domingo, 21 de fevereiro de 2016

Em Tocantinópolis, Ultima Sessão da Câmara do Mês de Fevereiro Não Aconteceu por Falta de Vereadores

Dos 11 camaristas, apenas o Vereador Gideon Lourenço e Elson Ribeiro compareceram na câmara para a quinta sessão do ano de 2016.

imagem do site www.tocnoticias.com.brA falta de compromisso de alguns camaristas deste mandato 2013/2016 está sendo demonstrada através das seguidas faltas ás sessões da câmara municipal.
Ainda não se sabe os motivos para tantas faltas, mas durante esta semana que se iniciou na ultima segunda feira (15), em nenhuma das sessões se viu todos os 11 camaristas marcando presença no plenário que leva o nome do ex-vereador e ex-vice prefeito Valdenor Gomes de Oliveira.
O interesse dos munícipes para acompanhar os trabalhos dos vereadores é pouco, mas nesta ultima sexta feira (19), alguns resolveram comparecer e tiveram de ficar na porta conversando com os dois que compareceram.
Sessões da Semana
imagem do site www.tocnoticias.com.brNa verdade segundo o regimento interno da câmara, as sessões deveriam acontecer nos cinco primeiros dias uteis de cada mês, porém, como foi noticiado aqui no site, o vereador e presidente da câmara Aderson Marinho"Buxim", resolveu mudar sem consultar os demais camaristas as sessões deste mês de fevereiro para depois do carnaval.
imagem do site www.tocnoticias.com.brAssim a primeira sessão de 2016, aconteceu na ultima segunda feira (15), e como esperado, diante das enxurradas de denuncias que estavam previstas serem divulgadas contra o presidente Buxim, participaram o prefeito Fabion Gomes juntamente com a primeira dama do município e secretária da Mulher Clemilda Gomes, e também a Secretária de Administração Cris, além do deputado estadual José Bonifácio que se reuniu com alguns vereadores antes do início dos trabalhos pedindo que fosse aprovado o projeto para baixar o valor da taxa de esgoto, mas o deputado não quis acompanhar os trabalhos.
Um dos assuntos tratados nesta primeira sessão foi justamente o valor da taxa de esgoto que hoje é de 50% graças a justiça, e sobre este assunto o primeiro a discursar foi o vereador Mardônio Vilanova que se mostrou contra tal valor, pois segundo Vilanova deveria ser menor ainda. O vereador Elson Ribeiro reforçou a fala de Mardônio salientando que fosse colocado uma emenda baixando para 10% em cima do valor da água consumida.
imagem do site www.tocnoticias.com.brNa sequência os camaristas trataram de falar sobre a portaria que havia sido emitida pelo presidente Aderson, que em seu artigo III, dizia que dirigir os veículos da câmara era de atribuição somente do motorista oficial da casa e do presidente. Francisco citou durante discurso que as demais 5.570 câmaras do Brasil não existe tal portaria só aqui em Tocantinópolis que era diferente, além de afirmar que o presidente com tal portaria está desmoralizando os demais camaristas, pois na cidade só tem um prefeito e os vereadores são 11, "É triste, criou-se como se fosse propriedade particular, e não é". Disse Francisco, pedindo que seja retirado esse artigo da portaria para que os demais vereadores não fiquem desmoralizados. "É um absurdo, mais infelizmente temos que aguentar isso." Finalizou De Assis.
Ao tratar sobre o polêmico áudio que está sendo divulgado nas redes sociais que mostra o presidente Buxim, xingando veementemente o pré-candidato a prefeito Roberlan Cokim, o vereador Mardônio foi o primeiro a discursar sobre o assunto, e se direcionando para o presidente da casa, disse que ele deveria zelar melhor por sua conduta para com a população da cidade, citando o vídeo do site tocnoticias, do qual Vilanova ressaltou que o presidente apareceu de forma vexatória."Não quero aqui lhe dá conselhos, mais depois do prefeito vem você, que tem que saber a envergadura do mandato eletivo que vossa excelência representa". Ressaltou Mardônio.
Na sequencia o vereador Elson Ribeiro voltou a usar da palavra franqueada, no qual relatou alguns cargos criados nesta gestão, dentre elas o de "Monitora de creche", pedindo a secretária da administração lembrando ainda da secretária de Educação, para que estas tentem colocar na cabeça do prefeito para que ele entenda que não existe o cargo de monitora de creche criado neste município.
imagem do site www.tocnoticias.com.br"Quando se tenta fazer cumprir as leis constitucionais em Tocantinópolis se parece que está pedindo uma esmola ao município".Disse Elson que continuou: "Quero respaldar a fala do vereador Francisco de Assis quando ele trata da portaria que no mínimo é ditatória, e lembrando que quando a gente toma explicações aos gestores estes tomam como uma ofensa pessoal. Essa portaria feita ilegalmente pelo dirigente da mesa dessa casa, que segundo ele próprio foi consultado ao advogado da casa de leis, fazendo assim uma confusão clara no qual estão confundindo o patrimônio publico com o privado. Não pode se baixar uma portaria no qual somente o presidente da casa pode dirigir o veiculo da casa". Explicou Ribeiro.
Tentando amenizar as criticas contra o presidente Buxim que também está sendo acusado de estar captando recursos da câmara através de diárias, Gideon Lourenço que é um dos mais experientes devidos aos vários mandatos, relatou em sua fala que este seria o seu ultimo ano na casa de leis, já que o mesmo tem 20 anos de câmara, e sobre as acusações contra Buxim disse: "Eu não quero acreditar que isso seja verdade, porque isso diminui muito o poder legislativo, mancha o nosso poder por isso eu acredito que sejam só rumores. Mais vejo nas ruas, nas rodadas, e me entristeço muito". Explicou Lourenço que finalizou seu discurso dizendo que aguardará a fumaça da verdade pairando sobre a casa de leis.
Sobre a fala do vereador Gideon, Elson disse que a fumaça da verdade não vai subir na câmara de Tocantinópolis, porque as denuncias foram feitas por pessoas públicas. "Irei trazer os detalhes documentais que irão provar quem é o malandro fino, desta cidade". Retrucou Ribeiro.
Aproveitando que o assunto envolvia o comunicador Roberlan Cokim, Ribeiro explanou: "Falando sobre o Cokim, quero parabenizá-lo, porque há um grupo na cidade que hoje já não dão mais respaldo as suas matérias porque agora ele não escreve mais o que lhes convém". Citou Elson.
Sobre as falas anteriores dos colegas, o ex-presidente Zullias Amoury que também havia sido citado por Buxim quando este agredia verbalmente o comunicador "Roberlan", Zullias se manifestou relatando o seguinte. "Na vida publica, quando a gente se torna publico, ele já é do povo, e muitas vezes a pessoa se magoa com alguns assuntos, mas Deus mostra que a pessoa tem que aprender a perdoar". Se referindo á fala do companheiro Francisco de Assis sobre a condução do veículo da câmara, Zullias disse que tem certeza que a portaria que proibi que os demais vereadores de dirigirem o veiculo da casa deva ser consertada pelo presidente.
imagem do site www.tocnoticias.com.brUm outro assunto tratado nesta sessão foi sobre a questão dos valores pagos hoje no município através das contas de água. Mardônio Vilanova foi o primeiro a tocar no assunto onde citou: "Tocantinópolis precisa se orgulhar de seus filhos, mas sobre a questão da água na época que a mesma foi privatizada com a colaboração de Bonifácio o povo não foi consultado e não sabia que depois iria ter que pagar a mais pela água que passou a ser explorada pela empresa privada. É inegável as benfeitorias que o Deputado José Bonifácio trouxe para nossa cidade, mais esse caso da água foi um dos maiores erros do então prefeito Bonifácio durante seu mandato. Na época houve a anuência e a participação direta do prefeito, e a câmara não se atentou na época de isentar o patrimônio publico e agora estão pagando um preço muito alto por isso cuja responsabilidade não foi observada na época e aqui eu tenho cobrado dos demais vereadores audiências publicas que não acontecem o que mostra claramente a falta de compromisso dos gestores de nossa cidade, fico triste por isso".Desabafou Vilanova.
Vereador Elson ribeiro falou sobre uma matéria que está postada no site folha do bico no qual o prefeito Fabion e seu irmão Bonifácio, estiveram com o Governador e segundo a matéria Marcelo disse que em Augustinópolis ele estaria no palanque de Carmem, e sobre Tocantinópolis ele pediu que os irmãos se decidissem internamente, fazendo com que na fala posterior do prefeito, este divulgasse publicamente que apoiará o candidato Paulim do Bonifácio para lhe suceder.

Fonte: Roberlan Cokim/Redação do Tocnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!