segunda-feira, 23 de março de 2015

Equipe Multidisciplinar de Saúde do Polo Indígena desenvolve ações nas Aldeias de Tocantinópolis. Confira


A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Polo de Tocantinópolis desenvolveu na última quinta-feira (19), na Escola Estadual Indígena Mãtyk, na aldeia São José, Oficina Construindo Saberes. A ação foi em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e teve a participação da agente comunitária de Saúde, Elenyr Araújo.
A parceria desenvolvida entre Polo Indígena e Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis tem total apoio da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI), Ivaneizília Ferreira Noleto.
Durante a programação foi exposto um breve relato feito pela referida agente comunitária de Saúde em roda de conversa, onde fora exposto aos presentes como é realizado o trabalho do Agente de Saúde dentro das comunidades, do qual visa todo o conjunto de normativas de cunho preventivo com as famílias atendidas.
Na ocasião, os Agentes Indígenas de Saúde também expuseram aos demais como são desenvolvidos os trabalhos dentro das aldeias e, como os indígenas veem tal serviço dentro de suas reservas. Foram acrescentadas ainda, as experiências vivenciadas ao logo das ações e, num momento de troca de experiências e saberes, foi sugerido novos conceitos baseados na vivência diária, promovendo um momento construtivo, uma vez que a realidade dos profissionais é diferente, porém buscam o mesmo objetivo que é prestar um atendimento de qualidade aos indígenas.
A oficina foi conduzia pelos enfermeiros do Polo Indígena, Marly Ferreira e Joaquim Felipe Lima, onde na ocasião retrataram sobre a importância do trabalho em equipe. O médico Drº. Angel Lemes durante sua fala comentou que o principal membro de uma equipe de saúde é o Agente de Saúde, sendo este indígena ou não, pois é ele que atua como elo entre a equipe e a comunidade facilitando a execução do trabalho.
A cirurgiã dentista, Cristina Rodrigues reforçou a importância da realização da escovação supervisionada pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e por fim, a responsável Técnica do Polo, Samara Milhomem expôs as atribuições de toda a equipe de acordo com o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI-SUS) e os níveis de atenção à saúde, relatando a importância do encontro através da troca de experiências e a utilização de novas metodologias no dia a dia de trabalho dos AIS.


Dirceu Leno / Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!