quarta-feira, 8 de abril de 2015

TOCANTINÓPOLIS: Exposição fotográfica marca o mês dos povos indígenas. Confira

Em comemoração à programação do mês dos povos indígenas, acontece entre os dias 07 a 17 de abril, no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Tocantinópolis, uma exposição fotográfica sobre a cultura indígena, com a mostra de mais de 30 quadros.
Durante a abertura do evento, realizada na noite desta terça-feira (7), a mesa de abertura teve como ponto de discussão a temática “Conhecendo e preservando as Culturas Indígenas do Tocantins”. Em continuidade ao evento, teve peça teatral dos alunos do Colégio Dom Orione, com o tema “Algumas ideias equivocadas sobre os índios brasileiros” e apresentações de dança culturais com os indígenas Apinajés da Aldeia Mariazinha. Na ocasião, houve ainda a venda de artesanatos feitos pelos indígenas da etnia Kanela Rankokamekra e pintura Apinajé.
A exposição “O Paíz Timbira” se estende até o dia 17 de abril, sempre com debates sobre a realidade e desafios para acesso indígena nas universidades, além de exposição de fotos, pintura indígena e CineIndi.
O evento é idealizado pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI); Centro Timbira de Ensino e Pesquisa Pënxwyj Hëmpejxa e pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Ciências Sociais (PIBID) – Indígena Apinajé e conta com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Centro de Direitos Humanos, Prefeitura de Tocantinópolis, Secretaria Municipal de Educação e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Programação
De 08 a 10/04 – das 13h30 às 17h30: Visita guiada à Exposição “O Paíz Timbira”; Biblioteca itinerante UFT, com mostra de livros sobre a temática indígena; Apresentação de filmes e/ou documentários sobre os povos indígenas.
11/04 – das 9h 11h30 e das 14h às 16h30: Visita guiada à Exposição “O Paíz Timbira”; Biblioteca itinerante UFT, com mostra de livros sobre a temática indígena; Apresentação de filmes e/ou documentários sobre os povos indígenas.
De 13 a 17/04 – das 13h30 às 17h30: Visita guiada à Exposição “O Paíz Timbira”; Biblioteca itinerante UFT, com mostra de livros sobre a temática indígena; Apresentação de filmes e/ou documentários sobre os povos indígenas.
Encerramento: 17/04 – das19h às 21h30: Mesa-redonda: “Os Desafios na Educação Escolar Indígena” e Noite Cultural: “Sexta Multiétnica”.

Mais Fotos:












quer confira mais fotos clique no link a seguir: https://www.facebook.com/prefeituratocantinopolis?fref=ts


Fonte/Fotos: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!