quarta-feira, 11 de maio de 2016

Enem 2016: Iniciam as inscrições com expectativa de 8 milhões de participantes.


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2016 começaram ontem segunda-feira, 9.  Para participar é necessário realizar o cadastramento pela internet na página do Enem até o dia 20 deste mês. A expectativa do Ministério da Educação é que cerca de 8 milhões de estudantes se inscrevam na edição deste ano. 

O valor da taxa de inscrição é de R$ 68 sendo isentos do pagamento os estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2016. Também estão desobrigados a pagar aqueles que se declararem carentes.  Enquadram-se nesta condição os candidatos pertencentes à família de baixa renda, ou que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica (nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007 ou da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013). 

Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação do interessado no sistema de inscrições que inclui apresentação de documento comprobatório do diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento. 

Em 2015, as inscrições em todo o Brasil apresentaram queda de 10% em relação ao ano anterior.  No Tocantins a redução do número de participantes foi de cerca de 2% totalizando em 67.869 inscritos. Para se manter neste patamar, neste ano, a Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) já está mobilizando as unidades escolares da rede estadual.

“A intenção da pasta é manter esta perspectiva de inscritos e, para isso, estamos incentivando os estudantes por meio das ações nas próprias escolas. Todas as unidades de ensino que ofertam o ensino médio têm, no projeto político pedagógico, estratégias voltadas para o Enem conforme as necessidades do alunado. De qualquer forma é necessário estar atento ao prazo que este ano foi reduzido para 11 dias”, ressalta a técnica da Gerência do Ensino Médio da Seduc, Sâmia Maria de Carvalho. 

Novidades

 Neste ano, os inscritos terão mais comodidade para quitar a taxa de inscrição. O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, até as 21h59 do dia 25 de maio.

 Para evitar fraudes, o Enem trará, pela primeira vez, a identificação biométrica, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante. O novo procedimento tem por objetivo somar aos demais itens de segurança da avaliação como detector de metais e lacres nos envelope das provas. 

 Outra novidade é o aplicativo para celulares, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que conterá todas as informações necessárias para que os participantes acompanhem a inscrição, recebam informações como cronograma, dicas de estudos além de permitir acesso aos resultados. 

Provas

 O exame acontece nos dias 5 e 6 de novembro com início às 13h30. Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. O período total de duração do exame é de quatro horas e meia no primeiro dia, e cinco horas e meia no segundo dia. 

No sábado, dia 5, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.  No domingo, dia 6 serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. 

Acesso ao ensino superior 

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

 Certificação

 Outra possibilidade que o Enem oferece é a certificação do ensino médio aos participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica.  No ato da inscrição, o candidato deve selecionar qual a instituição expedirá o certificado de conclusão entre as  secretarias estaduais de educação e institutos federais que aderiram ao processo. 

Preparação e simulados

 Para auxiliar na preparação para o exame, Sâmia Carvalho destaca a utilização do Portal Hora do Enem, que oferece aos candidatos plataforma de estudos, simulados, exercícios, resumos, 600 videoaulas dentre outras atividades. “São diversas opções para ampliar o aprendizado, dentre elas, o plano de estudo individualizado conforme o nível do estudante. Nos simulados, são disponibilizadas as correções que apontam qual a universidade que o aluno poderá entrar com a nota obtida”, detalha. 

Outra ferramenta extra é o simulado online do Enem. Foram realizadas duas edições, uma no dia 30 de abril e outra no último final de semana.  As escolas têm acesso aos dados de seus estudantes para acompanhar o desempenho de cada um e investir em suprir as necessidades dos alunos. Até o data da prova oficial os interessados terão mais quatro oportunidades para fazer o teste que acontece nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. 

Todas as informações estão disponíveis na página do Enem de 2016. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.


Fonte: Seduc.to.gov.br - Núbia Daiana Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar. Leia Atentamente, as informações abaixo:
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
De já agradeço!