sexta-feira, 13 de março de 2015

Prefeitura e Polo Indígena ofertam atendimentos clínicos e odontológicos aos indígenas de Tocantinópolis. Confira

Em parceria, a Prefeitura e Polo Indígena de Tocantinópolis estão ofertando periodicamente serviços odontológicos, saúde da mulher e nutricional aos indígenas do município. O projeto está sendo realizado em todas as aldeias da reserva Apinajé.

Os serviços começaram ainda em 2012, em decorrência da Campanha de Vacina da Influenza, onde a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou veículos para a locomoção dos profissionais para a realização dos trabalhos nas respectivas aldeias. Desde então, os atendimentos vem sendo desenvolvidos com sucesso e tendo grande aceitação por parte dos indígenas.

O Programa Saúde da Mulher nas Aldeias oferece a gestante, ultrassonografia a partir do 5º mês de gestação. Sendo que em 2014, foram mais de 22 que se dispusera a realizar tal procedimento. Os técnicos do Laboratório Municipal de Saúde fazem as coletas dos necessária a vinda da paciente até a sede do município.


O Município também disponibiliza diariamente consultas médicas com médicos especialistas em ortopedia, pediatria, nutricionista, odontologia, ginecologista, clínico geral, etc. Os casos que não forem solucionados diretamente na aldeia são encaminhados ao Hospital Municipal e/ou para a cidade de Araguaína, para assim receberem os devidos atendimentos preferenciais conforme a necessidade.
De acordo com a coordenadora do Polo Indígena, Samara Milhomem, outra importante ação é desenvolvida em Tocantinópolis, que é o acompanhamento nutricional, onde a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a nutricionista, Ludimilla Ferré para fazer os atendimentos direto nas aldeias. Durante as consultas fora feito avaliações de resistência dos pacientes para o acompanhamento nutricional em Araguaína, após a consulta e explicações, uma mãe aceitou fazer os procedimentos na referida cidade.

Projeto Devolvendo Sorrisos.

O Polo Indígena e a Secretaria Municipal de Saúde ofertam ainda à população Apinajé, o Projeto Devolvendo Sorrisos. Este projeto tem como objetivo trazer de volta um sorriso saudável, sem cáries e totalmente gratuito direcionado especialmente aos indígenas. Durante a realização deste projeto já foram ofertadas aos pacientes, 46 próteses dentárias.

“Estamos realizando nas aldeias um belíssimo trabalho na recuperação dos dentes dos indígenas. Antes eles tinham vergonha de rirem, hoje com a utilização das próteses e restauração dos dentes, riem sem medo. Os casos que necessitam de um atendimento mais especializado são encaminhados para Tocantinópolis ou Araguaína”, disse a dentista do Polo Indígena, Drª Cristina Rodrigues, destacando que a perspectiva do projeto é atender 100% da demanda, diminuir o máximo de casos melhorando a estética bucal e as funções dentárias. O projeto está sendo desenvolvido em todas as 34 aldeias da reserva Apinajé.

MAIS FOTOS:







Dirceu Leno /Fotos/ Ascom Prefeitura de Tocantinópolis