segunda-feira, 30 de março de 2015

Pe. Carlos de Assis Viana morreu neste domingo (29), na frente dos fiéis. Arcebispo citou pároco como 'extremamente zeloso no serviço ao rebanho'.

(Foto: Arquivo Pessoal)O arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, emitiu uma nota lamentando o falecimento do padre Carlos de Assis Viana durante a missa de Ramos, neste domingo (29), na comunidade São Sebastião, em Porto de Santana, Cariacica. “Pe. Carlos faleceu no momento mais sagrado da vida de um sacerdote: No altar do Senhor imolou-se com Cristo sumo Sacerdote!”,escreveu o arcebispo.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, às 18h30 a necrópsia já havia sido feita e o corpo do padre liberado. Mas a causa da morte só será divulgada à família. Segundo a Arquidiocese de Vitória, a previsão é de que o corpo chegue à paróquia às 21h para o velório.
Um grupo de padres se reuniu para tentar a liberação do corpo do padre Carlos, já que a família dele é de Minas Gerais e ninguém irá até o Espírito Santo para cumprir os procedimentos. Por isso, os padres estão sendo acompanhados por um advogado e aguardam a autorização da necropsia. De acordo com o vigário geral da Arquidiocese, padre Ivo Ferreira de Amorim, é necessária uma autorização judicial para conseguir a liberação do corpo. "Como os familiares do padre são de Minas Gerais, nós reunimos esforços para conseguir realizar esse procedimento"explicou o vigário.
Dessa forma, a Arquidiocese de Vitória precisou acionar a Justiça para liberar o corpo sem a presença dos parentes do padre. O advogado que está acompanhando os religiosos nos procedimentos de liberação do corpo está com o juiz para assinatura do alvará que libera a autorização da necrópsia.
O corpo do padre será levado para Caeté, em Minas Gerais, onde será sepultado. De acordo com a Arquidiocese, nesta terça-feira (31), às 8h, acontece a missa presidida pelo arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela e a previsão da saída do corpo para Belo Horizonte é às 10h.
Entenda o caso
O padre Carlos de Assis Viana, de 37 anos, morreu na frente dos fiéis durante a missa de Ramos no bairro Porto de Santana, em Cariacica, por volta de 20h deste domingo. Assustados, os fiéis tentaram reanimá-lo e chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas quando o resgate chegou, ele já havia morrido.
A Arquidiocese de Vitória informou que a suspeita é que o padre tenha sofrido um ataque cardíaco. Ordenado em 2011, Carlos de Assis era pároco na Paróquia São Francisco de Assis, em Porto de Santana.
O padre Kelder Brandão, que trabalhou por mais de um ano com Carlos de Assis, disse que ele não apresentava nenhum problema de saúde. “Recebi um telefonema de um seminarista dando a notícia, e fiquei atônito. Ele não tinha nenhum indicativo de doença. Foi um susto para todos, um infarto fulminante”, informou.
Natural de Minas Gerais, o padre atuava há cerca de três anos em Porto de Santana. "O povo de lá tem muito carinho por ele. Estão todos em choque”, completou Kelder.
Confira o pronunciamento do arcebispo Dom Luiz na íntegra:
“Nosso querido Pe. Carlos partiu para os braços do Pai Misericordioso. A Arquidiocese de Vitória do (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)Espírito Santo colhida de surpresa com o falecimento repentino de Pe. Carlos de Assis Viana, pároco da paróquia São Francisco de Assis, Bairro Porto de Santana em Cariacica, em tudo louva o Senhor nosso Deus, Senhor da vida e de nossa história.
Sofremos com o passamento de nosso querido irmão no sacerdócio, a quem tive a graça de ordenar presbítero da Igreja, tornando-se nosso muito querido colaborador no Presbitério, extremamente zeloso no serviço ao rebanho que lhe foi confiado, discípulo missionário, homem de fé e intensa caridade pastoral. Servo fiel!
Convido a todos os irmãos e irmãs a dar graças a Deus comigo pelo dom precioso que ele nos presenteou na pessoa deste sacerdote zeloso.
Cremos firmemente que Deus Pai Misericordioso o acolhe dizendo-lhe: “Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu Senhor!” (Mat.25,21).
Pe. Carlos faleceu no momento mais sagrado da vida de um sacerdote: No altar do Senhor imolou-se com Cristo sumo Sacerdote! Deus seja louvado. Choramos sua partida, mas damos graças a Deus pelo seu testemunho de fidelidade! Com Jesus até o fim para Glória de Deus pai! Amém!”

Fonte: G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!