que façam uma ampliação. De qualquer forma, é um sinal de que a biblioteca não morrerá. Mas é bom lembrar, que apenas arranjar um lugar para colocar os livros e não realizar um trabalho serio de preservação, informatização, catalogação e ampliação do acervo, fomento a leitura, parcerias com escolas para uso do espaço e a assessoria de um bibliotecário, sem isso, tal espaço não passará de um depósito de livros.

Há algum tempo, venho batendo na tecla, de que a cultura em nossa cidade é absolutamente desprestigiada e tratada com desprezo. Ano passado escrevi um texto falando sobre isto, inclusive fiz sugestões para contribuir a questão. Sugestões essas que ainda estão valendo.

Além de várias outras sugestões que podemos oferecer, fica esta, que já havia feito: Que a prefeitura transforme o antigo mercado no Centro Cultural que deve ser, pois para esta finalidade foi reformado, e a cidade merece um lugar desta natureza, diante de sua importância cultural, histórica e regional. E que também construa de fato, ou adapte um prédio apropriado para o estabelecimento da Biblioteca Municipal de nossa cidade. A cultura, o povo de Tocantinópolis e os turistas certamente serão prestigiados e o município ganhará muito com isso.

Fonte:Giano Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!