segunda-feira, 6 de abril de 2015

Durante encontro em Tocantinópolis, Secretário de Educação do Estado do Tocantins, Adão Francisco, defende educação aliada ao desenvolvimento regional. Confira

Foto: Elias Oliveira
Durante visita ao município de Tocantinópolis, o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, defendeu um processo educacional regionalizado, voltado para as potencialidades locais e focado em oito regiões administrativas. “As escolas precisam trabalhar os instrumentos da riqueza que está na região para fomentar o desenvolvimento regional”, disse o secretário, durante encontros na quinta-feira, 2, com diretores de escolas, na Regional de Educação de Tocantinópolis, e com estudantes e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Adão Francisco fez um chamamento aos educadores e estudantes para que incorporem os preceitos da educação integral e humanizada que, segundo ele, é o instrumento principal para se alcançar o ensino de qualidade com crescimento econômico sustentável e voltado para as comunidades locais. “O povo do Bico do Papagaio deve ser tratado com suas especificidades. Esta é uma região de camponeses, de vilas e assentamentos rurais, que precisam receber atenção adequada”, disse o secretário.

No encontro com os educadores da Regional de Tocantinópolis, o secretário e equipe presenciaram apresentações artísticas e culturais de alunos da rede estadual e conheceu experiências de sucesso nas escolas. A Escola Estadual de Tempo Integral Professora Aldenora Alves apresentou como novidade intervenções pedagógicas e administrativas, a exemplo da organização sistematizada da rotina escolar e a implementação de estratégias metodológicas, com foco na leitura, produção e raciocínio lógico, bem como no monitoramento do processo de ensino e aprendizagem.

A Escola Estadual de Tempo Integral Darcy Marinho apresentou bons resultados de ações a partir da implantação do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI). O professor Ítalo Costa Silveira destacou os macrocampos trabalhados em 2014, com destaque para as artes e o resgate histórico e cultural do município de Tocantinópolis. O trabalho resultou na elevação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) da escola Darcy Marinho. “Esta é a primeira vez que um secretário vem tão cedo à nossa regional conhecer a realidade e apresentar um novo projeto inovador para a educação do Tocantins”, disse o diretor regional de ensino, Dorismar Carvalho de Sousa.

Encontro na UFT

Na palestra no Campus da UFT em Tocantinópolis, organizada pelas coordenações dos cursos de Pegagogia, Ciências Sociais e Educação do Campo, o secretário Adão Francisco destacou o desenvolvimento de políticas públicas na região nas áreas de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O secretário defendeu a inclusão nas escolas do ensino de história e cultura africana e ainda um novo conceito para as escolas do campo. “Vamos construir escolas de referência no campo e levar o conhecimento que irá transformar a realidade de comunidades hoje isoladas”, finalizou o secretário.

Em encontro com os educadores da Regional de Tocantinópolis, Adão Francisco
chamou os educadores a incorporar os preceitos da educação integral e humanizada 
Foto: Elias Oliveira


Fonte: Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!